#Graduação

Curso de design: qual escolher?

Já pensou em fazer um curso de Design? Essa é uma ótima opção para quem está em dúvida sobre qual
curso de design
17 min de leitura - há um mês

Já pensou em fazer um curso de Design? Essa é uma ótima opção para quem está em dúvida sobre qual faculdade fazer , gosta de estar sempre em contato com novas atividades e tem interesse em atuar em um time criativo.

Sem contar que a área oferece diversas oportunidades de trabalho, nos mais variados setores do mercado. Por exemplo, para quem gosta de desenhar, mas, ao mesmo tempo, tem muita afinidade com esportes, é possível unir as duas paixões e encontrar um emprego que faz o uso de peças gráficas em campanhas para atletas.

E essa é só uma das diversas possibilidades de carreira para quem é designer. Quer saber mais sobre o que você pode conquistar na vida profissional ao escolher esse tipo de curso? Então, acompanhe este post e tire todas as dúvidas com relação ao assunto!

O que é Design?

Antes de falar sobre as diversas vertentes relacionadas a essa área, vale a pena perguntar: você sabe o que é Design? Pode parecer óbvio, mas quando paramos para tentar conceituar um tema, percebemos que não é tão simples.

Inclusive, esse é um exercício interessante, pois permite entender o principal objetivo dessa linha de atuação. Dessa maneira, é mais fácil decidir se é realmente um tipo de carreira que se alinha às expectativas que você criou ou não. Faz sentido?

Então, vamos lá! “Design”, apesar de ser um substantivo que é muito utilizado na Língua Portuguesa, na verdade, é uma palavra inglesa. O significado literal do termo é “desenho” ou “projeto”.

Contudo, quando vamos falar desse segmento do mercado de trabalho , o conceito é muito mais amplo. Isso porque diz respeito ao processo de criação de algo, seja um produto, um projeto ou, até mesmo, uma ideia. Não é à toa que é muito fácil ver diferentes tipos de designs no dia a dia.

Ou seja, na prática, um designer trabalha nas etapas de ideação e planejamento de algo. Por isso, está envolvido, na maior parte das vezes, na criação de um projeto e nos preparativos para dar vida às ideias que surgiram nessa fase.

Por que fazer um curso na área de Design?

Agora o conceito parece muito mais intuitivo e simples de compreender, não é? Se você, depois dessa explicação, está se perguntando o que leva uma pessoa a decidir construir uma carreira em torno do tema, saiba que há ótimas razões para isso.

Para começar, lembra que falamos que existem diferentes tipos de designs? Isso acontece, principalmente, pela demanda de um setor que se dedica à projeção e ao planejamento durante a criação de projetos. Desse modo, esse trabalho pode estar presente em diversas áreas do mercado, como Administração, Arquitetura , Artes Visuais, Publicidade, Tecnologia da Informação e por aí vai.

Isso mostra uma alta demanda de trabalhos destinados para profissionais designers. Além disso, essa variedade de campos de atuação abre várias portas para a carreira de uma pessoa. Afinal, é possível ter contato com os mais diversos nichos do mercado, conhecendo melhor diferentes segmentos e aprendendo com eles.

Toda essa experiência aumenta o conhecimento e estimula ainda mais a criatividade, além da oportunidade de inovar nos trabalhos realizados. Esse é mais um ponto excelente para quem não tem uma ideia exata de como gostaria que fosse o dia a dia profissional e de pessoas que estão sempre procurando por novas vivências.

Sabe o que mais o Design pode proporcionar? Um ótimo desenvolvimento pessoal, devido às competências comportamentais e socioemocionais que exercita. Por exemplo, para criar um projeto, é necessário ter:

  • organização das ideias e das ferramentas necessárias;
  • inovação e visão de futuro ;
  • precisão, com clareza nos pensamentos e convicção nas ações;
  • pontualidade, a fim de concluir todas as etapas dentro do prazo;
  • raciocínio lógico para resolver os problemas com mais facilidade;
  • inteligência emocional para lidar com os conflitos e desafios que surgem ao longo da rotina;
  • empatia, principalmente durante os projetos em grupo, para ter mais facilidade para lidar com os demais integrantes em um trabalho em equipe.

Quais as vantagens do curso na área?

Ainda não se convenceu de que o curso de Design é para você? Então, que tal avaliar as vantagens que vêm associadas a essa profissão? Assim, é possível refletir melhor sobre as possibilidades e escolher ou não seguir carreira na área.

Para isso, listamos os principais benefícios de se tornar um profissional designer. Confira!

Muitas oportunidades de atuação

Fazer uma faculdade de Design garante que você possa trabalhar nos mais diversos setores do mercado. Por exemplo, é possível ser um designer de animação e ingressar em um projeto de criação de aplicativos de simulação de trânsito ou em outras áreas.

