Sobre o programa

O Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA foi instituído no ano 2000 e oferece um Mestrado acadêmico em Administração que vem sendo reconhecido pela comunidade por sua qualidade, tradição e seriedade. Criado em 2000, já formou mais de 400 mestres que atuam nas principais organizações públicas e privadas do estado.

Conceito 4 pela CAPES

Mestrado em Administração

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Mestrado em Administração

  • Sobre o Programa

    • Apresentação

      Nasceu com uma orientação de Mestrado Acadêmico a partir do resultado de esforços próprios da UNIFACS em atividades de pesquisa. Apesar de sua orientação acadêmica, o Mestrado acolhe alunos com diversidade de interesses, com formação variada e grande parte já com larga experiência profissional. Ainda assim, há uma tendência de muitos desses alunos de se dedicarem ao campo acadêmico, ao ensino de graduação e à pesquisa, estimulados por uma demanda regional por docentes na área da Administração. Dentre as ações do mestrado que têm relevância, impacto e repercussão local e regional, cabe, então, destacar a formação de mestres, que têm tido atuação relevante, tanto em organizações privadas quanto em instituições públicas e do terceiro setor.

      O programa vem atendendo aos que querem ingressar ou prosseguir na carreira docente, mas o curso também tem ampla inserção local e regional. Os mestres formados têm tido atuação relevante, tanto em organizações privadas quanto nas do governo do estado e dos municípios baianos.

      O curso hoje está centrado em uma área de concentração que é a Administração Contemporânea das Organizações e se desenvolve através de três linhas de pesquisa. Esta área de concentração em Administração Contemporânea das Organizações trata de estudos de teorias que apoiam os processos de gestão das organizações, de forma reflexiva, com objetivo de entender os fenômenos que afetam o funcionamento e o desempenho dessas organizações na contemporaneidade, em contextos públicos, privados e sociais.

      Nesta área desenvolvem-se pesquisas e conhecimentos práticos e críticos sobre os processos cada vez mais complexo que constituem as organizações. Globalização, mudanças tecnológicas, ampliação de competitividade e aprendizagem organizacional são algumas das dimensões que afetam as organizações e seus processos de gestão, e perpassam a construção do conhecimento nesta área de concentração.

      As linhas de pesquisa desenvolvem-se em torno de estudos mais amplos acerca de questões sistêmicas das organizações e suas relações com a sociedade; com estudos focados nas funções e instrumentos gerenciais no âmbito organizacional, tanto privado quanto público; e em uma linha que trata especificamente da gestão do ensino e aprendizagem em administração. Essas linhas de pesquisa são atuais, coerentes e consistentes, e expressam a especificidade da produção do conhecimento realizada no âmbito do programa e acolhem os projetos, dissertações e artigos publicados relacionados a cada uma delas.

      Área de Concentração
      Administração Contemporânea das Organizações

      As linhas de pesquisa visam atender aos objetivos do programa, privilegiando as competências, a qualificação do corpo docente e a sua capacidade de sustentar adequadamente cada uma delas.

      Linhas de Pesquisa
      Linha de pesquisa: Gestão em Organizações e Sociedade
      Esta linha de pesquisa é voltada para fenômenos organizacionais e suas conexões com as transformações econômicas, tecnológicas, culturais, políticas e sociais contemporâneas, abrangendo o campo das Organizações Públicas, Privadas e Sociais e suas relações com o Estado e a Sociedade. Compreende os estudos críticos e as novas teorias organizacionais com foco na transformação das estruturas de gestão, da cultura e das inovações tecnológicas no âmbito das organizações. Agregam-se a esta linha de pesquisa os estudos específicos sobre administração pública e suas instituições, incluindo o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

      Linha de pesquisa: Gestão de Áreas da Administração e de Processos Administrativos
      Esta linha de pesquisa abrange áreas importantes da Administração como finanças, marketing, estratégia, operações, competitividade, sistemas de informação, gestão de pessoas, gestão da inovação e comunicação organizacional. O escopo desta linha compreende estudos tanto voltados para o setor privado, quanto para o setor público e organizações sociais. Assim, esta linha de pesquisa tem o objetivo de compreender as políticas e diretrizes organizacionais destas áreas, bem como os processos administrativos que operacionalizam essas políticas e diretrizes.

      Linha de pesquisa: Gestão do Ensino e Aprendizagem em Administração
      Concentra os projetos de pesquisas que visam compreender os processos de formação docente para o ensino de Administração de Empresas e Administração Pública, à luz das intensas transformações sociais, econômicas e organizacionais contemporâneas. Além disso, envolve estudos sobre aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e inovação em organizações privadas, públicas e sociais.

      Coordenação
      Profa. Dra. Maria Elisa Huber Pessina
      [email protected]

      Secretária Acadêmica
      Cíntia Almeida
      Tel: 55 71 98138-6189
      [email protected]

      Links Úteis
      ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração http://www.anpad.org.br/

      Teste Anpad – http://www.anpad.org.br/~anpad/teste_anpad.php

      CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior http://www.capes.gov.br

      CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico http://www.cnpq.br

      IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística http://www.ibge.gov.br

      FAPESB – Fundação de Amparo à pesquisa do estado da Bahia http://www.fapesb.ba.gov.br/

      FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos http://www.finep.gov.br/

    • Objetivos do programa

      Construir um espaço para a elaboração cientifica e a difusão do conhecimento, relacionados às questões organizacionais contemporâneas que interferem no desenvolvimento local, regional e nacional, tanto no setor privado, quanto no setor público.

