Não é recente o fato de ser comum as pessoas assistirem na TV programas (ou quadros) matinais de culinária. Neles, diversas receitas são preparadas até mesmo ao vivo. No entanto, a profissão de chef de cozinha ganhou ainda mais popularidade nos últimos anos. Com a ascensão, também, do ensino a distância, não é surpreendente que exista uma busca atual pelo curso de Gastronomia EAD.
A gastronomia tomou até mesmo as redes sociais, em que muitas pessoas postam as próprias receitas. Esse comportamento espontâneo acaba por evidenciar as inúmeras possibilidades às quais os graduados na área têm acesso, que já não se limitam à ideia de ser chef de cozinha e nem param no empreendedorismo . Agora, vão do magistério à possibilidade de atuar como influenciador digital para nichos interessados na arte de preparar comida.
Se você tem interesse em fazer uma graduação em Gastronomia da forma mais prática e cômoda possível, acompanhe este guia. Aqui, você vai entender como funciona o curso a distância e como escolher a faculdade ideal. Boa leitura!
Como funciona o curso de Gastronomia EAD?
Os grupos interessados na graduação variam. Eles vão desde os concluintes do Ensino Médio que já conhecem bem a própria paixão pela gastronomia até as pessoas que almejam uma transição de carreira . Principalmente para quem tem uma rotina mais ocupada, a ideia de cursar Gastronomia EAD pode ser muito atrativa. No entanto, muita gente ainda se pergunta como a graduação funciona nesse caso.
O curso digital de Gastronomia ensina os fundamentos básicos de uma cozinha profissional, a utilização correta dos principais utensílios e equipamentos, as técnicas de preparo dos mais variados tipos de carne, os cortes de legumes e as desossas bovinas e de aves. Ao fim da graduação, o tecnólogo saberá planejar um cardápio, organizar um serviço de salão e gerir os mais diversos empreendimentos gastronômicos.
Inclusive, o curso também prepara os alunos para a atuação em inúmeros serviços e segmentos alimentícios. Nesse caso, são consideradas as incontáveis peculiaridades de âmbito social, econômico e cultural.
Nos últimos anos, cerca de 50 universidades foram autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a disponibilizar a graduação nessa modalidade. Vale destacar que os cursos de graduação em Gastronomia não são de bacharelado ou de licenciatura — modalidades que duram, no mínimo, quatro anos.
Na verdade, trata-se de cursos tecnólogos, que têm duração de dois anos . É o caso do curso oferecido pela UNIFACS, que tem enfoque nos métodos de produção e na gestão de alimentos .
Gastronomia EAD na UNIFACS
No ensino digital da Universidade Salvador, o aluno adquire conhecimentos e técnicas variados, referentes, por exemplo, a:
- segurança alimentar;
- cozinha e receitas;
- gestão;
- processos industriais;
- valor nutricional;
- legislações vigentes relativas à indústria alimentícia;
- características dos alimentos.
As aulas são 100% online , o que permite que você encaixe o curso na rotina. O aluno tem total autonomia para administrar o tempo da forma mais conveniente, além da possibilidade de estudar onde puder ou desejar: em casa ou até viajando, por exemplo. Os estudantes podem contar sempre com o suporte de tutores , bem como com conteúdos exclusivos .
Entenda o panorama atual do ensino a distância
Antigamente, o ensino digital era apenas uma ideia vaga. Muitas pessoas sequer cogitavam a possibilidade para si ou familiares. Hoje, ele está realmente inserido em nosso contexto educacional. Até mesmo para quem quer estudar a arte da culinária é uma opção viável.
O modelo EAD não só é uma opção como tem se tornado a preferência de muitos estudantes. Em 2020, um quadro inédito foi observado: as graduações a distância tiveram um número superior de novos alunos em comparação com as presenciais. De acordo com informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Essa ascensão da modalidade é reforçada por dados do Censo da Educação Superior : a quantidade de ingressantes na graduação EAD cresceu em 474% ao longo de uma década , entre 2011 e 2021. Podemos afirmar, portanto, que a transformação digital realmente alcançou o setor educacional.
Como é composta a grade curricular do curso tecnólogo em Gastronomia?
