
Receber o título acadêmico de bacharel em Direito é uma tremenda conquista , que oferece diversas perspectivas de carreira. Mesmo antes de ser aprovado no exame da OAB, o profissional já pode buscar empregos e começar a se destacar no mercado.
Neste post, vamos explorar o conceito de bacharel, com foco na graduação em Direito. Vamos apresentar as oportunidades que se abrem para quem conquista o título acadêmico e algumas possibilidades para evoluir na carreira. Boa leitura!
O conceito de bacharel
Essa é uma modalidade de graduação, promovida por uma Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente credenciada pelo MEC (Ministério da Educação), que fornece uma formação generalista em uma área específica de estudo.
O Direito é uma das graduações que forma bacharéis, assim como a Psicologia, Administração, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.
A principal diferença entre o bacharelado e a licenciatura é o foco da formação: enquanto a primeira modalidade prepara profissionais generalistas, a licenciatura é buscada por aqueles que querem se tornar educadores — como professores e pesquisadores acadêmicos.
O significado de bacharel em Direito
Esse é o título conquistado por quem conclui a graduação em Direit o e adquire conhecimentos sobre leis, jurisprudência (conjunto de decisões de tribunais) e teorias jurídicas.
O curso de Direito é oferecido no modelo de bacharelado porque a formação generalista proporciona aos alunos se preparem para atuar em diversos ramos jurídicos — tanto no setor público como em instituições privadas.
Algumas das áreas que o profissional formado pode atuar são as seguintes:
- consultoria jurídica;
- gestão de pessoas;
- análise de dados, principalmente em conjunto com um estudo aprofundado da LGPD ;
- elaboração de pareceres;
- mediação de conflitos.
Note que a advocacia, uma das prioridades de quem se inscreve nesse curso, não foi citada. Afinal, conquistar o bacharelado é apenas a primeira etapa desse processo. Depois, será preciso ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O curso de bacharelado em Direito
A graduação é fundamentada na aplicação da lei em diferentes situações. Durante a formação, o aluno aprende a elaborar peças processuais, realiza pesquisas na doutrina (o universo do conhecimento jurídico) e na jurisprudência. Também é possível acompanhar processos e os julgamentos.
Os alunos também participam de audiências e atividades forenses em geral — com a possibilidade de discutir posteriormente os acontecimentos com os professores. Todos esses eventos são úteis para qualquer trajetória jurídica desejada , desde aqueles que querem seguir na advocacia ou para quem sonha com uma carreira de juiz (magistratura).
A graduação em Direito dura, geralmente, cinco anos, como o curso da UNIFACS. Ao final da formação, o aluno finalmente conquista o título de bacharel em Direito.
As etapas para se tornar bacharel em Direito
O primeiro passo é encontrar uma faculdade que desperte o interesse. Pesquise por uma IES avaliada positivamente pelo mercado e pelos órgãos de fiscalização, como o caso do MEC.
Algumas IES permitem o ingresso apenas via Enem, outras têm os próprios vestibulares e formas de ingresso.
O título de bacharel em Direito será conquistado por alunos que sejam aprovado em todas as Unidades Curriculares obrigatórias e cumpram outros requisitos da faculdade , como a entrega de um TCC e o cumprimento das atividades complementares.
Um detalhe interessante é que o bacharel em Direito pode construir uma carreira sólida mesmo sem conquistar a carteira da OAB. Para isso, é fundamental concluir a faculdade e, posteriormente, participar de cursos livros, especializações e eventos da área jurídica. Ter uma rede de contatos também é importante.
As oportunidades de atuação
Conheça algumas possibilidades de carreira para os formados em Direito:
- Advocacia — ao ler o termo “Direito”, muita gente já pensa logo nos advogados . Essa área oferece muitos empregos, como vagas em escritórios especializados e em departamentos jurídicos de empresas já existentes. Além disso, todos os aprovados no exame da OAB podem abrir o próprio negócio e começarem a prestar serviços na área;
- Direito Empresarial — o nicho concentra as normas e regulamentos destinados a proteger as organizações em operações comerciais, licenciamentos, estatutos, contratos, licenciamentos e outras situações;
- Direito Penal — gosta da perspectiva de participar da investigação e resolução de crimes? Então, vale muito a pena investir nessa área. Ela reúne as normas e a legislação relacionadas a infrações e violações. É fundamental para quem quer se tornar um delegado, advogado de defesa e promotor, por exemplo;
- Consultoria Jurídica — os formados em Direito têm a opção de aconselhar pessoas (físicas e jurídicas) em situações que envolvam a interpretação de aspectos legais, como processos, citações e intimações. O objetivo é oferecer uma análise detalhada para que o cliente evite sanções, multas e outras penalidades;
- Direito Civil — é a área que media o relacionamento entre indivíduos e empresas, com o foco nos direitos e deveres de cada uma das partes. Algumas situações em que o bacharel pode atuar são em conflitos envolvendo contratos, sucessos, propriedades e obrigações legais;
- Ensino e pesquisa acadêmica — às vezes, os bacharéis em Direito gostam tanto da área que decidem continuar nela, mas como educadores. Isso é perfeitamente possível, mas ao menos uma pós-graduação é fundamental para conquistar espaço.
Além de assumir o papel de advogado, o profissional do Direito tem outros caminhos bastante promissores:
- delegado de polícia : esse profissional precisa ter o diploma em Direito, que o ajuda a aplicar e analisar as leis corretamente;
- procurador : cargo que pode ser exercido nas esferas municipal, estadual e federal;
- defensor público : quando uma pessoa se envolve em um processo e não pode pagar pelas obrigações jurídicas, esse profissional entra em ação para realizar a defesa;
- juiz de Direito : para chegar a uma das carreiras mais cobiçadas da área, é preciso concluir a graduação, exercer ao menos três anos de atividade jurídica e, finalmente, obter a aprovação em um concurso público;
- desembargador : essa carreira também tem uma série de requisitos, como a comprovação de trabalho relevante no serviço público e um mínimo de 10 anos de experiência jurídica. Pessoas de 35 até 65 anos podem ser indicadas para esse papel.
Entendido o conceito de bacharel em Direito, e as oportunidades que isso abre para o profissional, já será possível buscar uma Instituição de Ensino Superior que forneça uma formação de qualidade. Como vimos no artigo, dá até mesmo para começar a trabalhar com algum emprego na área mesmo antes de concluir o processo de aprovação na OAB.
Quer conhecer melhor o curso de Direito da UNIFACS? Então, consulte a página oficial da graduação !