As possibilidades são variadas e existe uma variedade enorme de vagas para os profissionais. Desse modo, é uma graduação com um grande potencial de trazer um retorno positivo para a carreira, devido às diversas oportunidades de empregos que podem aproveitar os conhecimentos de um designer.

Formação versátil

Outra característica interessante do Design é que, durante a faculdade, você aprende mais conteúdos e habilidades que o projeto pedagógico planeja. Não entendeu o que isso significa?

Ao longo dos trabalhos realizados no curso, existe a oportunidade de ter contato com muito mais conhecimentos úteis para a carreira, mas que não dizem respeito diretamente à graduação.

Por exemplo, imagine que você está cursando Design de Interiores e precisa fazer uma atividade acadêmica, que pede para construir uma sala com inspiração na Romênia. Para montar o projeto, é possível aprender mais sobre a cultura do país, entender melhor as tradições e descobrir curiosidades que nunca teria pensado em pesquisar.

Essa característica faz com que você se torne um profissional versátil, com muitos conhecimentos extras e que tem facilidade em trabalhar com os mais diversos temas. Afinal, aprende o que precisa fazer para aprender mais sobre um assunto e aproveitá-lo nos projetos pessoais ou da carreira.

Criatividade todo dia

Já pensou em trabalhar com algo que ama? Essa é uma característica importante para ter mais qualidade de vida e alcançar a realização pessoal. Afinal, diminui o estresse, a insatisfação com a rotina e o medo do futuro profissional.

Se você é uma pessoa criativa e gosta de fazer atividades que estimulam essa habilidade, o Design é um ótimo caminho. Isso porque, independentemente das tarefas realizadas no trabalho, é sempre necessário inovar e ter boas ideias para o projeto em andamento.

Rotina de trabalho flexível

O seu sonho é ter um emprego que não apresenta muita formalidade nas vestimentas, na forma de tratamento dos colegas e nas funções desempenhadas? Essa é mais uma vantagem de quem atua na área do Design.

Dificilmente o dia a dia profissional de um designer é rígido. É claro que existem prazos a serem cumpridos, profissionalismo e responsabilidades envolvidas. No entanto, trata-se de um trabalho bastante flexível no que diz respeito ao modo de se vestir, no relacionamento com o time e na liberdade para criar o que tem em mente.

Inclusive, nem sempre é um tipo de trabalho que precisa ser feito de modo presencial, a depender da vertente do Design escolhida. Dessa forma, é possível estar em qualquer lugar do mundo e contribuir com os projetos.

Possibilidade de trabalhar em equipe

Percebeu um detalhe interessante sobre a profissão de designer? Ao longo deste texto, falamos várias vezes a palavra “equipe”. Isso porque, na maior parte dos projetos, é necessário trabalhar com outros profissionais.

Afinal, as atividades realizadas no Design costumam se complementar com funções de outras profissões. Desse modo, torna-se necessário trabalhar com pessoas das mais variadas áreas de atuação, como programadores, gestores de Recursos Humanos, pedagogos, profissionais da saúde, publicitários, entre outras.

Inclusive, desde o período da faculdade, é possível notar a importância do trabalho em equipe para o Design. Geralmente, as atividades propostas são em grupo e as ideias de um integrante complementam as de outro.

Aprendizado constante

Depois de saber mais sobre essa profissão, é praticamente impossível negar que o designer está sempre em contato com novos conteúdos e conhecimentos. Assim, é possível ter um desenvolvimento intelectual constante.

A cada dia, você pode aprender algo novo, trocar experiências positivas com os colegas de trabalho ou desenvolver uma nova habilidade para desempenhar suas funções. Para quem gosta de estudar, essa é uma excelente opção de carreira.

Quais são as vertentes do Design?

Agora, sim, chegou a hora de conhecer as principais alternativas de curso que você pode fazer para desfrutar de todas essas vantagens e ter um ótimo crescimento profissional.

Tem interesse em saber qual formação pode fazer para se tornar um designer? Então, confira algumas vertentes dessa área!

Design Gráfico

Essa é provavelmente uma das subdivisões mais lembradas. Afinal, esse é um trabalho que está presente no dia a dia de praticamente todas as pessoas. Duvida? Então, pense que, para chegar até esta publicação, você passou por algumas páginas da internet ou redes sociais. Em cada uma delas, há, no mínimo, um trabalho de gráfico feito por um designer.

Afinal, essa é a vertente que vai trabalhar com elementos visuais, como cores, símbolos, fontes, palavras etc., para resolver problemas. Vale destacar que quando falamos em encontrar uma solução, nem sempre tratamos de conflitos complicados, mas do objetivo do projeto.

