
Conhecer as oportunidades de carreira ao ingressar em determinado curso é um excelente exercício para escolher a melhor faculdade. Para quem tem interesse em trabalhar no campo da Saúde com a produção de medicamentos e tratamentos para diversas doenças, por exemplo, vale a pena explorar as diferentes áreas de atuação da Farmácia.
O curso oferece a possibilidade de ter experiências em diversos segmentos. Os primeiros anos da graduação são voltados para as matérias básicas sobre Farmacologia e Saúde Pública, já os próximos períodos ajudam a conhecer os diferentes setores farmacêuticos do mercado e da carreira acadêmica.
Saiba o que você pode esperar das oportunidades de trabalho para quem se forma em Farmácia e conheça um universo de alternativas!
Como é a faculdade de Farmácia?
A graduação de Farmácia é voltada à preparação de profissionais farmacêuticos para o mercado. Desse modo, conta com Unidades Curriculares que abordam conteúdos como:
- Biologia Molecular e Celular;
- Química Geral;
- Epidemiologia;
- Anatomia Geral;
- Química Orgânica;
- Fisiologia Humana;
- Biossegurança;
- Bioestatística;
- Histologia e Citologia;
- Farmacologia;
- Imunologia;
- Parasitologia;
- Hematologia;
- Microbiologia;
- Toxicologia;
- Farmacognosia;
- Gestão Farmacêutica;
- Produção de Medicamentos, Alimentos e Controle de Qualidade.
Além das matérias teóricas, o curso de Farmácia é composto por conteúdos práticos em laboratório, que introduzem às práticas de bancada e de aplicação de técnicas de análise, que podem ser muito úteis em diversos segmentos do mercado e da indústria.
Outro ponto de destaque é que a graduação conta com estágio obrigatório . Desse modo, é possível exercitar todos os conhecimentos e habilidades práticos e teóricos desenvolvidos na faculdade e conhecer um pouco da rotina de um farmacêutico.
Durante o período universitário, você também pode se envolver com projetos de extensão, programas de iniciação científica e cursos livres para complementar a formação e conhecer mais oportunidades de carreira.
Quais as áreas de atuação na Farmácia?
Você tem ideia do que o farmacêutico vai fazer depois de se formar nesse curso? Em geral, a carreira pode ser desenvolvida em diversos ambientes públicos ou privado s, como:
- indústria farmacêutica;
- indústria alimentícia;
- ambulatórios;
- laboratórios de análises clínicas;
- drogarias ;
- hospitais;
- laboratórios de perícia criminal.
Em outras palavras, é uma alternativa bastante versátil para seguir uma trajetória profissional de sucesso. Para se inspirar, confira as principais áreas de atuação da Farmácia a seguir!
Análises clínicas
Sabe os exames de sangue que costumam ser solicitados em consultas ao médico? Essas amostras e vários outros materiais biológicos podem ser examinados por meio de técnicas analíticas específicas para a finalidade dos testes, tanto em laboratórios quanto em hospitais . O farmacêutico pode desenvolver essas atividades e liderar equipes.
Cosmetologia
As farmácias de manipulação também são uma excelente opção para seguir carreira após se formar nessa graduação. O ambiente de trabalho possibilita atuar na área da Cosmetologia, com alteração e produção de fórmulas de produtos naturais ou sintéticos , com eficácia cientificamente comprovada para determinada finalidade.
O farmacêutico tem o conhecimento técnico e teórico para desenvolver essas atividades e garantir a qualidade dos produtos. Com isso, é possível atestar a segurança e os efeitos dos itens comercializados.
Fitoterapia
Outra via de carreira é na produção de substâncias medicinais a partir de plantas com propriedades terapêuticas. Manipular esses materiais orgânicos em diferentes formas , como chás, infusões, extratos e sucos, pode ajudar a realizar tratamentos alternativos que fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) da área da Saúde.
Farmácia clínica
Quem tem interesse em trabalhar diretamente com os pacientes, a partir da orientação do uso de medicamentos, pode seguir em ambientes como hospitais, farmácias e clínicas. Nesse caso, é possível acompanhar o tratamento e garantir que o indivíduo compreenda a prescrição médica.
Toxicologia forense
O campo de Perícia Criminal também é estimado para os farmacêuticos. Nesse caso, o trabalho se volta para a análise de materiais biológicos, rastreamento de tóxicos em amostras e possíveis modificações em medicamentos, entre outras atividades associadas em investigações de crimes e coleta de provas .
Como escolher uma faculdade de Farmácia?
Tendo em vista a variedade de opções de carreira para quem cursa essa graduação, nada melhor que saber como ingressar em uma boa instituição de ensino e ter ainda mais oportunidades de sucesso profissional.
Veja quais são as melhores dicas para escolher uma faculdade de Farmácia!
Analise as Unidades Curriculares do curso
Uma das primeiras coisas que você deve pesquisar sobre uma instituição é a metodologia utilizada pelos docentes e as matérias que serão vistas na graduação. Com isso, é possível comparar com outras opções e mensurar o quão completa será a experiência universitária.
Conheça a forma de ingresso
Cada lugar vai determinar uma maneira de selecionar os alunos. Por esse motivo, conhecer os métodos para entrar na faculdade vai fazer toda a diferença, principalmente na preparação. Algumas instituições podem optar pelo vestibular, outras apenas pelo Enem ou até mesmo por mais alternativas.
Confira as avaliações da faculdade no MEC
O Ministério da Educação (MEC) dá notas às Instituições de Ensino Superior com base em 3 indicadores: desempenho dos estudantes no ENADE, o Conceito Preliminar de Curso e o Índice Geral de Cursos (ICG) .
Quanto mais próxima de 5 for a pontuação do MEC, melhor tende a ser a qualidade de ensino. Por esse motivo, dê preferência por cursos com uma maior nota.
Peça a opinião de alunos e ex-alunos
A experiência de pessoas que já passaram pela faculdade pode agregar muito valor à escolha. Por essa razão, converse com quem você conhece que já fez a graduação ou que está cursando Farmácia.
Além disso, sempre confira as avaliações e os comentários deixados por alunos e ex-alunos no site institucional do local de ensino, nas redes sociais, no Google e até mesmo em plataformas de reclamações, como o Reclame Aqui.
Verifique a infraestrutura da faculdade
Conheça também os recursos que a instituição de ensino oferece aos alunos. Esse cuidado vale até mesmo para quem está pensando em fazer educação a distância (EAD), uma vez que a estrutura virtual também precisa ser de qualidade para garantir um bom aprendizado.
Para os cursos semipresenciais ou presenciais, verifique a composição dos laboratórios e salas de aula, acesso à biblioteca e demais instalações que você pode precisar ao longo da graduação. Uma infraestrutura de qualidade vai transformar a rotina de estudos e ajudar a aprender cada vez mais.
Existem várias opções de carreira para quem tem interesse em se tornar um profissional farmacêutico. Contar com uma instituição de ensino de qualidade vai ajudar a ter mais facilidade para ingressar nas mais variadas áreas de atuação da Farmácia e ter uma trajetória de sucesso.
Este artigo inspirou você? Então, conheça os diferenciais do curso superior de Farmácia da UNIFACS e saiba como investir em uma carreira promissora!