    • Perfil do aluno

      Este Mestrado tem orientação acadêmica, mas acolhe alunos com diversidade de interesses, com formação variada e, grande parte, já com larga experiência profissional, tanto no setor público, quanto no setor privado.

    • Informações sobre alunos especiais

      Os interessados em cursar até duas disciplinas, poderão ingressar como aluno Especial sem passar por processo seletivo. As disciplinas cursadas nesta modalidade poderão ser convalidadas, mediante análise e aprovação da coordenação do curso, e o valor pago poderá ser abatido nas mensalidades conforme regra vigente no semestre, caso o aluno especial ingresse posteriormente, via processo seletivo no curso de mestrado.

    • Edital de seleção 2023
    • Matriz Curricular
    • Calendário 2023.2
    • Ficha de Inscrição
    • Modelo Proposta de Pesquisa
    • Linha de pesquisa e áreas de concentração

      Administração Contemporânea das Organizações e se desenvolve através de três linhas de pesquisa:
      – Gestão em Organizações e Sociedade;
      – Gestão de Áreas da Administração e de Processos Administrativos;
      – Gestão do Ensino e Aprendizagem em Administração.

    • Regulamento do PPGA 2019
  • Núcleos de Pesquisa

  • Processos Seletivos

  • Alumni

    • RELATO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE EGRESSOS ( 2018 )

      DAISY LIMA DE SOUZA SANTOS (2018)
      Minha motivação para cursar este mestrado foi por ser uma Instituição reconhecida no mercado e no meio acadêmico, pela qualificação dos professores, estrutura, qualidade de ensino e oportunidade de participar em projetos de pesquisa, extensão e intercâmbios.
      Esperava dar uma guinada na minha carreira e este mestrado superou minhas expectativas. Foi um divisor de águas na minha vida profissional. Após o mestrado minha carreira profissional mudou completamente. Me tornei docente e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia.
      Antes do mestrado atuava no setor financeiro e no setor de Administração de Contratos. Após o mestrado, me tornei docente do curso de Graduação em Administração, Serviço Social e cursos tecnológicos, além de dar aulas na Especialização. Me tornei pesquisadora e participei de vários congressos da área das Ciências Sociais Aplicadas.
      O mestrado contribuiu 100% para que eu assumisse posições de liderança e favoreceu minha ascensão profissional. Atualmente, além de exercer a docência na graduação e pós-graduação, estou Conselheira Suplente do Conselho Regional de Administração da Bahia e, também, estou Coordenadora do Núcleo de Estudos em Governança Pública do CRA-BA.
      Implantei e fui Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em uma Universidade particular, na qual era professora e nessa fase também exerci uma posição de liderança. Após o mestrado fiz uma especialização em Tecnologia e Educação Aberta e Digital e tenho cursado disciplinas como aluna especial do doutorado. Pretendo ainda em 2021 fazer a seleção para o doutorado.
      A rede que criei, as publicações com colegas de turma, com os professores e a rica experiência que tive como auxiliar do editor na Revista científica Gestão & Planejamento enquanto bolsista CAPES, são alguns pontos que considero extremamente relevantes na minha passagem pelo mestrado.

    • RELATO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE EGRESSOS ( 2017 )

      FLÁVIA GUIMARÃES MENEZES SILVA (2017)

      Aperfeiçoar-me nas áreas que atuo profissionalmente sempre foi minha busca prioritária desde quando iniciei o mestrado. Sou enfermeira de formação, minha primeira experiência profissional foi como enfermeira assistencialista em hospital, em Unidade de Terapia Intensiva. Busquei aprender mais sobre essa área administrativa e, para tal realizei um MBA com ênfase em gestão hospitalar.
      Ingressei na área de Educação em Saúde e comecei a trabalhar em uma IES na formação de profissionais de saúde. Entre dar aulas e gerir os laboratórios de saúde, fui buscando me desenvolver, inicialmente, na parte pedagógica e no uso de metodologias ativas, em especial, no estudo da Simulação como metodologia para o aprendizado ativo dos estudantes.
      Mantendo minha busca prioritária citada nessa narrativa, o próximo passo que me requeri foi realizar um Mestrado, e na área de Administração dada à parte de gestão que eu exercia no trabalho, na Unifacs. Daí, o local de escolha para a realização dessa pós-graduação. Conhecia o curso, os professores e a qualidade de ambos. Teria oportunidade não somente de buscar um aperfeiçoamento, mas de ter isso em um local que eu já tinha as melhores referências.
      Antes de ingressar no mestrado atuava na área de gestão de laboratórios de saúde em uma instituição de ensino superior. Quase seis meses após eu finalizar o Mestrado, assumi a gerência da escola de Ciências da Saúde dessa mesma instituição.
      Após o mestrado, como assumi, pouco tempo depois, uma nova posição na instituição em que eu trabalhava, de gestão da escola de saúde, me dediquei a realizar cursos de gestão, disponibilizados em plataforma online, pela própria instituição, de modo a me aperfeiçoar nos processos de gestão da empresa, tanto no nível da educação quanto no nível do negócio. Agora, o doutorado é o meu próximo plano de estudo, que espero iniciar em breve, e dar continuidade ao aprofundamento dos estudos que desenvolvi no mestrado.
      O programa possui um rol de disciplina obrigatórias e optativas que possibilita que o aluno amplie sua visão, não pelo acesso a informações em si, pois essa não é uma barreira nos tempos atuais, mas principalmente pela possibilidade de correlação entre as disciplinas e conteúdos bem como desenvolvimento ou aperfeiçoamento da criticidade facilitada pelos Professores do Programa.

