#Graduação

Fisioterapia: quantos anos dura a faculdade?

De quantos anos você precisa para se formar em Fisioterapia? O que se estuda na faculdade? Leia o post e tire suas dúvidas!
fisioterapia quantos anos
6 min de leitura - há um mês

Uma questão sempre desperta a curiosidade de quem está ansioso para, enfim, cursar o Ensino Superior: a duração da formação. No caso das áreas de Saúde, essa dúvida é ainda mais instigante, já que todo mundo quer logo chegar ao mercado e se dedicar ao cuidado direto com as pessoas. Uma dessas possibilidades é a Fisioterapia: quantos anos dura essa graduação?

Neste post, responderemos a essa questão e ainda apresentaremos outras informações relevantes do universo da profissão: as áreas de atuação, as possibilidades de ambientes de trabalho e as funções específicas que o fisioterapeuta formado pode desempenhar nos futuros empregos. Continue com a leitura para saber mais!

Quais são os benefícios de cursar Fisioterapia?

Essa é uma área de Saúde que se concentra na análise e na melhoria da funcionalidade e da mobilidade humana . Nesse sentido, um bom profissional tem a capacidade de contribuir para o bem-estar físico de inúmeras pessoas.

Para isso, o fisioterapeuta realiza avaliações diagnósticas, desempenha medidas terapêuticas e intervém para garantir o tratamento eficiente e a reabilitação da saúde corporal dos pacientes. Não à toa, esse profissional é indispensável na rede pública (no SUS, por exemplo) e em clínicas e hospitais privados.

Ao optar pelo ingresso em uma boa faculdade, o aluno vai se dedicar ao estudo de Anatomia, Biomecânica, Fisiologia, Cinesiologia e outros campos científicos que têm a ver com o bem-estar e a qualidade de vida. Dessa forma, o futuro profissional vai ajudar a prevenir e tratar enfermidades, lesões, disfunções, traumas e quadros cirúrgicos.

Inclusive, um detalhe interessante é que a Fisioterapia foi uma das áreas que mais se destacaram no combate à Covid-19 . Isso porque os profissionais se empenharam ao realizar procedimentos e manobras para garantir a integridade dos movimentos respiratórios dos pacientes, por exemplo.

Outros benefícios de cursar essa graduação e se juntar ao mercado de trabalho são os seguintes:

  • manutenção do bem-estar físico das pessoas, contribuindo para a saúde da comunidade — o estresse, por exemplo, pode ser causado por problemas corporais que serão mitigados por profissionais como os fisioterapeutas;
  • muitas áreas de atuação , como Ortopedia, Pediatria, Neurologia , Cardiologia e segmento esportivo;
  • oportunidade de trabalhar em equipe e fazer parte de times multidisciplinares da Saúde;
  • flexibilidade de atuação — não só as clínicas e hospitais oferecem vagas, como também centros de reabilitação, consultórios particulares, equipes esportivas, entre outros;
  • acompanhamento de diversas faixas etárias — o fisioterapeuta ajuda pessoas de todas as idades. Isso porque o trabalho é amplo e envolve desde processos de adoecimento até acidentes por causas diversas, otimizando a vida de todo mundo que sofre alguma condição limitante dos próprios movimentos;
  • possibilidade de se juntar à área acadêmica , pesquisando a área e/ou ministrando aulas em faculdades.

Quantos anos dura a faculdade de Fisioterapia?

A graduação tem uma duração de ao menos nove semestres. Alunos que já completaram outro curso na área de Saúde podem ser beneficiados e eliminar algumas Unidades Curriculares, o que abrevia o tempo necessário para se formar.

Durante esse período de quatro anos e meio na faculdade de Fisioterapia , os estudantes estarão imersos em um conjunto de Unidades Curriculares que fornecem uma compreensão aprofundada do corpo humano. Esses estudos incluem análises minuciosas da anatomia, dos vários sistemas que formam o organismo e uma exploração dos processos e mecanismos de defesa do corpo.

Além do estudo anatômico, o aluno também entrará em contato com Unidades Curriculares que apresentam os procedimentos fisioterapêuticos , como a Massoterapia, a Hidroterapia, a Osteopatia, entre outras competências essenciais para se desenvolver como profissional.

Os alunos ainda vão conferir conteúdos sobre a evolução da Fisioterapia enquanto área da Saúde , além de aprender sobre os direcionamentos éticos e sociais dessa categoria profissional. Por fim, os estudantes entenderão um pouco mais sobre todas as atividades que podem ser desempenhadas pelo fisioterapeuta formado, de modo que seja possível iniciar uma carreira de sucesso o mais rápido possível.

Para aqueles que estão ansiosos para conhecer as Unidades Curriculares específicas que terão no curso de Fisioterapia da UNIFACS, podemos citar algumas delas:

  • Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar;
  • Fisioterapia Dermatofuncional e Inovação;
  • Fisioterapia em Disfunções Neurológicas;
  • Fisioterapia Integrativa e Terapia Manual;
  • Biossistemas do Corpo Humano;
  • Disfunções Musculoesqueléticas.

Duração das modalidades de Fisioterapia

A UNIFACS oferece o curso nos modelos presencial e semipresencial. Ambos têm um período mínimo de nove meses para que o aluno possa completar a graduação.

Como está o mercado de trabalho em Fisioterapia?

O profissional pode atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Assim, ele encontra vagas de emprego em ambientes como:

  • unidades básicas de saúde;
  • consultórios próprios;
  • centros de reabilitação;
  • policlínicas;
  • unidades de pronto atendimento aos pacientes;
  • hospitais;
  • ambulatórios especializados;
  • equipes esportivas , como times de futebol e vôlei, bastante populares no Brasil;
  • academias e clubes de lazer;
  • meio acadêmico, na pesquisa e na docência;
  • entre muitos outros.

Além disso, o profissional formado consegue trabalhar de forma particular. Isso significa que ele pode abrir o próprio negócio, mas isso não o impede de atender pacientes de convênios em consultórios e clínicas dedicadas à Fisioterapia.

Entre as funções desempenhadas, engana-se quem pensa que o fisioterapeuta é aquele profissional que “apenas ensina os exercícios de reabilitação” . Na verdade, ele pode trabalhar com assistência integral, área cardiorrespiratória, na promoção de saúde e na realização de diversos fisioterapêuticos e estéticos.

Para se dar bem nessa profissão, é preciso ter conhecimentos técnicos e habilidades interpessoais. Afinal, muitas vezes será preciso lidar com pessoas que estão em um momento sensível da vida, como vítimas de acidentes e pacientes com problemas de mobilidade. Por isso, o equilíbrio entre os diferentes conjuntos de competências é fundamental.

O salário médio dessa categoria, de acordo com dados de julho de 2024 do site Vagas , pode chegar a R$ 3.535,00. Mais um dado curioso sobre o mercado de Fisioterapia é que os profissionais da área já se mobilizaram e contam com uma jornada de trabalho de 30 horas semanais definida pela legislação brasileir a — mais especificamente, por meio da lei de nº 8.856/94 .

Depois de ler este artigo, você já obteve a resposta para a pergunta inicial deste post: curso de Fisioterapia, quantos anos dura? Durante os nove semestres na graduação da UNIFACS, os alunos têm uma formação ampla. Além dos conhecimentos técnicos para se destacar no mercado, é possível conhecer a teoria e a importância da ética profissional para esses valorosos profissionais da Saúde!

Para ficar ainda mais por dentro do curso, visite a página oficial da graduação da UNIFACS !