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Conheça o curso da Gestão Comercial EAD da Unifacs

Descubra as possibilidades de atuação no mercado com o curso de Gestão Comercial.
curso de gestão comercial
11 min de leitura - há um mês

O curso de Gestão Comercial capacita os estudantes a atuarem de forma estratégica e eficiente no mercado de vendas e negociações. Ao longo do curso, os alunos adquirem conhecimentos essenciais em áreas como marketing, finanças, logística e gestão de equipes, permitindo-lhes compreender a dinâmica do mercado, identificar oportunidades de negócio e desenvolver habilidades de liderança.

Com uma abordagem prática e voltada para o mundo empresarial, o curso de Gestão Comercial prepara os futuros profissionais para enfrentar os desafios do setor, promovendo o crescimento das empresas e contribuindo para o sucesso das organizações. Afinal, os gestores comerciais desempenham um papel fundamental no sucesso de um negócio.

Para conhecer detalhes sobre a área e a formação acadêmica, acompanhe o conteúdo.

O que é Gestão Comercial?

O termo engloba diversas dimensões relacionadas à administração e estratégias comerciais de uma organização . Em termos gerais, refere-se à aplicação de práticas e técnicas de gestão para planejar, executar e controlar as atividades comerciais de uma empresa, com o objetivo de alcançar metas de vendas, conquistar e fidelizar clientes, e garantir o crescimento sustentável do negócio.

Área de conhecimento

Enquanto saber, a Gestão Comercial se baseia em princípios e conceitos da administração, marketing, economia, finanças e comportamento do consumidor .

A formação nessa área busca capacitar os profissionais para compreender e aplicar estratégias comerciais eficientes, utilizar ferramentas de análise de mercado, gerir equipes de vendas, estabelecer relacionamentos comerciais sólidos e tomar decisões embasadas em dados e informações relevantes.

Dessa forma, a formação em Gestão Comercial proporciona aos estudantes o conhecimento necessário para atuarem de forma competente e bem-sucedida no contexto comercial, seja em empresas privadas, organizações sem fins lucrativos ou mesmo empreendendo seus próprios negócios.

Área de atuação

Na prática, a Gestão Comercial abrange todas as atividades relacionadas à comercialização de produtos ou serviços, incluindo o desenvolvimento de estratégias de marketing , negociação, gestão de equipes de vendas, análise de mercado e concorrência, estabelecimento de parcerias comerciais, entre outras. Basicamente, é um conjunto de atividades relacionadas ao gerenciamento das funções de uma organização .

Quem tem um emprego como gestor comercial desempenha um papel fundamental nesse contexto, sendo responsável por tomar decisões estratégicas, planejar ações, monitorar resultados e promover o desenvolvimento do setor de vendas.

A área envolve direcionamento de recursos, realização de investimentos e outras tarefas que visam melhorar a eficiência e alcançar as metas de um negócio. Abrange, ainda, a construção de relacionamentos sólidos com fornecedores e clientes, bem como a promoção de uma cultura positiva no ambiente de trabalho.

Gerenciar bem um negócio implica em entender o que precisa ser feito para melhorar o crescimento e aumentar as receitas da empresa. Os gestores precisam organizar, planejar, dirigir, administrar e controlar as atividades organizacionais, e seu trabalho também envolve a supervisão diversos aspectos de um negócio, como:

  • finanças;
  • contas a pagar;
  • operações;
  • marketing;
  • recursos humanos;
  • logística .

Formação de relacionamentos

O gerenciamento comercial pode incluir a área de vendas, de modo a facilitar a adaptação desse setor e apontar as principais tendências de negócios que estão em constante evolução. Por outro lado, abarca a promoção de relacionamentos sólidos com prestadores de serviços e clientes, bem como a promoção de uma cultura positiva no ambiente de trabalho.

Funções de supervisão

Essas tarefas são fundamentais para o sucesso e crescimento de uma empresa. O gestor comercial tem a responsabilidade de coordenar e orientar a equipe de vendas, garantindo que todos os processos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização .

Além disso, ele deve monitorar o desempenho dos colaboradores, identificar pontos de melhoria e oferecer suporte para o desenvolvimento das habilidades individuais.

A supervisão também envolve o acompanhamento de indicadores de desempenho, análise de resultados, definição de metas e estratégias de vendas, bem como a resolução de conflitos e a tomada de decisões assertivas. Com suas habilidades de liderança, capacidade de motivação e visão estratégica, o gestor comercial desempenha um papel crucial na maximização dos resultados da equipe e no alcance dos objetivos comerciais da empresa.