    • RELATO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE EGRESSOS ( 2016 )

      LUCIANA COSTA FREITAS DIAS (2016)
      Minha motivação para cursar este mestrado foi por ele me possibilitar continuar estudando e, também, poder ingressar na docência, tendo em vista vocação pessoal e ainda flexibilidade de horário de trabalho, podendo conciliar vida profissional e particular.
      Também fui motivada por ter ingressado em um grupo de pesquisa ainda na graduação, o que viabilizou o ingresso no Mestrado.
      O título também tem sido fundamental para o acesso as vagas de ensino e docência na área de administração, bem como para atuar em empresas na área de consultoria e desenvolvimento de pessoas. Desenvolvi consideravelmente o meu raciocínio crítico reflexivo e argumentativo, pois tive acesso a muitas teorias e ideias antes não acessadas; conheci de forma mais aprofundada o contexto de pesquisa científica, o qual me identifiquei muito.
      O mestrado foi um dos fatores que contribuiu para o meu retorno ao mercado de trabalho e viabilizou a consolidação da minha profissão como acadêmica.
      Atualmente atuo na área da docência no ensino superior e, em alguns momentos, na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas.


      NEUDENIR DE SENA SILVA (2016)
      Minha motivação para cursar o mestrado foi para meu desenvolvimento acadêmico, qualificação profissional, nível de avaliação e reputação da instituição.
      Em relação a trajetória profissional, esperava ampliar o nível de conhecimento aplicado; interagir e participar ativamente de grupos de pesquisa; qualificação curricular e maior embasamento teórico sobre a dinâmica das organizações e das teorias que estudam e analisam os comportamentos de mercado.
      Com certeza o mestrado atendeu minhas expectativas, ampliou e qualificou consideravelmente minhas redes de contato e relações profissionais, gerou estímulos e interesse para interação e desenvolvimento de pesquisa e consolidou as bases para o aprimoramento e desenvolvimento acadêmico e profissional de forma continuada.
      Antes do mestrado, atuava como docente em cursos de graduação e desenvolvendo consultorias em gestão para micro e pequenas empresas. Após o mestrado, passei a lecionar também em cursos de especialização e relacionado as atividades de consultoria, o campo de ação foi ampliado para médias empresas com foco em planejamento e gestão estratégica, projetos de desenvolvimento econômico e social e planejamento e estruturação de políticas públicas.
      A inserção no mercado de trabalho foi amplamente facilitada. No contexto acadêmico, diversas oportunidades surgiram, principalmente para funções de coordenação de curso, implementação de práticas de pesquisa e extensão em instituições privadas e coordenar projetos de práticas profissionais.
      Atualmente estou cursando Doutorado em Administração. O mestrado contribuiu para estruturar o entendimento das bases e linhas de pesquisa e dar continuidade ao que foi construído na dissertação.

      Além do que já mencionei, como pontos positivos cito meu desenvolvimento intelectual e aquisição do título acadêmico, alcance do objetivo de conciliar vida pessoal e familiar com a atuação profissional (flexibilidade de horário de trabalho/criação de um ambiente de estudo em casa, o que pode incentivar os membros da família), formação e consolidação da profissão como docente, inserção no campo da pesquisa científica com aquisição de experiência, métodos e técnicas nesse campo, construção de uma rede de contatos que contribuiu para a minha inserção no mercado de trabalho e continua contribuindo com a minha trajetória profissional, inserção e atuação no mercado de trabalho e a formação de um currículo um pouco mais competitivo.


      MARIBEL FERNANDES RIBEIRO SANTANA (2016)
      Minha motivação para cursar o mestrado foi dar continuidade na carreira acadêmica e por novos conhecimentos para atuar como docente. O mestrado agregaria a possibilidade de atuar não somente nos cursos de formação, mas de especialização no âmbito da Segurança Pública. Antes do mestrado atuava como multiplicadora e docente nos cursos de formação, além de atuar na Gestão da Segurança Pública Estadual, o mestrado foi divisor de água para atuar nos níveis estratégicos.
      Após o mestrado fui selecionada para atuar no Ministério da Justiça por 2 anos e tive a oportunidade de atuar na implementação das políticas públicas de enfrentamento a violência contra a mulher (disseminação das Patrulhas Maria da Penha) e prevenção com o Projeto de Cooperação Brasil-Japão em Policiamento Comunitário. Me desloquei para o Japão juntamente com 35 policiais de todo Brasil para troca de experiência.
      A realização do mestrado melhorou minha inserção no mercado de trabalho, fui convidada a ser instrutora nos cursos de especialização no âmbito da Segurança Pública, além de atuar como consultora do Departamento de Polícia Técnica da Bahia e apoiando projetos da Polícia Civil.
      Passei a atuar também como pesquisadora e tive duas obras institucionais publicadas na condição de organizadora e autora nos últimos anos: Policiamento Comunitário na Bahia (ISBN 978-85-85440-38-1) e Coletânea de artigos do Curso de Formação de Oficiais do CBMBA (ISBN 978-65-89131-01-4) além de ter recebido o Prêmio Nacional de Boas Práticas de Qualidade de Vida na Segurança Pública com trabalho: Criação do Observatório de Promoção Direitos Humanos dos Polícias Militares do Estado da Bahia.
      Após a realização do mestrado dei continuidade aos meus estudos e hoje sou Doutoranda em Administração na UFBA. O mestrado foi crucial na elaboração de um bom projeto de pesquisa.

