#Vida & Carreira

7 passos de como estudar com filho pequeno dentro de casa

Dividir o tempo entre o trabalho e a faculdade é um cenário comum para grande parte dos adultos. As pessoas
como estudar com filho pequeno
5 min de leitura - há um mês

Dividir o tempo entre o trabalho e a faculdade é um cenário comum para grande parte dos adultos. As pessoas têm procurado, cada vez mais, se especializar e se manter atualizadas. Por esse motivo, os estudos têm feito parte da rotina delas. Esse cenário fica mais complexo quando há crianças envolvidas. Nesse caso, um dos principais questionamentos que surgem é como estudar com filho pequeno dentro de casa.

Se essa também é uma dúvida sua, você veio ao lugar certo! No nosso post de hoje, vamos falar um pouco sobre esse assunto. Confira a seguir 7 passos que você pode colocar em prática para conseguir conciliar os estudos dentro de casa e a atenção com os filhos pequenos.

1. Organize o seu tempo

O primeiro passo para você conseguir estudar com filhos pequenos em casa é organizar o seu tempo . Essa estratégia costuma funcionar para a maioria das pessoas e ajuda a ter uma rotina mais definida e previsível, principalmente para as crianças.

Para tanto, você deve dividir as tarefas importantes do seu dia e definir horários e momentos específicos para realizá-las. É nessa divisão que entram os estudos e o tempo com os filhos.

Escolha dias e horários específicos para realizar cada uma dessas atividades. Deixe claro para as crianças qual é a hora de cada tarefa. Dessa forma, fica mais fácil conseguir a compreensão e a colaboração dos pequenos no momento dos seus estudos.

2. Estabeleça uma rede de apoio

Outra importante missão para os adultos que precisam encontrar uma maneira de como estudar tendo filho pequeno é conseguir ter uma boa rede de apoio. Esse termo tem sido muito utilizado e diz respeito a pessoas que estão dispostas a auxiliar pais de crianças pequenas.

Normalmente, a rede de apoio dos pais são parentes próximos, como os avós e os tios da criança. Também podem fazer parte dessa rede os padrinhos, amigos próximos ou qualquer pessoa que esteja disposta a cuidar da criança e que o adulto confie.

Por meio da disponibilidade da sua rede de apoio, você pode organizar o seu tempo para ter alguns momentos tranquilos disponíveis para estudar.

3. Tenha uma rotina de estudos

Depois de organizar o seu tempo e saber com quais pessoas você pode contar como rede de apoio, o próximo passo para conciliar a atenção e os cuidados com os filhos e os estudos é criar uma rotina.

Se você deixar para “estudar só quando der” é muito provável que não consiga realizar essa missão o suficiente para adquirir os conhecimentos desejados. Quando algo não faz parte da nossa rotina, é muito mais fácil encontrar “tarefas substitutas” que preenchem o nosso tempo.

Quando falamos de criança, essas tarefas, muitas vezes, parecem intermináveis. Portanto, para garantir um tempo adequado para os estudos, não deixe de criar uma rotina. Se as crianças forem um pouco mais velhas e conseguirem entender, você pode envolvê-las na elaboração do calendário.

Construam juntos um quadro de horários que estabeleça o momento de estudos dos pais, de brincadeira com as crianças e quaisquer outras atividades que sejam importantes para vocês.

4. Mantenha as crianças ocupadas

Uma dica essencial para que você consiga estudar com filho pequeno é manter as crianças ocupadas! Parece óbvio, mas muitas vezes os adultos apenas fecham a porta e esperam que as crianças aguardem pacientes até o término dos estudos. O resultado disso são incontáveis batidas na porta ou chamadas de “mãe” ou “pai”.

Para que isso não aconteça, garanta que os pequenos também tenham uma atividade nesse momento e, principalmente, que gostem do que estejam brincando. Livros, jogos, desenhos e pinturas são uma boa ideia.

5. Tenha um ambiente de estudos

Um ponto importante que facilita muito aqueles que precisam estudar com filhos pequenos é ter um ambiente apropriado para isso. As crianças precisam saber que, quando os pais vão para o local destinado aos estudos, eles estão fazendo aquela tarefa e necessitam de tempo para concluí-la.

Você não precisa ter um escritório para isso. Basta criar um ambiente propício. Uma mesa na sala, na cozinha ou no quarto com os seus livros, canetas, computador e qualquer outro acessório necessário para seus estudos já é suficiente para que aquele seja o “seu cantinho”.

6. Opte por uma faculdade EAD

Uma estratégia que tem sido frequentemente adotada pelas famílias é optar por uma graduação EAD . Todas as nossas dicas anteriores envolvem ações que os pais podem fazer dentro de casa para conseguir estudar com um filho pequeno.

Contudo, quando há a necessidade de se deslocar até o local para assistir as aulas, muitas vezes as famílias não conseguem conciliar esse tempo com as necessidades das crianças. Como consequência, podemos ter um número elevado de faltas, um baixo desempenho e, por fim, o abandono.

O ensino a distância traz muito mais flexibilidade para que os pais possam encaixar os estudos na sua rotina. Portanto, se você pensa que não vai conseguir fazer uma faculdade , procure aquela que tem opções de aulas pelo computador. O importante é não desistir de aprimorar os conhecimentos e obter o seu diploma.

7. Invista em tempo de qualidade com as crianças

O último passo é investir em tempo de qualidade quando estiver com as crianças. Mas o que isso quer dizer? Significa estar realmente com os pequenos nos momentos que estiverem juntos. Ou seja, deixe o celular de lado, se envolva nas brincadeiras, demonstre interesse pelos desenhos, responda aos milhares de questionamentos e assim por diante.

As crianças percebem quando os adultos estão disponíveis para elas, mas não estão interessados pelas suas histórias, suas brincadeiras etc. Isso pode resultar em uma carência maior, interferindo nos momentos separados, como na hora dos estudos.

Estudar com filhos pequenos dentro de casa é um desafio com o qual cada vez mais famílias têm precisado lidar. Embora pareça difícil, há inúmeras estratégias que podem ser adotadas, como vimos no nosso artigo de hoje. O importante é sempre ter um equilíbrio entre as duas tarefas, para que a criança se sinta amada e os estudos não saiam prejudicados.

Então, gostou de aprender como estudar com filho pequeno em casa? Se você não quer perder nenhum dos nossos conteúdos, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!