Criação de etapas

Os elementos essenciais de uma gestão comercial incluem o planejamento, o desenvolvimento de novas táticas e a criação de etapas acionáveis ​​para atingir os objetivos em um mercado competitivo . Além disso, o gestor que realiza um trabalho eficiente monitora, avalia e controla continuamente todos os procedimentos da empresa para assegurar o uso efetivo dos recursos.

Os gerentes comerciais são responsáveis pela organização das funções e responsabilidades dos colaboradores, as quais são predefinidas de acordo com estruturas da empresa. As operações tecnológicas ajudam a simplificar os trabalhos e funcionam como um elemento-chave da gestão comercial.

Como funciona o curso tecnólogo de Gestão Comercial?

Essa é uma modalidade de graduação que, embora tenha semelhanças com o bacharelado em Administração , se diferencia dele em diversos aspectos .

Enquanto o bacharelado em Administração aborda de forma mais ampla os fundamentos teóricos e práticos da gestão empresarial, o curso tecnólogo de Gestão Comercial tem um foco mais específico no segmento comercial. Ele prepara os alunos para atuarem de forma estratégica na área de vendas, marketing , negociação, distribuição, e outras atividades relacionadas ao comércio.

A formação tecnológica tem uma duração média mais curta, geralmente em torno de 2 anos, e tem uma abordagem mais prática, voltada para as demandas do mercado e do setor comercial.

Os estudantes do curso tecnólogo de Gestão Comercial adquirem conhecimentos especializados e habilidades específicas para lidar com os desafios do comércio, desenvolvendo competências para gerenciar equipes, planejar estratégias comerciais e alcançar resultados de forma eficiente. Portanto, o curso tecnólogo de Gestão Comercial é uma excelente opção para aqueles que desejam uma formação rápida, focada e direcionada para a área comercial.

Grade curricular

As disciplinas estudadas ao longo do curso preparam os futuros gestores para assumirem posições iniciais de gerenciamento ou supervisão em diversos ambientes de negócios. A grade conta com disciplinas relacionadas às ciências sociais aplicadas , fundamentais para quem deseja trabalhar na construção ou expansão de empresas.

Durante o curso, os alunos estudam matérias como:

  • Administração por Categoria de Produtos;
  • Administração do Varejo;
  • Canais de Distribuição;
  • Estoques.

Gestão Comercial EAD

A modalidade a distância do curso também oferece ao aluno uma preparação sólida para atuar em prestadoras de serviços, comércios, indústrias e organizações de todos os portes e setores da economia. Os estudantes aprendem a oferecer consultorias para o comércio em geral, incluindo lojas, ou têm a oportunidade de abrir o próprio negócio, atuar como representantes comerciais, definir pontos de venda e estabelecer preços.

O curso da modalidade EAD tem o mesmo valor que a graduação presencial ou semipresencial , e o diploma recebido ao final da graduação é reconhecido pelo MEC. Além disso, permite que o futuro gestor estude quando e onde quiser, usando seu celular ou computador. Os alunos têm acesso a:

  • laboratórios virtuais;
  • simuladores;
  • aulas interativas;
  • avaliações e trabalhos online.

Mensalidade

Caso você esteja interessado em fazer o curso tecnólogo Gestão Comercial na UNIFACS, saiba que é uma escolha certeira para aprimorar suas habilidades. As mensalidades da instituição são acessíveis e custam a partir de R$ 150,00. Não deixe de consultar as condições comerciais na sua região.

Formas de ingresso

Existem várias formas de ingressar no curso de Gestão Comercial, e certamente uma delas se encaixará em seu perfil. Veja algumas opções disponíveis na Universidade Salvador para iniciar sua jornada de estudos o mais breve possível!

Vestibular

Os alunos podem ingressar na UNIFACS por meio dessa avaliação, que é um método tradicional. O procedimento é virtual , bastando se inscrever no Portal do Candidato , realizar os testes e receber os resultados em casa. O agendamento da prova é feito pelo site oficial da universidade , onde você pode escolher o dia e horário desejados.

Ao agendar o horário, o candidato recebe um link por e-mail para iniciar a prova. Após responder às perguntas, o resultado é disponibilizado e já é possível fazer a matrícula pelo WhatsApp, com a ajuda dos profissionais de atendimento da UNIFACS. O processo de entrada é simplificado para que todos tenham a oportunidade de acessar cursos inovadores e atualizados.

