
Quer conhecer mais sobre como funciona a faculdade de Publicidade e Propaganda , mas não sabe o que deve avaliar a respeito do curso? Pois saiba que isso é mais comum do que parece. Afinal, muitos pré-vestibulandos ficam ansiosos e, por conta de falta de orientação e de suporte nessa fase repleta de decisões importantes, acabam pesquisando apenas informações genéricas e até mesmo desatualizadas.
Diante disso, resolvemos ajudar com um artigo que traz os principais pontos sobre a formação e a área de Publicidade e Propaganda. Assim, você pode avaliar melhor se essa é ou não a carreira que deseja seguir. Confira!
O que é Publicidade e Propaganda?
Primeiramente, é preciso entender que esse campo conta com duas ramificações . São atividades que se complementam, mas têm propósitos distintos.
A Publicidade é a área que se dedica à divulgação, à expansão e à consolidação de negócios no mercado por meio de anúncios que visam a atrair e fidelizar clientes, além de melhor posicionar esses serviços diante da concorrência. Já a Propaganda se dedica à promoção de ideais, convicções, conceitos e afins, que podem ser de origem política, religiosa, econômica, legal, social e cultural.
É por isso que ela é voltada especificamente para órgãos do Estado, partidos políticos, congregações religiosas, organizações não governamentais, instituições filantrópicas e por aí vai. Ao se formar nessa graduação , você pode trabalhar com as duas atividades ou focar apenas uma delas.
Quais os objetivos?
A área de Publicidade e Propaganda visa à influência social, à geração de tendências de consumo e à construção de novos hábitos para a população — o que inclui desde o comportamental até o econômico.
Portanto, é uma área que busca proporcionar mudanças, que transformam não só o modo como o mercado opera e o que comercializa, mas principalmente como o indivíduo e a sociedade pensam, agem e gastam/investem o dinheiro.
Como anda o mercado de trabalho?
O setor está aquecido e com múltiplas oportunidades de atuação. Uma pesquisa divulgada em 2024 pelo G1, acerca das profissões com maior empregabilidade no país , atesta isso. A área de Publicidade e Propaganda ficou em 10º lugar entre as mais bem posicionadas.
Esse resultado não é à toa, já que, fora agências de publicidade, você pode atuar em organizações dos mais diferentes setores, instituições e entidades públicas, partidos políticos, escritórios de consultoria em marketing e publicidade, em empresas de comunicação etc.
Fora tudo isso, ainda há o fato de que, além da mídia tradicional (como TV, jornal, revista e rádio), a internet se torna cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Com isso, mais companhias vêm investindo em campanhas e ações digitais.
Como funciona a faculdade de Publicidade e Propaganda?
Aqui, reunimos algumas das principais características da graduação para que você saiba como ela funciona, quanto tempo dura e para quais possibilidades de atuação ela prepara você. Acompanhe!
Duração
O bacharelado em Publicidade e Propaganda dura oito semestres . Esse tempo de formação é o mesmo para as diferentes modalidades do curso. Portanto, você pode estudar no presencial, no semipresencial ou na modalidade live que o prazo mínimo para obter o seu diploma será o mesmo (quatro anos).
Matérias
As Unidades Curriculares da graduação em Publicidade e Propaganda se dividem em três grandes eixos: estudo de mercado, desenvolvimento e realização de campanhas e conhecimento de setores e práticas da profissão.
Portanto, são temas distintos entre si, mas que também se conectam para proporcionar uma formação completa ao futuro publicitário. Abaixo, mostramos algumas dessas Unidades Curriculares:
- Narrativas e Produção Transmídia;
- Projetos Multiplataforma;
- Linguagens e Relações Estéticas;
- Gestão de Marketing;
- Comportamento, Consumo e Tendências;
- Imagem e Identidade Visual;
- Análise de Dados e Big Data.
Habilidades necessárias
O curso de Publicidade e Propaganda envolve muitos projetos, trabalhos e atividades nos quais você e a sua turma desenvolvem anúncios e ações experimentais. Por isso, é necessário que você tenha ou, pelo menos, dedique-se a trabalhar algumas competências que vão ser úteis durante a vida acadêmica.
Por exemplo: dinamismo, criatividade, comunicação clara e direta, conhecimento de Português, boa gestão de recursos, facilidade para trabalhar com outras pessoas e domínio de recursos digitais (como softwares e sites de edição de imagem e vídeo).
Conteúdos interdisciplinares
Além das matérias específicas do curso, é comum que a sua matriz curricular tenha conteúdos que dialoguem com outros conhecimentos e práticas que você, certamente, usará ao longo do seu exercício profissional.
Isto é, que sejam interdisciplinares com outros campos do saber. Eles, geralmente, envolvem tópicos de Economia, Marketing, Audiovisual, Administração, Letras e, inclusive, Psicologia.
Possibilidades de atuação
A carreira enquanto publicitário pode seguir diferentes caminhos a depender dos seus interesses profissionais — e a universidade capacita você para todos eles. Por exemplo, há aqueles indivíduos que se formam e atuam com marketing e branding de marcas.
Já outros focam a parte de criação de campanhas que contam com redação e direção de arte. Alguns preferem assumir atividades mais operacionais, como planejamento, contato com mídias e atendimento e captação de clientes para agências de publicidade. Há ainda os que preferem atuar exclusivamente com o online, com a gestão de mídias sociais e assessoria em propaganda virtual. Portanto, possibilidades não faltam.
Quais os diferenciais da faculdade de Publicidade e Propaganda da UNIFACS?
Os professores do curso são mestres e doutores com experiência reconhecida, e a matriz curricular da formação é alinhada com as atividades e funções do publicitário no mercado.
Além disso, os alunos da UNIFACS têm acesso a bolsas de estudo do Prouni, além de financiamento pelo Fies e pelo Pravaler. Para completar, a instituição conta com uma iniciativa própria: o Facilita UNIFACS . Um programa em que você paga a primeira mensalidade com um valor reduzido e ainda consegue condições específicas para as duas mensalidades seguintes.
Inclusive, você conta com um acesso plural ao Ensino Superior na UNIFACS. Isso porque você pode ingressar pelo vestibular (tradicional ou simplificado), pela nota do Enem, por transferência de outra instituição e como aluno de segunda graduação.
A faculdade de Publicidade e Propaganda é uma escolha segura para quem visa à empregabilidade, à atuação em diferentes setores e às atividades que transformam tanto o mercado quanto a sociedade. Portanto, se é isso que você busca para a sua carreira, a sua decisão pela área será bastante tranquila.
Quer estudar Publicidade e Propaganda na UNIFACS? Então, não perca tempo e garanta a sua matrícula!