#Institucional

Faculdade, centro universitário e universidade: diferenças e como escolher

Sonha em fazer um curso de nível superior? Essa é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para que você possa ter
Faculdade, centro universitário e universidade: qual a diferença?
5 min de leitura - há um mês

Sonha em fazer um curso de nível superior? Essa é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para que você possa ter acesso às melhores vagas do mercado e construir uma carreira promissora em uma área de interesse. No entanto, esse é um processo cheio de desafios, sendo a compreensão dos conceitos o principal deles.

Quando alguém decide cursar o ensino superior, é comum que surjam dúvidas sobre vestibular , formas de ingresso e, até mesmo, os tipos de graduações existentes. Outro tema bem recorrente entre as perguntas dos futuros alunos é a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade.

É isso mesmo! Esses conceitos não são sinônimos, sabia? Pensando nisso, preparamos um conteúdo prático para ajudar a entender quais são as características de cada uma dessas instituições. Boa leitura!

O que é uma faculdade?

Começaremos pelo termo mais difundido entre os três. Essa palavra é utilizada, até mesmo, como sinônimo de “curso de nível superior”, ou seja, ela é bem famosa. Mas o que significa, na prática?

As faculdades representam o maior número de instituições de ensino superior do Brasil: mais de 80%, de acordo com dados fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Governo Federal.

A principal característica de está em sua especificidade. Normalmente, esse tipo de instituição está focada em uma única área do estudo e, consequentemente, há uma menor oferta de cursos disponíveis. Ela também:

  • precisa ter alguns professores com títulos de especialista;
  • não precisa oferecer pesquisas;
  • pode ou não oferecer cursos de pós-graduação ;
  • demanda autorização do MEC (Ministério da Educação) para a criação de cursos e muito mais!

E uma universidade?

Todas foram, um dia, faculdades que evoluíram com o tempo e se tornaram mais abrangentes. Muitas vezes, faculdades diferentes se uniram em um único polo e, com essa integração, se transformaram em universidades.

Essas são instituições de ensino com maior abrangência de áreas de estudos e, consequentemente, muito mais cursos disponíveis. Outras características importantes são:

  • tem a obrigatoriedade de conter professores com títulos de mestrado e doutorado;
  • precisa oferecer pesquisas;
  • não precisa de autorização do MEC para criar novos cursos;
  • deve oferecer cursos de pós-graduação, entre outros.

Qual é a diferença entre faculdade e universidade?

As primeiras são mais específicas e têm menos obrigatoriedades em relação à oferta de oportunidades, mas também são mais limitadas frente ao MEC.

Já as universidades, por sua vez, têm mais autonomia. Ao mesmo tempo, há maiores obrigações para se enquadrar nessa categoria.

O que é centro universitário?

Por fim, temos mais uma categoria de instituição de nível superior: os centros universitários. Eles se encontram entre as faculdades e as universidades, trazendo um pouco das características de cada uma delas.

De modo geral, ele:

  • tem certa parcela de seu corpo docente com títulos de mestrado e doutorado;
  • oferece cursos em diferentes campos do estudo;
  • não precisa de autorização do MEC para a criação de novos cursos.

Quais são as principais diferenças e semelhanças entre faculdade, centro universitário e universidade?

Como vimos, as diferenças e semelhanças entre faculdade, centro universitário e universidade são relacionadas às qualificações do corpo docente, a sua relação com o Ministério da Educação, os tipos de cursos ofertados na instituição e outros pontos.

Se fôssemos posicioná-las em uma hierarquia, começaríamos pelas faculdades, que são mais simples em estrutura e têm menos autonomia. Em seguida, falaríamos sobre os centros universitários e, por fim, sobre as universidades, que são as instituições com maiores obrigações em relação aos cursos ofertados e outros detalhes.

Há outro tipo de diferenciação em nível superior?

Sim! Agora, você vai conferir algumas outras diferenças que podem cruzar o seu caminho ao longo dessa jornada. Vamos lá?

Modalidade de ensino

  • presencial: aulas exclusivamente ministradas no prédio da instituição de ensino;
  • semipresencial (ou híbrido): aulas ministradas tanto presencialmente quanto online;
  • 100% digital (ou a distância ): aulas ministradas exclusivamente por meio de plataformas digitais, com um diploma EAD completamente válido.

Cada uma das modalidades acima traz as suas vantagens e desvantagens, assim como particularidades que podem ou não se encaixar na rotina de cada estudante. Pesquise mais sobre cada uma delas e veja qual combina com seu perfil!

Tipo de graduação

Eles são divididos entre as seguintes categorias:

  • bacharelado: tipo de curso com duração de mais de quatro anos;
  • licenciatura: cursos com duração média de quatro anos, cujo objetivo é formar professores;
  • tecnólogo: cursos mais rápidos (com duração entre dois e três anos).

Apesar disso, todos têm diplomas igualmente válidos e que garantem ao aluno o título de pessoa formada em um curso de nível superior.

Como escolher a melhor opção?

Não há uma resposta única para essa pergunta. A verdade é que cursos de faculdade, centro universitário e universidade podem ser igualmente incríveis, com boa infraestrutura, ótimos docentes e grades curriculares bem pensadas para a carreira dos estudantes.

O ideal é que você dê atenção aos seguintes pontos na hora de escolher:

  • qualidade dos professores;
  • infraestrutura;
  • reputação da instituição;
  • nota do curso no MEC;
  • relatos de ex-alunos;
  • posicionamento no mercado;
  • grade curricular, entre outros.

Analise o curso individualmente e a instituição, mas não se apegue tanto a essas divisões. O importante é escolher uma graduação de qualidade, que seja uma ótima adição ao seu currículo e possibilite o seu crescimento pessoal e profissional.

É muito importante levar em consideração seu perfil vocacional, suas habilidades e desejos e escolher a carreira com a qual você mais se identifica. Analise também como as instituições conectam o conteúdo programático às demandas de mercado e como você pode crescer com essa ponte entre educação superior e trabalho.

Gostou de conhecer essas diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade, além de descobrir algumas semelhanças que eles compartilham entre si? Agora, é hora de buscar a melhor oportunidade para a vida profissional e caminhar rumo a uma carreira de muito sucesso.

Para não perder nenhuma novidade do nosso blog e continuar se informando com dicas de carreira e vestibular, aproveite e assine a newsletter da UNIFACS! Assim, você recebe notificações via e-mail sobre publicações que serão úteis para o seu preparo nesse momento!