Às vezes, o problema definido é tornar um produto mais atraente. Dessa maneira, para resolvê-lo, é possível planejar um rótulo mais apropriado para o público-alvo e que expressa a ideia da marca. E é nessa solução que o designer atua.

É claro que esse é só um exemplo, pois o curso superior em Design Gráfico tem como proposta preparar os alunos para montar peças visuais para os mais diferentes destinos, como:

  • criação da identidade visual de uma empresa;
  • elaboração de rótulos;
  • produção de materiais impressos;
  • desenho de ilustrações;
  • montagem de tipografias;
  • planejamento de elementos visuais para páginas virtuais.

Design de Interiores

Você sente que, para estar em paz em um ambiente, precisa de uma boa decoração e organização do espaço? Então, que tal ajudar mais pessoas a terem essa sensação de conforto e bem-estar ao estarem presentes em um local?

É esse o trabalho do designer de interiores. A formação acadêmica busca unir conhecimentos de Arquitetura, Engenharia Civil, Moda e Estética para fazer a composição dos ambientes de forma funcional e visualmente agradável.

É por isso que a graduação em Design de Interiores auxilia no desenvolvimento de habilidades tridimensionais, senso estético, planejamento funcional e atenção à qualidade de vida. Tudo isso para que os conhecimentos e habilidades sejam aplicados na organização harmoniosa de ambientes.

Um designer com essa formação pode atuar no planejamento e na decoração de espaços internos, como salas, estabelecimentos, casas, instituições de saúde, indústrias, entre muitos outros.

Design de Games

Para quem tem interesse em trabalhar com Tecnologia, gosta de programação , quer inovar e acha uma boa ideia contribuir para o entretenimento de diversas pessoas, essa é uma vertente que vale a pena prestar atenção.

O Design de Games tem como objetivo planejar as estruturas envolvidas nos bastidores de um jogo. Quem atua nessa área é responsável por projetar cenários, movimentos, regras, componentes, personagens, animações, entre vários outros elementos de uma simulação digital.

Todas essas criações podem ser aplicadas em várias áreas, não apenas no desenvolvimento de jogos digitais. Sabia disso? Com tendências tecnológicas, como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada, esse trabalho se torna ainda mais importante.

Isso porque a pessoa formada no curso de Design de Games é capaz de criar simulações para a área da Saúde, dos Negócios, da Educação, do Marketing e, é claro, do Entretenimento. Ou seja, trata-se de uma atuação que está em alta no mercado e que pode trazer ótimos resultados para a carreira.

Design de Animação

Essa é uma subdivisão que une conhecimentos do Design Gráfico com o Design de Games, além de muitas outras áreas. Trata-se da parte que cuida da criação de peças visuais, 2D ou 3D, em movimento.

A faculdade de Design de Animação ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades espaciais e visuais para a criação de produções audiovisuais, como:

  • jogos digitais;
  • videoclipes;
  • desenhos animados;
  • efeitos especiais;
  • modelagens e simulações.

Consequentemente, o profissional pode trabalhar com os mais diferentes projetos, dentro das mais variadas áreas. Essa é mais uma atuação versátil e que permite usar muita criatividade no dia a dia.

Design de Produto

Já parou para pensar nos processos envolvidos para que haja um novo lançamento de uma marca? De todas as etapas de produção, o planejamento é uma das mais relevantes e que vai dizer se um item terá ou não sucesso no mercado.

É nessa fase que o designer de produto atua. Esse é o profissional responsável por pensar na funcionalidade, aparência, usabilidade, entre outras características essenciais de um item comercial. Por isso, trabalha na ideação, adaptação e renovação dos objetos de venda de uma marca.

A faculdade de Design de Produto tem como objetivo ensinar conteúdos relacionados à criação de itens tridimensionais, levando em consideração todas as funções envolvidas nesse lançamento. Por isso, prepara alunos para o trabalho em projetos de:

  • indústrias automobilística, cosmetológica, alimentícia e de bens de produção;
  • Marketing;
  • prototipagem;
  • desenvolvimento de dispositivos eletrônicos;
  • entre muitos outros.

Como escolher o melhor curso de Design?

Diante de todas essas opções, ficou em dúvida entre duas ou mais vertentes para seguir carreira? Então, saiba que existem alguns pontos a considerar na hora de escolher a graduação que mais combina com o seu perfil. A seguir, confira algumas dicas que preparamos!

Pense nas suas afinidades

O primeiro passo é pensar naquilo que você gosta e tem facilidade em realizar. Para ajudar, experimente fazer uma lista com as matérias que tirava as melhores notas na escola, as características que as pessoas ao seu redor reconhecem em você, os gostos pessoais e tudo o mais que vier em mente.

Quando achar que a lista já está cheia o suficiente, tente notar o padrão que ela apresenta. Assim, é possível observar os principais conteúdos com os quais tem afinidade e escolher o curso que mais os contempla.