Nota do Enem

Os candidatos também podem ingressar na UNIFACS utilizando a pontuação obtida no Enem e, assim, receber uma bolsa de estudos integral . Essa é uma opção muito utilizada por quem deseja ingressar em uma instituição de Ensino Superior, mas não tem recursos financeiros para pagar as mensalidades.

A universidade aceita os programas do governo federal , como o Programa Universidade para Todos ( PROUNI ), o Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ) e o Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ).

Para se matricular, basta se inscrever no site da UNIFACS, preencher a ficha de inscrição com todos os dados solicitados e finalizar o processo agendando a matrícula.

Transferência externa

A transferência de outra instituição é uma alternativa para estudantes que desejam cursar Gestão Comercial na UNIFACS. Isso se aplica a alunos que já estão estudando em outra instituição e desejam mudar para a UNIFACS para continuar o Ensino Superior. Eles não perderão o que já cursaram, pois há a possibilidade de aproveitamento das disciplinas .

Para ingressar na UNIFACS por meio de transferência , o estudante de outra instituição passa por um processo completamente online. Tudo é realizado por meio do site, onde o aluno se inscreve na transferência externa, seleciona o curso de Gestão Comercial e envia os documentos solicitados. Em seguida, basta aguardar a análise e o resultado.

Quais são as vantagens de estudar na UNIFACS?

A UNIFACS é uma instituição renomada, que oferece o curso de Gestão Comercial. Seu currículo é focado no preparo de gestores para o gerenciamento de negócios de diferentes portes, desde pequenas empresas até grandes corporações.

A formação proporciona aos alunos a capacidade de realizar análises técnicas e financeiras, transações comerciais, compreender o comportamento do consumidor, trabalhar com publicidade, direcionar marcas e muito mais.

A seguir, apresentaremos os principais benefícios oferecidos pela UNIFACS aos estudantes que escolhem realizar o curso de Gestão Comercial ou outras opções disponíveis!

Alta qualidade

A UNIFACS é conhecida por sua inovação e se compromete em oferecer ensino de altíssima qualidade, utilizando métodos que facilitam a aprendizagem e formam gestores globais. Com mais de 50 anos de atuação, a universidade está empenhada em antecipar as tendências do mercado, ampliando a visão desses profissionais.

Tradição

Fundada em 1972 e ampliada em 1980, a UNIFACS é uma instituição de tradição que se destaca como a melhor parceira para o crescimento profissional. Graças à sua internacionalidade, compromisso com o desenvolvimento regional e competência, recebeu o credenciamento junto ao MEC em 1997 e foi recredenciada em 2017 com a nota máxima .

Inovação contínua

Os alunos que optam pelo curso de Gestão Comercial EAD da UNIFACS têm acesso a uma infraestrutura moderna e a padrões educacionais atualizados . Os professores são experientes e capacitados para estabelecer uma conexão profunda dos estudantes com o mercado de trabalho . Dessa forma, os futuros gestores têm a confiança de que estão estudando para garantir um futuro promissor.

Infraestrutura aprimorada e reconhecimento

A UNIFACS conta com uma estrutura ampla e eficaz, que inclui bibliotecas físicas e online, laboratórios e salas de aula que seguem padrões internacionais . Por meio de investimentos contínuos e constantes em tecnologia e da oferta de ensino de qualidade, a universidade alcançou notas máximas na maioria dos cursos oferecidos aos alunos, além de obter destaque nas avaliações do MEC .

Em conclusão, o curso de Gestão Comercial da Universidade Salvador é uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam se destacar no mercado e alcançar o sucesso profissional. Com uma formação de alta qualidade, baseada em inovação e tradição, os estudantes têm acesso a uma infraestrutura moderna, corpo docente capacitado e uma abordagem dinâmica que os prepara para os desafios do mundo dos negócios.

Além disso, a universidade oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades gerenciais, formação de redes de contatos e aquisição de conhecimentos técnicos e práticos indispensáveis para atuar no campo comercial. Seja para atualizar seus conhecimentos, ampliar suas oportunidades de carreira ou liderar equipes com excelência, o curso de Gestão Comercial da UNIFACS é uma escolha inteligente e promissora.

Deseja obter mais informações sobre essa formação? Acesse a página do curso tecnólogo de Gestão Comercial!