O feminismo é uma luta social que, felizmente, tem ganhado cada vez mais espaço. E vem sendo representada por mulheres de todas as etnias, crenças, classes sociais, idades e carreiras.
Mas, afinal, como tudo isso começou? E quais são os pilares do feminismo? Essa é uma resposta complexa, mas que pode ser respondida tanto a partir de estudos sobre a história das feministas quanto por meio de mídias, como livros e, claro, filmes!
Ao longo da nossa conversa, você vai poder conferir algumas ideias de filmes feministas. Essas obras são uma ótima maneira de passar o tempo enquanto aprende. Lembrando que esse tipo de conhecimento é fundamental para os vestibulares e para a vida. Boa leitura!
O que é feminismo?
É uma luta (ou movimento) social caracterizada pela defesa e busca pelos direitos das mulheres. O objetivo é garantir não só direitos semelhantes aos dos homens, mas também, uma existência livre de preconceitos e amarras ocasionadas por conta do sexo e do gênero de identificação dessas pessoas.
Por que assistir a filmes sobre esse tema?
Estudar sobre assuntos como feminismo é algo que requer tempo e dedicação. Por isso, ver filmes sobre o assunto é uma maneira fácil e rápida de aprender conceitos importantes e se informar!
Além disso, por meio dessas histórias, conseguimos nos identificar melhor com as pessoas retratadas na tela. Esse é, portanto, um bom caminho para melhorar o alcance da mensagem passada.
Confira 7 opções de filmes feministas
Agora, é hora de conhecer algumas obras incríveis sobre feminismo e igualdade de gênero . Vamos lá?
1. Feministas: o que elas estavam pensando
Para começar a nossa lista, temos a obra “Feministas: o que elas estavam pensando” , que traz recortes e reflexões sobre o movimento a partir de fotografias tiradas de militantes nos anos 70.
O documentário permite o encontro da diretora com algumas das mulheres retratadas nas imagens. Nos bate-papos, elas discutem assuntos importantes sobre a vida, além dos detalhes de como a percepção de cada uma delas sobre o feminismo mudou ao longo das décadas.
Disponível em: Netflix .
2. She’s Beautiful When She’s Angry
O título do documentário fala sobre uma frase ouvida por muitas mulheres: “ela fica linda quando está brava”. Esse tipo de comportamento representa uma sociedade machista que, ao mesmo tempo, apaga os sentimentos das mulheres, enquanto debocha deles.
O documentário fala sobre o movimento feminista de 1960, trazendo preciosas informações históricas e explicando quais foram os primeiros passos dessa luta que perdura até os dias atuais.
Disponível em: Prime Video .
3. As Sufragistas
As Sufragistas é um filme de ficção, mas que retrata um momento histórico importantíssimo para as mulheres: as primeiras lutas sobre o assunto, que aconteceram na Inglaterra, em 1912.
O estopim? A ausência do direito ao voto feminino e a opressão que as mulheres sofriam no ambiente de trabalho, além de outros aspectos da vida delas. Esse é o começo de uma história marcada por perdas, luta e perseverança, palavras que definem a vida de todas as mulheres, independentemente de qual origem tenham.
Disponível em: Globo Play .
4. Histórias Cruzadas
Quem cuida dos filhos das babás quando elas estão criando as crianças dos patrões? A desigualdade social gera um ciclo sem fim de sofrimento, levando a um paradoxo triste de ser observado: há mulheres que deixam de criar os próprios filhos (no quesito emocional) para poder sustentá-los, financeiramente falando.
É sobre isso que fala “Histórias Cruzadas” , um filme cheio de estrelas premiadas e altamente talentosas, como Emma Stone, Jessica Chastain, Octavia Spencer e Viola Davis.
Nele, acompanhamos a história de algumas empregadas domésticas estadunidenses, os preconceitos que elas vivem e como algumas atitudes podem mudar as vidas delas para sempre.
Disponível em: Star+ .
5. Que horas ela volta?
Assim como em “Histórias Cruzadas”, em “Que Horas Ela Volta?” conhecemos a trajetória de uma mulher batalhadora que precisa, por conta do trabalho, deixar os filhos em segundo plano a fim de dar a eles a oportunidade de uma vida melhor.
Trata-se de um filme nacional, em que conhecemos uma nordestina que vai para São Paulo em busca de melhores oportunidades, deixando a filha para trás. Anos depois, elas se reencontram e tentam restabelecer o contato e o carinho, algo difícil devido aos longos anos de separação.
Disponível em: Netflix , Telecine , Google Play Filmes , Globo Play , YouTube Filmes , Apple TV .
6. Roma
Outra obra sobre a temática do trabalho feminino e as implicações que isso traz para a vida familiar é o premiado “Roma” , de 2018. Situado no México, em 1970, a película retrata dores comuns a todas as mulheres, independentemente de qual seja a classe social.
Ao longo da história, acompanhamos a vida de algumas mulheres. Elas são patroas, empregadas, gestantes, esposas abandonadas, vítimas de luto e de todos os tipos de violência física e emocional. É um filme forte, que vale a pena ser visto.
Disponível em: Netflix .
7. Estrelas Além do Tempo
O mundo está, sem dúvidas, mudando. Hoje, cada vez mais mulheres assumem cargos de liderança ou iniciam o próprio negócio, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Dados estimam que a participação feminina no mercado de trabalho é 20% inferior à dos homens. E a disparidade salarial ainda é um problema no setor.
Imagine, então, como era a diversidade no ambiente de trabalho durante a Guerra Fria? E em um local tão masculino quanto a Nasa? “Estrelas Além do Tempo” conta a história de três mulheres incríveis que revolucionaram a corrida espacial estadunidense com cálculos e conhecimento. Vale a pena assistir!
Disponível em: Disney+ .
Como contribuir com a luta feminista?
Você pode contribuir com essa batalha, independentemente de qual seja o gênero de identificação. A verdade é que uma das chaves para esse combate é a informação, algo que pode ser adquirido por muitos meios.
Então, conte a história dessas pessoas e, acima de tudo, respeite as mulheres que estão ao redor. Cada uma delas tem as próprias lutas, que merecem ser exaltadas. Juntos, caminharemos rumo a uma sociedade mais igualitária e justa para todos!
Gostou de conhecer esses filmes feministas? Agora, é hora de preparar a pipoca e reunir os amigos ou a família para assistir a essas obras e, assim, aprender muito mais sobre a luta e vivência de mulheres incríveis, ficcionais ou não.
Quer continuar a ter informações sobre temas como feminismo, igualdade, diversidade e, claro, estudos? Então, assine a newsletter da UNIFACS e receba avisos sobre as novidades publicadas em nosso blog!