    • RELATO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE EGRESSOS ( 2013 )

      LUCIANA BORGES LOUREIRO BUCK (2013)
      A principal motivação que me levou a cursar este mestrado se deu porque eu havia começado a carreira docente há pouco tempo e a titulação era importante em função da regulação do MEC. Meu objetivo era ser desejável por instituições de ensino superior. Neste sentido o mestrado atendeu 100% das minhas expectativas, pois ter o título de mestre aliado com ser uma profissional que vai além pela empresa e tem uma ótima entrega, garantiu minha constante atuação como docente, engajada em projetos especiais da IES.
      Antes do mestrado eu era empreendedora no ramo de eventos e atuava como professora por prazer e complementação de renda. O envolvimento com a academia e a entrega efetiva de bons serviços me tornou docente em tempo integral, que segui dividindo com a gestão das minhas empresas que passou a ter gerentes contratados. Durante a crise que afetou o segmento de eventos, esta inversão foi estratégica e importante para mim e a realização do mestrado aumentou minha empregabilidade no mercado acadêmico.
      Atualmente atuo como docente e coordenadora de curso na UNIFACS. Sem dúvida a titulação de mestrado foi fundamental para a minha empregabilidade na área acadêmica. Tenho assumido posições de liderança, o mestrado me tornou empregável no setor educacional como professora.
      Após a realização do mestrado não dei sequência aos estudos em doutorado. Faço cursos em áreas de interesse pontual, sem a preocupação com a titulação, mas sim com o conhecimento.
      Como pontos positivos aponto a relação com desenvolvimento do pensamento em pesquisa acadêmica, maior familiaridade com a linguagem acadêmica e empregabilidade pela titulação bem pontuada pela CAPES.
      Durante o curso mudei de orientador, fato que foi fundamental para a sinergia do trabalho que demanda sacrifício pessoal quando se faz concomitante com todas as outras atribuições da vida – família, trabalho, renda.


      HÉLDER UZEDA CASTRO (2013)
      Minha maior motivação para ingressar neste mestrado foi a busca contínua pela compreensão dos fenômenos que promovem mudanças de natureza corporativa, econômica, política, social, cultural e tecnológica, seguida, na ocasião, da oportuna tendência de executivos que buscavam a formação stricto sensu, visando competitividade e melhores posições no mercado.
      O mestrado superou minhas expectativas, motivo da continuidade para o doutoramento e pós-doutoramento. Consegui equilibrar os esforços da formação acadêmica (estudos, pesquisas) com as práticas de mercado. Estou iniciando uma pesquisa de pós-doutoramento no exterior sendo CEO de uma operação de atende grandes agentes econômicos.
      A realização do mestrado melhorou minha inserção no mercado de trabalho, pois me tornei um profissional mais qualificado, pesquisador da área de Administração, e, consequentemente, mais requisitado para projetos de maior valor e complexidade.
      Já atuei como professor universitário, em virtude do mestrado. Considero que foi o ponto de partida. Hoje, sigo apenas como pesquisador, iniciando uma investigação de pós-doutoramento no exterior.
      Entrei no mestrado prestando serviços para grandes agentes econômicos, prioritariamente os maiores contribuintes de tributos do país, igualmente, estando CEO da empresa ou grupo, que, inclusive, hoje, leva o meu sobrenome. Após a realização do mestrado percebi que o mestrado, apesar da experiência (curso, disciplinas, colegas, professores, orientador, produção, dissertação, banca) e do aprendizado proporcionado, seria uma formação intermediária (como se estivesse no meio do caminho) motivo do doutoramento e, agora, do pós-doutoramento.
      Os pontos positivos podem ser resumidos em formação, desenvolvimento pessoal, acadêmico e, no meu caso, profissional, uma vez que mantive pesquisa alinhada com atividade executiva, processo, inclusive, facilitado pelo meu orientador.


      LEANDRO SILVA DE MORAES RAMOS (2013)
      A motivação principal que me levou a cursar este mestrado foi a busca pela inserção no mercado de trabalho na área de docência do Ensino Superior. O mestrado atendeu e superou as minhas expectativas por apresentar um conteúdo adequado e aulas de qualidade, além de possuir boa organização do curso na parte pedagógica. O fato de ser um Mestrado Acadêmico também foi um fato julgado muito positivo.
      A aquisição da titulação de Mestre oportunizou a minha contratação para ministrar aulas em cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior em Salvador, como também, facilitou sobremaneira a minha aprovação no processo seletivo para o Doutorado em Administração na UFBA, o qual estou cursando. Neste aspecto, julgo muito importante manter o Mestrado Acadêmico, não migrando para o formato Profissional.
      Como ponto positivo do curso destaco a qualidade das aulas e dos conteúdos ministrados, com especial a disciplina Metodologia e Didática do Ensino Superior, que proporcionou uma excelente oportunidade de melhor conhecimento do funcionamento do ensino superior. A organização pedagógica do curso, ministrando as aulas à noite, me proporcionou a compatibilização de horários. Julgo muito importante manter tal formato para oportunizar um melhor aproveitamento dos alunos ao dar condições de conciliar o curso com o trabalho.

