O mundo do trabalho está cada vez mais especializado. Além disso, com tantos profissionais capacitados, a graduação deixou de ser um diferencial e é quase um pré-requisito para boas colocações. Então, é hora de ir um pouco além e fazer uma pós. Por isso, a especialização em Arquitetura é uma excelente pedida.
Profissionais com conhecimento aprofundado sobre determinada área são mais valorizados no mercado. Assim, a pós-graduação proporciona um grande destaque no currículo, ainda mais em setores com tantas possibilidades de foco como o da Arquitetura e Urbanismo.
Além disso, a pós proporciona a atualização dos conhecimentos, o que é fundamental em uma área tão sensível à inovação. Então, continue a leitura e entenda como escolher a melhor especialização para você!
Por que fazer especialização em Arquitetura?
Fazer uma pós-graduação é uma ótima opção para profissionais que desejam aprofundar conhecimentos e habilidades em áreas específicas de sua formação. Existem várias razões para isso. Veja só alguns dos motivos pelos quais a especialização é muito bem-vinda na carreira de Arquitetura e Urbanismo !
Aprofundamento do conhecimento técnico
Uma especialização em Arquitetura permite que os profissionais alcancem ainda mais domínio técnico em áreas específicas do setor , como design sustentável, construção de edifícios de alta tecnologia, planejamento urbano e muito mais.
Melhores oportunidades de trabalho
Uma especialização abre portas em ramos especializados, como o de Arquitetura Hospitalar ou Cidades Inteligentes. Esse alto direcionamento na atuação contribui para crescer profissionalmente , tornando o perfil mais atraente para clientes e empresas públicas ou privadas interessadas em projetos arquitetônicos.
Desenvolvimento de uma rede de contatos
A pós também é uma excelente oportunidade de fazer networking , já que você tem a oportunidade de fazer contato com colegas já inseridos no mercado e com um conhecimento significativo do setor. Isso significa trocar colaborações, conhecimentos e indicações bastante promissoras para o sucesso da sua carreira.
Atualização de conhecimentos
Em um mundo cada vez mais dinâmico e tecnológico, a reciclagem da formação é fundamental para que o profissional se adapte às mudanças do mercado e não fique obsoleto na carreira. Ainda mais no setor de Arquitetura e Urbanismo, que é bastante sensível às inovações .
Afinal, estamos falando de uma área que dialoga de perto com as tendências estéticas, o desenvolvimento de novas tecnologias e as demandas da sociedade.
Mudança de carreira
Quando começamos nossa trajetória profissional, nossas experiências vão moldando o currículo e direcionando nossa carreira para algum lado. Assim, você pode se ver trabalhando somente com residências de alto padrão, por exemplo, porque um projeto leva a outro.
Por causa disso, pode ser difícil mudar o foco da atuação somente com a prática profissional. Uma das motivações mais comuns para fazer uma especialização é justamente o de alterar os rumos da carreira .
O certificado da pós mostra ao mercado que você pode trabalhar com outra área, sobre a qual tem domínio, mesmo que as as experiências anteriores tenham sido em outro ramo.
Curta duração
Um dos grandes atrativos dessa formação é que ela dura poucos semestres. Muitos cursos de pós-graduação do tipo lato sensu , que inclui as especializações e o MBA, podem ser concluídos entre 6 meses e dois anos . Isso quer dizer que ela proporciona grandes vantagens para a carreira em um curto espaço de tempo.
Flexibilidade da EAD
Além de ser rápida, a especialização tem como vantagem a ampla oferta de cursos de educação a distância . Essa modalidade é muito atrativa para pós-graduandos, pois, em geral, trata-se de um público que já tem grandes compromissos profissionais para conciliar com os estudos. Como a EAD proporciona flexibilidade na rotina , ela ajuda a driblar a falta de tempo.
Quais são as principais especializações em Arquitetura?
Existem diversas opções de pós-graduação nesse setor. Então, vale a pena conhecer as principais delas para explorar as possibilidades e tomar uma decisão bastante alinhada às suas preferências e objetivos. Veja só!
Design de interiores
O principal objetivo aqui é planejar e projetar espaços internos para torná-los mais funcionais, esteticamente agradáveis e seguros para as pessoas que os utilizam. Essa área de atuação envolve a combinação de habilidades criativas, técnicas e analíticas.
É uma excelente opção de pós para quem ficou na dúvida entre fazer Arquitetura ou Design de Interiores na graduação, pois une o melhor das duas áreas. Durante o curso, os estudantes têm contato com conhecimentos aprofundados sobre:
- ergonomia;
- materiais e acabamentos;
- iluminação;
- sustentabilidade,;
- tendências de mercado.
