Atuar na área da Saúde é sinônimo de cuidar da população para garantir o seu bem-estar físico, mental e social. O leque de profissões dessa área é gigantesco e conta com várias oportunidades no mercado, entre elas a de trabalhar com Saúde Comunitária .
Quando pensamos em Saúde Comunitária, estamos levando em consideração um grupo de pessoas. Portanto, é uma forma de considerar iniciativas que melhorem a saúde de uma população, de forma que não seja isolada.
Todo profissional que queira atual com Saúde Comunitária lidará com a resolução de problemas que incluem o cenário geográfico, social e familiar de uma sociedade. Seguem algumas funções abaixo:
- Definir as necessidades de saúde das populações (com base no diagnóstico da situação);
- Estudar os processos mais adequados para a satisfação das necessidades detectadas;
- Analisar as situações sócio sanitárias da comunidade, de forma a contribuir para uma intervenção globalizante e eficiente no processo saúde da comunidade.
Fonte: ICBAS – Saúde Comunitária II – Trabalho na Comunidade (up.pt)
Portanto, profissionais de Saúde Comunitária são responsáveis pelo diagnóstico da situação da saúde em diferentes comunidades e tenta resolver problemas, caso forem encontrados.
Todas as pessoas que trabalham na área da saúde são de extrema importância, pois a promoção da saúde é algo que garante o bem-estar da sociedade. A Saúde Comunitária acredita que cada doença ultrapassa as pessoas em si e ‘’atacam’’ outros campos, como o social e econômico.
Quanto ganha um Profissional de Saúde Comunitária?
Muitas pessoas querem saber o salário de um Profissional de Saúde Comunitária. O salário médio dos profissionais trabalhando na área da saúde no Brasil é de R$ 2.066,71.
Ao pensar em Saúde Comunitária, podemos lembrar de dois termos que entram nesse mundo, a Saúde Coletiva e a Saúde Pública.
Um exemplo de Saúde Coletiva é o SUS, que junta questões sociais com políticas de saúde pública. Enquanto a OMS (Organização Mundial de Saúde), é um exemplo de Saúde Pública , que é um conjunto de ações sanitárias que o governo promove para combater possíveis doenças.
Quais cursos eu posso fazer para trabalhar a favor da Saúde Comunitária?
Há diversos cursos digitais que você pode fazer para trabalhar pensando na Saúde Comunitária. Abaixo você pode ver algumas opções.
Gestão Hospitalar
A graduação de Gestão Hospitalar é direcionada para quem tem vontade de trabalhar na parte gerencial dos sistemas de saúde. Profissionais dessa área têm o dever de coordenar e garantir um serviço de saúde com boa qualidade para a sociedade.
Confira abaixo algumas aulas que estão na grade curricular.
- Comunicação
- Direito Aplicado a Negócios
- Fundamentos da Administração
- Fundamentos de Economia
- Responsabilidade Social Corporativa
- Diagnóstico Organizacional
- Empreendedorismo
- Estatística Descritiva
- Estratégias de Negociação
- Fundamentos de Marketing
- Hotelaria Hospitalar
Você pode atuar com Gestão Hospitalar em diferentes lugares como laboratórios, residenciais de idosos, unidades básicas de saúde (UBS), maternidades, hospitais públicos e privados, entre outros empreendimentos.
Gestão em Enfermagem
Gestão em Enfermagem é um curso de pós-graduação. Normalmente, ele é indicado para pessoas que fizeram como primeira graduação Enfermagem e querem se dedicar e entender mais sobre como é a parte de gestão, para ter atividades executivas, além de estar na linha de frente com os pacientes.
- Análise e Resolução de Problemas Profissionais – Área Saúde e Bem-estar
- Bioética e humanização em saúde
- Biossegurança e Segurança do Paciente
- Ferramentas Práticas para a Inovação – Área Saúde e Bem-estar
- Auditoria em Procedimentos Médicos e em Contas Hospitalares
- Estratégias de Inovação em Serviços de Saúde
- Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente
Percebe-se que as matérias desse curso são mais voltadas para a área administrativa da enfermagem. Com isso, o(a) profissional tem uma visão mais estratégica da área, podendo trabalhar em clínicas, hospitais e laboratórios.
Gestão Pública com ênfase em Saúde
Outra opção que trazemos para você é o MBA em Gestão Pública com ênfase em Saúde . Essa modalidade é de pós-graduação, ou seja, você precisa ter uma primeira graduação para poder cursá-la.
Confira algumas matérias de sua grade curricular.
- Auditoria em Procedimentos Médicos e em Contas Hospitalares
- Avaliação de Ações em Saúde
- Estratégias de Eficiência Organizacional
- Gestão de Recursos e Processos
- Gestão do Orçamento Público
- Liderança e Motivação de Equipes
- Políticas Públicas
- Saúde Baseada em Evidências
- Análise e Resolução de Problemas Profissionais: Área Saúde e Bem-Estar
- Bioética e Humanização em Saúde
- Estado, Governo e Mercado
Esse curso é para você aprimorar seus conhecimentos de administração no setor da saúde, para auxiliar em seu planejamento, eficiência e eficácia para a população.
Ciências Sociais
A graduação de Ciências Sociais tem o período de 8 semestres com o intuito de formar profissionais que entendam a origem das sociedades e culturas humanas. Confira algumas matérias de sua grade curricular.
- Comunicação
- Fundamentos da Economia
- Meio ambiente, sociedade e cidadania
- Psicologia da educação
- Introdução às ciências sociais
- Educação Inclusiva
- Antropologia: Cultura e Sistema Simbólico
- Política: Estado e instituições sociais
- Sociologia: trabalho e sociedade
Ser cientista social é se preocupar com os diversos grupos da sociedade, fazendo pesquisas, ações governamentais e planos de desenvolvimento para uma população, inclusive pensando da saúde comunitária.
Deu para perceber que trabalhar na área da saúde é um comprometimento com a sociedade. Qual é o seu sonho dentro da Saúde Comunitária? Compartilha com a gente!
Sugestão de leitura: A importância do Networking na área da saúde – Blog | UNIFACS Online