    • RELATO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE EGRESSOS ( 2011 )

      MARCELO ANDRADE FERREIRA (2011)
      Minha motivação para ingressar neste mestrado se deu além do nome de peso da instituição. As aulas noturnas me permitiram conciliar trabalho e estudo.
      Esperava encontrar oportunidades de inserção acadêmica e de mercado a partir do mestrado, o que, em grande parte, se confirmou.
      Na carreira corporativa, como mestrados e doutorados contam pontos extras, cheguei a assumir a função de gerente de agência durante 7 anos nas cidades de Senhor do Bonfim e Candeias e, apesar de não estar mais na função atualmente, frequentemente sou entrevistado para cargos executivos, como o de Superintendente, muito em função do diferencial de pontuação que um mestrado traz e poucos colaboradores do Banco do Nordeste possuem.
      Houve uma melhoria da minha empregabilidade dentro do Banco do Nordeste e na área acadêmica, principalmente publicando livros.
      Como pontos positivos do programa cito as oportunidades acadêmicas e corporativas que surgiram, o aprendizado do vasto conteúdo que compunha o curso na época e um networking muito qualificado, sendo que ainda mantenho contato e desenvolvo trabalhos com colegas daquela época e com o meu orientador.


      ANTONIO OLIVEIRA DE CARVALHO (2011)
      Minha maior motivação para cursar este mestrado foi me habilitar para atuação como docente de ensino superior, pesquisador e me aperfeiçoar como profissional para o mercado e para a sociedade a partir de maior base teórica e conhecimentos estruturados.
      Ao ingressar no curso esperava obter maior capacidade de inserção profissional como docente, aquisição de capacidade de pesquisa científica e ampliação do meu potencial de inserção profissional como gestor/consultor de negócios e, consequentemente ampliação da geração de renda.
      Antes do mestrado atuava como docente de graduação, como gestor de uma organização social e, pontualmente, como consultor de organizações sociais e microempresas.
      A realização do mestrado melhorou minha atuação profissional, que foi ampliada nas duas áreas (docência e consultoria) ambas foram ampliadas em volume, frequência e tamanho/porte das organizações. Além disso, me permitiu assumir posições de liderança. A base teórica, informacional e a ampliação da minha capacidade de análise e interpretação do ambiente organizacional me conferiram maior capacidade de atuação e maior reconhecimento nos trabalhos desenvolvidos junto às organizações que trabalho ou presto serviços.
      Após a realização do mestrado realizei duas especializações, realizei estudos fora do Brasil e estou em fase de conclusão de doutorado em ciências econômicas.
      O programa contribui fortemente com a qualificação e o crescimento de seus egressos, pois, apresenta uma proposta e uma estrutura bem elaborada, com excelente funcionamento e com qualidade de ensino e construção dos conhecimentos elevados.

    • RELATO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE EGRESSOS ( 2010 )

      LUCAS SANTOS CERQUEIRA (2010)
      Minhas motivações para cursar este mestrado foram, inicialmente, relacionadas a qualificar o currículo para ampliar as habilidades e permitir a inserção em melhores empregos.
      Com a carreira ainda no início, o mestrado seria uma alternativa para ampliação e manutenção da empregabilidade. Foi durante o curso, com os feedbacks dos professores do programa, bem como a primeira experiência docente na Fundação Luís Eduardo Magalhães, que a docência passou a ser uma das possibilidades na minha trajetória profissional. O mestrado não só atendeu as minhas expectativas, como despertou e consolidou o interesse na carreira acadêmica na docência e na pesquisa.
      Antes de ingressar no mestrado atuava como estagiário em uma indústria de transformação de plásticos e recusei a proposta de efetivação no quadro de funcionários, tendo em vista que o requisito para ser bolsista da CAPES exigia ausência de vínculo empregatício e se configurava como uma oportunidade de financiamento e dedicação exclusiva aos estudos.
      Durante o segundo ano do curso já surgiu oportunidades para atuação na docência universitária e trabalhos em consultoria e pesquisa.
      Concluí o doutorado e atualmente sou professor de uma Universidade Federal. Desde o mestrado são mais de 11 anos de atuação na docência universitária no setor privado e, em seguida, no público.
      Após o mestrado assumi mais responsabilidades como professor e, posteriormente como coordenador de curso. O título foi um dos requisitos exigidos para ocupar cargos de coordenação de curso de graduação e pós-graduação. Essas condições, em conjunto com as habilidades e competências desenvolvidas com a formação no mestrado, bem como a bagagem em outras experiências, foram fatores essenciais que contribuíram para atuação em cargos de coordenação.
      Como pontos positivos posso citar maior maturidade intelectual, legitimação social com a titulação, didática de ensino que permitiu o ingresso na carreira docente e desenvolvimento da vocação para a pesquisa científica.