Além disso, a pós-graduação em Arquitetura e Design de Interiores contribui com o desenvolvimento de habilidades em gestão de projetos, liderança de equipes e comunicação com clientes e fornecedores.
Arquitetura sustentável
Sustentabilidade é um conceito que se refere à capacidade de um sistema ou processo de se manter em equilíbrio ecológico no longo prazo. Então, essa especialização se concentra na concepção de edifícios com materiais, técnicas e tecnologias que minimizam o impacto ambiental.
Além disso, os projetos devem levar em consideração a qualidade de vida da população e o uso eficiente de recursos financeiros, pois a sustentabilidade também engloba as dimensões social e econômica.
Durante o curso, os estudantes aprendem sobre:
- tecnologias construtivas ecoeficientes;
- uso de materiais sustentáveis;
- sistemas de captação e reutilização de água;
- sistemas de geração de energia renovável;
- soluções de conforto ambiental, entre outros pontos.
Arquitetura paisagística
Esta especialização envolve o design, o projeto e a manutenção de espaços verdes, como jardins, parques, praças e áreas de lazer. O paisagismo é uma área multidisciplinar que combina conhecimentos de Botânica, Arquitetura, Engenharia, Ecologia e Arte para criar espaços verdes funcionais e esteticamente atraentes.
No curso de Arquitetura paisagística, há aprofundamento da formação em:
- técnicas de paisagismo;
- escolha de plantas e materiais;
- gestão de projetos externos;
- impacto ambientaais;
- negociação com entidades públicas para a construção de parques;
- conhecimentos de botânica etc.
Cidades inteligentes
Essa é uma das melhores especializações em Arquitetura atualmente, pois vai ao encontro de uma demanda crescente na sociedade: a do planejamento mais eficiente de aglomerados urbanos . Ela pode ser considerada uma “irmã” da pós em sustentabilidade.
A ideia é a mesma: promover projetos estratégicos em relação aos recursos ambientais, econômicos e sociais. No entanto, enquanto na especialização citada anteriormente o foco eram edifícios, aqui estamos falando da dimensão da rua, do bairro e da cidade.
As cidades inteligentes (ou smart cities , em inglês) são cidades que utilizam tecnologia e inovação para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, tornando o ambiente urbano mais eficiente, sustentável, automatizado e conectado.
O arquiteto e urbanista especializado em cidades inteligentes tem domínio de soluções como:
- sensores de monitoramento de tráfego;
- estrututas de transporte público integradas e eficientes;
- tecnologias de comunicação e informação;
- mobilidade urbana;
- eficiência energética em sistemas de iluminação pública e de monitoramento da qualidade de ar e de água etc.
Arquitetura Comercial e Visual Merchandising
Essa especialização se concentra no projeto de edifícios voltados para fins comerciais, como lojas, shopping centers, restaurantes, hotéis, entre outros. Durante a pós, os profissionais se aprofundam em temas relacionados à área, aprendendo a compor projetos arquitetônicos que contribuam com os objetivos mercadológicos.
Então, a pós em Arquitetura Comercial traz matérias como:
- estudos de mercado e análise de público-alvo;
- projeto de interiores comerciais;
- conceitos de branding e identidade visual;
- gestão de projetos de arquitetura comercial;
- normas técnicas e regulamentações;
- ergonomia e conforto ambiental.
Neuroarquitetura
Essa pós-graduação a é uma especialização une os campos da Arquitetura e da Neurociência, buscando compreender como o design dos espaços pode afetar o comportamento humano, a cognição e a saúde mental das pessoas que os utilizam.
Durante a especialização em Neuroarquitetura, os alunos aprendem a aplicar conhecimentos de neurociência na prática do planejamento de espaços. Os projetos podem se relacionar à redução do estresse, ao aumento da concentração e a criatividade, à melhora do sono e do humor, entre outros fins.
Arquitetura de Patrimônio
Essa especialização envolve a preservação e conservação de edifícios , bem como a concepção de novas construções que se relacionem à produção histórica e cultural de um lugar.
O patrimônio arquitetônico inclui desde edifícios históricos, como igrejas, palácios, museus, teatros e casas antigas, até construções mais modernas, como arranha-céus e edifícios contemporâneos que têm valor cultural e arquitetônico.
O curso tem como objetivo capacitar os profissionais para lidar com:
- projetos de restauração e conservação de monumentos históricos;
- legislação e normas para conservação do patrimônio cultural;
- técnicas de restauro;
- análise de materiais;
- projetos de intervenção em edifícios históricos.