Reflita sobre os planos pessoais

Existem diferentes formas de trabalhar com Design. Dessa forma, é possível ter os mais diversos estilos de vida atuando nessa área. Por isso, é interessante também pensar em como você se imagina daqui a alguns anos.

Tire um tempo para refletir sobre os principais objetivos que tem para a vida pessoal. Com isso, observe qual carreira pode ajudar a alcançá-los com mais facilidade e garantir o futuro que sempre sonhou.

Reconheça suas habilidades

Não são apenas as afinidades que você tem com determinados assuntos que precisam ser consideradas. As habilidades também são pontos relevantes e que apontam uma compatibilidade com determinada vertente do Design.

Por exemplo, se visualizar itens em 3D é algo fácil, isso mostra que você tem inteligência espacial. Desse modo, apresenta ótimas habilidades para lidar com áreas que envolvem objetos tridimensionais, como o Design de Produto e o Design e Interiores.

Ou, então, se usar dispositivos eletrônicos e lidar com funções computacionais complexas não é uma tarefa difícil para você, vale a pena se aproximar das áreas que lidam mais com Tecnologia. Nesse caso, o Design de Games e o Design de Animação parecem combinar mais com seu perfil.

Pesquise sobre o mercado

Há diferentes maneiras de trabalhar com Design, mas algumas áreas podem apresentar mais força, com mais oportunidades de emprego , estabilidade e reconhecimento profissional.

Por isso, é fundamental também fazer uma pesquisa de mercado para saber o que está em alta e quais são as características de cada profissão, como salários, demanda por profissionais, requisitos, entre outras.

Dessa forma, é possível aproveitar essas informações para encontrar o curso que pode trazer mais retornos e ajudar a conquistar as metas profissionais que você definiu.

Observe a grade curricular

Na hora de escolher um curso superior, é muito importante pensar sobre como é o futuro profissional para a área. No entanto, não se pode esquecer do planejamento a curto e médio prazo. Por isso, é necessário também saber como é a graduação.

Uma estratégia excelente é fazer uma análise das disciplinas que compõem a grade curricular do curso. Desse modo, você pode estimar se gostaria ou não da experiência universitária , com base nos conteúdos que seriam aprendidos.

Além disso, essa é uma atitude interessante para saber o que esperar do curso de Design escolhido. Assim, ao encontrar a opção de que mais gosta, é possível entrar na faculdade com mais motivação, foco e interesse pelos conteúdos.

Procure novas áreas de atuação

Como você viu, a profissão designer é bastante versátil e pode se reinventar em diferentes setores. Observar quais são as novidades dessa área e quais atuações os profissionais estão escolhendo no momento também é um passo interessante.

Desse modo, é possível reforçar a pesquisa de mercado e fazer um planejamento de carreira mais eficiente, com base nas informações obtidas. Além disso, essa atitude ajuda a pensar também em áreas que você gostaria de trabalhar e, desde o início da graduação, traçar um caminho para que isso seja possível.

Tenha contato com profissionais da área

Caso tenha dúvidas se gostaria ou não de trabalhar com determinadas atividades, por que não conversar com quem entende sobre o assunto? Encontrar profissionais que atuam nas áreas de interesse ajuda a ter contato com novas opiniões e perspectivas sobre a profissão.

Dessa maneira, você pode ouvir relatos pessoais desses indivíduos e utilizá-los para refletir se é esse tipo de experiência que planejou para a carreira. Com isso, as decisões com relação à graduação vêm com muito mais facilidade.

Como a UNIFACS pode ajudar com isso?

Sabe o que mais pode fazer a diferença e auxiliar a ter sucesso na escolha do curso de Design? Contar com uma instituição de ensino preparada para oferecer tudo aquilo que você precisa para ter um bom crescimento pessoal e profissional .

Nesse contexto, a UNIFACS se destaca, trazendo qualidade acadêmica e metodologia de ensino moderna. Portanto, os alunos têm a oportunidade de se formar com conhecimentos atuais e diferenciais para o mercado , graças a uma preparação de excelência. Não é à toa que mais de 60% dos nossos estudantes saem com emprego.

Há 50 anos na área da Educação, a UNIFACS se tornou referência na Bahia em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD , alcançando nota máxima pelo MEC. Com isso, tem de tudo para se tornar uma grande parceira dos estudos.

E então, agora se sente mais confiante para escolher o curso de Design que mais combina com o seu perfil? Lembre-se de que essa é uma decisão fácil e, por isso, vale a pena considerar todos os pontos que acha indispensáveis em uma profissão. Assim, você garante uma carreira de sucesso trabalhando com o que ama.

Quer saber mais sobre o assunto para acertar na escolha? Então, não vá embora antes de conferir os nossos cursos de Design !