      MARCUS AMANY CASTELLAR PINHEIRO (2010)

      A motivação que me levou a cursar este mestrado foi a melhoria profissional para atuar na administração dos meus empreendimentos. Sou sócio-gerente da empresa Lapa Auto Service Comércio de Peças Ltda e da DPCL Consultoria, Projetos e Treinamentos Ltda-Me.
      Quando ingressei no mestrado esperava modificar a minha qualificação como gestor na minha trajetória profissional.
      Após o mestrado passei a atuar também na docência com o aprendizado teórico que assimilei. Além disso, cursar o mestrado abriu uma nova alternativa na docência. O mestrado me possibilitou inserção na vida acadêmica. Atualmente sou professor e coordenador da agência de inovação (AGIUN) da UNIFACS e da Faculdade Cidade do Salvador, atuando nas disciplinas de Plano de Negócio, Empreendedorismo, Administração Estratégica, Gestão da Qualidade e Administração da Produção.
      O mestrado me permitiu assumir posições de liderança, o título e o conhecimento adquirido me ajudaram bastante.
      Após a realização do mestrado ingressei no doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano da Unifacs, abrindo novas perspectivas na área acadêmica.

    • RELATO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE EGRESSOS ( 2009 )

      VERENA DE SOUSA ALCANTARA (2009)
      A motivação que me levou a realizar este mestrado foi basicamente um investimento na carreira de gestão acadêmica. Esperava modificar minha trajetória profissional e isso ocorreu com oportunidades na alta liderança acadêmica de Instituições de Ensino Superior.
      O mestrado atendeu minhas expectativas. Amadurecimento, conhecimento da dinâmica de funcionamento dos Programas Stricto Sensu e a titulação que viabilizou a minha participação em áreas e projetos estratégicos no segmento educacional.
      Antes eu atuava na área técnica e administrativa da IES. Após conclusão do Mestrado, comecei a fazer parte do corpo docente, lecionando em cursos de Graduação. Após isso, iniciei a carreira na gestão acadêmica de cursos tendo transitado em diversos segmentos e modalidades.
      É notório que meu perfil se tornou mais competitivo no mercado de trabalho e, para este segmento de atuação, a titulação Stricto Sensu, mesmo para posições de liderança em negócios é relevante para o crescimento e ascensão.
      O mestrado me tornou mais apta para essas posições de liderança, oferecendo-me conhecimento, novas habilidades, maturidade, titulação e favoreceu minha ascensão ao cargo que ocupo na nacional de Laureate.
      Dei continuidade aos estudos, mas em nível Lato Sensu e de certificações rápidas. O mestrado foi um divisor de águas pois permitiu um salto relevante na trajetória profissional e abriu possibilidades de novos estudos e certificações.
      Só vejo pontos positivos na realização do mestrado, considerando os direcionamentos que decidi dar a minha atuação profissional, tais como reconhecimento, valorização, maturidade, conhecimento.

    • RELATO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE EGRESSOS ( 2008 )

      NEILA KAROLINA MENDES LIRA (2008)
      Minha motivação em cursar este mestrado se deu pelo curso ser na área de administração, acadêmico e na renomada Universidade, apresentando ainda horário compatível com minha profissão de bancária.
      Esperava assumir cargo de administrador de agência. O mestrado atendeu às minhas expectativas tendo em vista que a qualificação proporcionou além de aprendizado na área, o reconhecimento da empresa Banco do Brasil como um dos itens a serem avaliados no programa de ascensão profissional.
      Antes do mestrado atuava como gerente de relacionamento. Após a conclusão do mestrado e ter passado em seleções internas fui nomeada como administradora do Banco. O mestrado contribuiu com conhecimento para ser aprovada no processo seletivo e adquiri competências para a gestão de negócios unidades e pessoas.
      Atualmente sou docente na Universidade Corporativa do Banco do Brasil. O título e o aprendizado mais uma vez permitiram destaque no processo seletivo e qualificação como educador do Banco.

    • RELATO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE EGRESSOS ( 2007 )

      SANDRO COELHO MOREIRA PINTO (2007)
      Minhas motivações para cursar o mestrado em Administração da Unifacs foram principalmente para ampliar o conhecimento na área de gestão e ingressar na carreira docente e a Unifacs surgiu como uma oportunidade viável para marchar na direção desses objetivos.
      Posso afirmar que o mestrado da Unifacs atendeu as minhas expectativas. A ampliação do conhecimento na área de gestão ocorreu durante todo o curso e o ingresso na carreira docente em nível superior ocorreu na reta final do curso.
      Antes do mestrado dedicava-me integralmente ao varejo, depois trabalhei de forma concomitante entre o varejo e a docência, até eu deixei o varejo e hoje estou focado na docência.
      A conclusão do mestrado franqueou-me a possibilidade de uma carreira docente em nível superior e creio que ainda possa auxiliar-me na inserção em outras oportunidades de trabalho, mesmo além da docência.
      Atualmente atuo como docente de graduação na EAUFBA e na Uninassau, além de docente convidado em diversas especializações no estado da Bahia e, também, em Aracaju/SE e Vitória/ES. Sem dúvida, o mestrado abriu as portas da docência em nível superior e serviu também como uma etapa fundamental à minha formação, que segue em construção.
      A realização do mestrado me permitiu assumir posições de liderança facilitando o meu acesso e permanência nestas posições, seja pelo conhecimento adquirido ou seja pela segurança que me proporcionou.
      Após o mestrado cursei mais uma graduação, mais uma especialização, um Doutorado e um Pós-Doutorado. O mestrado foi uma etapa fundamental nessa trajetória.