Arquitetura Hospitalar
Essa pós direciona a atuação do profissional para projetos de hospitais, clínicas e centros de tratamento . Trata-se de uma área em crescimento, já que cada vez entendemos mais que a concepção arquitetônica se relaciona à eficiência de serviços.
Na formação em Arquitetura Hospitalar , os profissionais se aprofundam em:
- normas e regulamentos técnicos para edifícios de saúde;
- planejamento de espaços hospitalares;
- tecnologias médicas e inovação em saúde;
- ergonomia, humanização e conforto ambiental, entre outros.
Gestão de Projetos e Escritórios em Arquitetura
Por último, essa é uma especialização mais interessante para quem gosta da atuação mais administrativa. É possível aproveitar esse curso para melhorar os resultados atuais ou, ainda, utilizá-lo como base para uma iniciativa empreendedora , trabalhando com consultoria ou prestação de serviços.
No curso de Gestão de Projetos de Arquitetura , são abordados tópicos como:
- planejamento estratégico;
- gerenciamento financeiro;
- liderança;
- marketing para Arquitetura;
- negociação;
- gestão de projetos;
- relacionamento com clientes e fornecedores.
Como está o mercado de trabalho?
Em geral, o mercado de trabalho para arquitetos e urbanistas é bastante competitivo. Justamente por isso, a diferenciação do perfil e do currículo é tão importante. Há muita oportunidade de sucesso e de altos ganhos, mas é preciso se destacar.
No Brasil, o setor de construção civil tem passado por alguns desafios nos últimos anos, devido à crise econômica que tem afetado o país nos últimos anos e, em especial, aos agravos durante a pandemia de Covid-19. No entanto, com a retomada do crescimento econômico, o mercado de trabalho tem perspectivas otimistas pela frente.
Com o crescimento da demanda por soluções sustentáveis e tecnológicas nas construções e na gestão urbana, os arquitetos e urbanistas estão cada vez mais atuando em áreas como eficiência energética, projetos de edificações verdes e cidades inteligentes .
Então, essas são boas pedidas de especialização. Além disso, quem quer direcionar a carreira para estilos ou tipos de projetos específicos precisa de capacidade de inovação, atualização constante e networking . Esses são outros motivos pelos quais fazer uma pós-graduação é muito relevante no mercado atual.
Como escolher no que se especializar?
Agora que você já conhece os principais cursos de pós-graduação na área de Arquitetura e Urbanismo, veja só algumas dicas para escolher um!
Considere interesses e habilidades
Pense sobre quais área com as quais você mais se identifica e/ou gostou de trabalhar. Se ainda tem pouca experiência no mercado, leve em conta a afinidade que você teve com as matérias durante o curso de graduação, estágios e trainees .
Pesquise as diferentes áreas da Arquitetura
Leia sobre as diferentes especializações, assista a palestras e participe de eventos do setor para ter mais informações sobre as áreas específicas. Procure também por cursos livres que tenham a ver com as possibilidades de especialização, além de conversar com colegas especialistas.
Analise as oportunidades de mercado
Pesquise as expectativas de trabalho para cada especialização de seu interesse. Isso também se relaciona à localidade: às vezes, uma mudança de cidade, de estado ou até mesmo de país pode ser muito bem-vinda para explorar oportunidades e setores em alta.
Avalie as metas de longo prazo
É fundamental considerar os planos de carreira na hora de escolher uma pós-graduação. Afinal, essa etapa da formação pode ser decisiva para que você alcance essas metas.
Por exemplo, se você gosta da área de gestão, é melhor optar por um curso de MBA em Arquitetura EAD, que é justamente direcionado para habilidades de administração e liderança.
Você também pode levar em conta o direcionamento da carreira para áreas com maior expectativa de ganhos financeiros ou para uma atuação que contribuiria mais com a realização pessoal.
Escolha a modalidade que se encaixa na rotina
Por fim, confira as possibilidades para encaixar a especialização na sua rotina. Existem vários cursos de pós graduação em Arquitetura EAD que, como dissemos é ideal para quem quer mais flexibilidade na organização dos estudos . Lembre-se da importância de escolher universidades com um ensino digital de alta qualidade .
Já sabe qual especialização em Arquitetura mais combina com você? Como você viu, a pós-graduação traz muitas vantagens e proporciona um grande desenvolvimento profissional e pessoal. Então, siga nossas dicas para escolher a mais adequada para seus planos de carreira.
Confira nossos cursos de pós-graduação e faça uma especialização de excelência!