Inicialmente, é válido destacar que a grade curricular do curso de Gastronomia pode sofrer pequenas variações de acordo com a instituição de ensino escolhida. Mas, de maneira geral, estas disciplinas normalmente estão presentes no programa:
- Habilidades e Técnicas Básicas de Cozinha;
- História da Alimentação e da Gastronomia;
- Cozinha Clássica e Contemporânea;
- Cozinha Brasileira;
- Cozinha Internacional;
- Empreendedorismo;
- Princípios de Marketing e de Administração;
- Gestão Estratégica de Negócios;
- Gestão de Pessoas;
- Higiene e Ciência dos Alimentos;
- Custos e Planejamento de Cardápio;
- Técnicas de Apreçamento Estratégico;
- Inovações e Tendências em Gastronomia e Eventos;
- Tecnologia de Alimentos;
- Cozinha na Hotelaria;
- Cozinha Industrial e Hospitalar;
- Aves e Pescados;
- Cozinha de Carnes;
- Cozinha Nutricional;
- Confeitaria;
- Panificação;
- Bebidas na Gastronomia;
- Assessoramento de Eventos.
Dessa forma, os conteúdos trabalhados ao longo da graduação em Gastronomia EAD o levam a dominar desde a história dos alimentos, até a cultura alimentar de diversas sociedades . Também se estuda aspectos referentes à administração de um negócio alimentício e à química inerente aos ingredientes presentes na rotina dos profissionais da área.
E a modalidade semipresencial, o que é?
Quando falamos em Gastronomia EAD, é interessante pontuar que a modalidade 100% digital não é a única possibilidade. Existe, também, a alternativa semipresencial , em que é possível mesclar o estudo online com o presencial (que ocorre no campus da universidade).
Assim, na prática, ainda existe a flexibilidade tão procurada pelo público atualmente. Essa busca se dá principalmente por conta da rotina corrida de muitas pessoas e, em alguns casos, pela necessidade de conciliar a formação com um trabalho.
A modalidade semipresencial tem a vantagem de possibilitar o acesso a conteúdos mais práticos além dos teóricos, o que certamente amplia o repertório do futuro profissional e a própria experiência universitária.
Em outras palavras, a graduação semipresencial permite:
- o contato diário com um corpo docente altamente qualificado, tanto no ambiente online como nos limites físicos da instituição de Ensino Superior;
- a possibilidade de estudar online e ter mais flexibilidade no dia a dia, sem abrir mão da parte prática;
- a possibilidade de escolher entre a interação presencial e a virtual com os professores;
- o acesso ao mesmo corpo docente e ao mesmo diploma emitido na modalidade presencial.
Quais as vantagens do EAD e para quem é indicado?
Ao cursar Gastronomia a distância, o graduando conta com:
- o acesso a uma ampla diversidade de exercícios online para estudar e colocar os conhecimentos em prática;
- o acesso a conteúdos audiovisuais altamente dinâmicos e com uma linguagem digital, perfeitamente adaptados para o aprendizado no regime remoto;
- a possibilidade de estudar de qualquer local, desde que haja um dispositivo com acesso à internet à disposição;
- a alta qualidade das aulas online, que são previamente gravadas e pós-produzidas;
- a possibilidade de investir menos recursos, a exemplo do próprio tempo, que é tão valioso e escasso, já que não existe a necessidade de se deslocar até o campus para assistir a aulas presenciais.
Nesse sentido, a modalidade 100% digital é a mais adequada para os estudantes que não conseguem reservar um horário fixo para de se deslocar até o campus no dia a dia. Em casos assim, o ensino a distância é a alternativa perfeita.
Além disso, em algumas instituições, como a UNIFACS, ainda é possível contar com os polos EAD . Eles são locais credenciados pelo MEC que funcionam como uma espécie de extensão das universidades. Assim, você pode:
- fazer as provas do curso em um espaço tranquilo e devidamente organizado ;
- sanar eventuais dúvidas com profissionais e tutores acerca das aulas e do curso;
- estudar em conjunto com outros colegas, fazer pesquisas e até promover debates.
Entenda por que vale a pena
Optar pela graduação em Gastronomia na modalidade EAD se revela uma opção extremamente prática. Isso se aplica, principalmente, a quem está à procura de uma formação de Nível Superior, mas não dispõe de tempo para conciliar um curso presencial com outras atividades cotidianas.
Afinal, nessa modalidade, os graduandos têm a chance de conduzir o processo de ensino-aprendizagem no próprio ritmo . Além disso, podem disputar de igual para igual um espaço no mercado de trabalho com outros candidatos — mesmo que eles tenham feito a formação presencialmente.
Quais são as principais alternativas de atuação para os graduados em Gastronomia?
Existem diversas possibilidades de atuação profissional para os formados em Gastronomia. Antes de abordá-las, é interessante destacar que vale a pena levar em conta alguns aspectos inerentes ao perfil dos profissionais que normalmente são bem-sucedidos na área, com destaque para certas habilidades . No entanto, isso não deve ser visto como uma regra ou limitação.