  • Docentes

  • Componentes Curriculares

    • Disciplinas Obrigatórias

      M/D DE ÁREA – TÓPICOS AVANÇADOS EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

      Ementa
      Primeiras sistematizações teóricas da administração. Escopo da teoria das organizações. Visão paradigmática da teoria das organizações. Paradigma funcionalista: teorias clássicas, relações humanas, sociologia das organizações, teoria comportamental, abordagens sistêmicas. Paradigma crítico: o poder e a influência nas organizações, psicopatologia do trabalho, ideologia gerencial. Novas abordagens na teoria das organizações.

      MASTER/DOCTORAL CORE – CIÊNCIA E PESQUISA

      Ementa
      Ciência, teoria e método. Pesquisa e construção do conhecimento. Campo de conhecimento: a pesquisa e a produção científica em Administração. O papel da teoria na pesquisa: a teoria no campo da administração. Métodos de investigação científica e mudança de paradigmas. Abordagens científicas relevantes. Delineamento da pesquisa: o tema e o problema, os objetivos, a revisão da literatura. Estratégia metodológica para a construção do projeto.

      MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA

      Ementa
      Construção do projeto de pesquisa: componentes, fases e etapas do processo. Tipos de pesquisa. Elaboração da abordagem teórica: conceitos; argumentos; referencial teórico e modelo de análise. Elaboração do estudo empírico: questão de pesquisa; técnicas de pesquisa; pesquisas qualitativas e quantitativas. Elaboração das categorias de análise e a interpretação. Execução da pesquisa de campo, análise de dados e conclusão. A elaboração da dissertação.

      MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ADMINISTRAÇÃO

      Ementa
      Estatística descritiva. Modelo de regressão linear simples: introdução e estimação. Modelo de regressão clássico linear: definição. Modelo de regressão linear: inferência. Extensões do modelo de regressão clássico linear. Regressão linear múltipla: estimação e inferência. Multicolinearidade. Heterocedasticidade. Autocorrelação. Regressão com variáveis independentes qualitativas.

    • Disciplinas Optativas

      COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

      Ementa

      A Comunicação Social. Pressupostos históricos e contribuições interdisciplinares para a constituição do campo científico da comunicação. As principais correntes e linhas teóricas da Comunicação Social e da Imagem. Imagem de marca e logo. Comunicação nas organizações. Imagem, reputação e identidade. Relações das organizações com os públicos.

      ECONOMIA E FINANÇAS

      Ementa

      A disciplina tem por objetivo fornecer uma visão abrangente das principais questões econômicas atuais. O foco é a economia contemporânea que dá ênfase a uma análise dos problemas econômicos fundamentais com uma explicação dos conceitos para facilitar uma melhor compreensão dos impactos da realidade econômica sobre a competitividade das empresas. Orçamento de capital. Ponto de equilíbrio, alavancagem operacional e financeira. Risco e retorno. Valor em Risco. Custo do capital. Análise de desempenho operacional e financeiro de empresas.

      ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE

      Ementa

      Visão histórica de estratégia. Conceitos básicos de estratégia. Principais interpretações da gestão e planejamento estratégicos. Crítica e contradição entre as principais escolas. Dinâmica econômica e planejamento estratégico. Estratégias Competitivas. Sustentabilidade de Vantagens Competitivas. Globalização e Vantagens Regionais. Informação, Conhecimento e Estratégia. Planejamento Estratégico versus Administração Estratégica. Estratégia e aprendizagem. A estratégia como processo complexo.

      ESTRATÉGIA GLOBAL E GESTÃO INTERNACIONAL

      Ementa

      A disciplina tem como foco os estudos sobre estratégia de inserção global de empresas e Estados a partir da evolução histórica e do contexto atual da globalização. Serão abordados estudos sobre estratégias de internacionalização de empresas; geopolítica internacional e os principais desafios para os países emergentes; organizações internacionais e agendas para o desenvolvimento internacional; o imperativo da agenda da sustentabilidade; Comércio Internacional e sua regulação.

      GESTÃO E INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO

      Ementa

      Ciência, Tecnologia e Economia: a Dinâmica Social da Inovação. Conceitos Básicos em Inovação e em Teoria da Firma. A Firma e a Inovação: Difusão e Fontes da Inovação, Estratégias Tecnológicas e Competitividade. Inovações Organizacionais, Setores Econômicos e Redes de Firmas. Economia da Aprendizagem. Conceito de Sistema de Inovação: dimensões nacional, setorial e regional. Modelos de Análise de Sistemas de Inovação. Sistemas de Inovação e países em desenvolvimento. Políticas Públicas para a Inovação.

      GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

      Ementa

      Dados, informação e conhecimento. Gestão e Transformação estratégica; Inteligência Empresarial: Gestão do Conhecimento; Inteligência Competitiva; Gestão Estratégica visando a competitividade organizacional; Agregação de valor aos dados, informação e conhecimento; Disseminação e transferência de dados, informação e conhecimento. Principais ferramentas Estratégicas para gestão da informação.

      GESTÃO DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

      Ementa

      Discussões acerca de modelos que buscam incentivar a inovação e a criatividade nas empresas, tratando de temas como propriedade intelectual, gestão estratégica da inovação, competitividade e geração de valor. Empreendedorismo, características, oportunidades x necessidade, resiliência, desenvolvimento de atitudes empreendedoras. Flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças de cenários. Novos paradigmas. Administração do crescimento da empresa. Prospecção Empresarial. Plano de Negócios. Inovação e Criatividade. Modelagem Organizacional.

      GESTÃO DE PESSOAS

      Ementa

      As contribuições da Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos (ARH) ao contexto organizacional. Refletir sobre o modo de pesquisar na área. Os desafios da área na contemporaneidade. Cenários futuros da área. O fator humano no processo de gestão. Aspectos políticos e operativos no contexto organizacional. Análise e síntese das estratégias organizacionais na área. Gestão participativa e desempenho organizacional. A perspectiva da contribuição da área para a competitividade organizacional. As imposições de modismos organizacionais na área. Abordagem crítica da Gestão de Pessoas.

      GESTÃO PÚBLICA

      Ementa

      Administração Pública, fundamentos e conceitos. Configuração de uma esfera pública. Modelos de gestão pública. O estudo da burocracia. Atores, processos e relações entre Estado, administração pública, mercado e sociedade: privatização e regulação. Reforma do Estado. O novo gestor público. Descentralização e Participação. Transparência, accountability e controle social. Governabilidade, governança e capital social. Novos desenhos organizacionais na gestão pública.

      GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

      Ementa

      A disciplina aborda os conceitos de Gestão Ambiental e Sustentabilidade como campo de estudo da Administração, objetivando a discussão/reflexão sobre temas contemporâneos das gestões públicas e privadas. O foco consiste na discussão e compreensão sobre como as questões ambientais se relacionam com a gestão moderna e como se integram às tendências de desenvolvimento de empreendimentos, de negócios, de setores e/ou de políticas públicas. A Transição energética, a transformação digital, a economia circular, o ESG (Environmental, Social and Governance), as mudanças climáticas, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), todas essas e outras questões recentes têm norteado as atuais gestões.

      MARKETING

      Ementa

      Avaliar o contexto atual de Marketing e Consumo e sua relação com a sociedade, bem como entender seus desafios e perspectivas. Discutir estratégias e teorias que visem reduzir a assimetria entre fornecedor e consumidor. Compreender quais são as Possibilidades de desenvolvimento teórico e prático do conhecimento de Marketing.

      METODOS QUANTITATIVOS AVANÇADOS

      Ementa

      Introduzir os alunos na metodologia de pesquisa computacional quantitativa aplicada às ciências sociais com uso de software livre, utilizando as ferramentas oferecidas pela estatística para a pesquisa social aplicada às diversas áreas de atuação do cientista social. Desenvolver capacidades para a produção e interpretação de instrumentos estatísticos quantitativos utilizados no cotidiano da pesquisa acadêmica

      TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

      Ementa

      Novas abordagens e conhecimentos a respeito das teorias contemporâneas da Administração e do Desenvolvimento, destacando processos gerencias atuais e tendências futuras.

      SEMINÁRIO DE PROJETO

      Seminário de Dissertação

      Projetos

      Inserção Social – (30 h)
      Objetivo: Ampliar os impactos nas comunidades onde os estudantes e os docentes atuam; Fomentar a aplicação do conhecimento gerado para a resolução de problemas reais; Contribuir para a ampliação dos impactos econômico e social (saúde, ensino, aprendizagem, cultural, ambiental, científico e outros) dos PPGs, em âmbito local, regional, nacional e/ou internacional.

      Internacionalidade (30h)
      Objetivo: Fomentar a consciência de uma cidadania global e promover uma cultura institucional de internacionalização; Consolidar a internacionalização do ensino do PPDRU; Ampliar as parcerias internacionais e os convênios de cooperação com instituições estrangeiras, com o propósito de ofertar programas acadêmicos em prol da excelência, da inovação e do desenvolvimento de competências interculturais; Proporcionar experiências internacionais, a partir do currículo acadêmico do Programa.

      Vida e Carreira (30h)
      Objetivo: O componente Vida e Carreira tem como objetivo auxiliar e apoiar a vida acadêmica dos mestrandos e doutorandos, bem como acompanhar a evolução acadêmica e a trajetória profissional do estudante durante todo o seu percurso formativo, por meio de experiências de aprendizagem que levem ao desenvolvimento de competências socioemocionais, ao autoconhecimento e à capacidade de aprender ao longo da vida.

      Dual (30h) – Metodologia e didática do ensino superior e Prática de Ensino
      Objetivo: Integrar a universidade com o mercado de trabalho; Potencializar a atuação de mestres e doutores no mercado de trabalho; Formar pesquisadores mais capacitados a interagir com o mundo do trabalho; Promover a aplicação dos conhecimentos adquiridos na pesquisa em experiências práticas de aprendizagem.

  • Publicações