De forma geral, os formados em Gastronomia devem ter capacidade criativa e talento para a preparação de receitas e aliar isso aos conhecimentos e técnicas aprendidas . É fundamental, ainda, ter um bom senso de responsabilidade e prezar pelo respeito às normas de segurança alimentar.
Na prática, é possível trabalhar nos mais variados setores do mercado alimentício. Podem ser desenvolvidas atribuições em níveis gerenciais, táticos e até operacionais. Algumas alternativas de atuação na gastronomia são:
- coordenação de times de cozinheiros;
- gerenciamento de estoques de produtos alimentícios;
- atuação em bares e em restaurantes;
- organização de feiras e eventos gastronômicos;
- atuação em hotéis, resorts e pousadas;
- elaboração de críticas gastronômicas;
- prestação de consultoria a companhias no ramo alimentício;
- testagem de novos produtos alimentícios;
- atuação em indústrias do setor alimentício;
- desenvolvimento de receitas novas;
- gerenciamento da segurança alimentar, com a responsabilidade de conduzir vistorias, por exemplo, em cozinhas industriais;
- administração de cantinas, hospitais, entre outros estabelecimentos.
Saiba como é o mercado de trabalho
Você já sabe que as oportunidades profissionais na área gastronômica passaram por um crescimento exponencial nos últimos anos. Além de ganhar status, elas conquistaram um espaço muito maior no mercado de trabalho . Outro ponto interessante é a estabilidade, ou reduzida oscilação, do segmento alimentício. Essa é uma grande vantagem, que tende a ser observada mesmo diante de cenários econômicos desfavoráveis.
É válido ter em mente que as regiões turísticas e os grandes centros urbanos permanecem concentrando a parcela mais expressiva de oportunidades de trabalho para os profissionais da gastronomia. Por outro lado, a atuação é bastante diversificada, como mencionado. Ela vai do simples preparo de itens a serem entregues em domicílio à mais alta gastronomia.
Inclusive, na prática, o porte da empresa não é um fator determinante. Afinal, mesmo os pequenos estabelecimentos têm buscado, cada vez mais, profissionais especialistas para gerir os negócios e acompanhar o grande dinamismo desse setor. Trata-se de um ramo altamente competitivo e no qual a qualidade do que se produz é especialmente imprescindível.
Como escolher a faculdade ideal e o que avaliar?
Fazer a escolha certa é uma preocupação geral daqueles que desejam ingressar em uma instituição de Ensino Superior . Observar de forma objetiva alguns aspectos pode auxiliar bastante a se decidir. Confira, a seguir, sete pontos que você precisa levar em consideração:
- a nota do MEC e a avaliação dos cursos oferecidos pela instituição de ensino — principalmente daquele em que você tem interesse;
- a infraestrutura que a universidade disponibiliza, tanto nos campus como no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem);
- a qualificação do corpo docente ;
- as disciplinas que compõem a grade curricular do curso desejado;
- os serviços que são oferecidos aos alunos matriculados, seja qual for a modalidade de ensino;
- a capacitação ofertada e o incentivo profissional.
Conheça a UNIFACS
Fundada em 1972 com o nome de Escola de Administração de Empresas da Bahia, a UNIFACS se tornou Faculdade Salvador (FACS) em 1980. Já em 1997, ela foi credenciada como universidade junto ao Ministério da Educação (MEC), com conceito máximo, sendo, inclusive, a única universidade privada da Bahia que, em 2017, foi recredenciada com nota máxima.
A UNIFACS oferece um ensino para além do espaço da universidade, tendo o atendimento às demandas da sociedade como uma das prioridades institucionais. Ela é reconhecida:
- pela tradição;
- pela qualidade acadêmica ;
- pela internacionalidade;
- pela empregabilidade ;
- pelo compromisso com o desenvolvimento regional.
A UNIFACS disponibiliza cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância — a exemplo do curso de Gastronomia EAD. Também disponibiliza cursos de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) e stricto sensu (mestrados e doutorados), além de desenvolver atividades de pesquisa e de extensão à comunidade.
A instituição, que também oferece cursos de formação profissional e de idiomas, já formou mais de 55 mil estudantes. Não foi à toa que conquistou o reconhecimento sólido que a ratifica como a melhor universidade privada da Bahia .
Neste post, você entendeu como funciona a Gastronomia EAD e o ensino da UNIFACS de modo geral. Se você quer se capacitar na área e obter um diploma, mas se preocupa com a pouca disponibilidade de tempo, a modalidade a distância pode ser a ideal. Sem esse fator impeditivo, você está um passo mais perto de abraçar uma oportunidade e partir rumo a uma carreira de sucesso.
Quer saber mais sobre o curso que oferecemos? Confira detalhes sobre o curso de Gastronomia EAD da UNIFACS!