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Aprenda a fazer gestão de crise e turbine a sua carreira

Preparamos um conteúdo exclusivo, com todas as informações que você precisa saber sobre o gerenciamento de crises. Fique por dentro!
gestão de crise
5 min de leitura - há um mês

Entende-se como crise empresarial um conjunto de dificuldades presentes nas empresas, que apresentam grande relevância, ocorrem de maneira repentina, estão relacionadas a erros e impactam negativamente os negócios.

Para lidar com essa situação, é necessário implementar uma gestão de crise eficaz: planejamento que envolve técnicas e ações com o objetivo de reduzir os prejuízos causados pela crise — ou mesmo evitá-los, quando feito antecipadamente.

Quer saber mais a respeito e descobrir como isso pode alavancar a sua carreira? Então, continue a leitura!

Por que saber fazer gestão de crise é um diferencial?

Verdade seja dita: no mundo empresarial, não são raros os obstáculos que devem ser superados dia após dia, como as burocracias, as ações de marketing e a gestão financeira. E, certamente, o gerenciamento de crise também está nessa lista.

Isso porque esse tipo de problema pode surgir em qualquer tipo de empresa, afetando diretamente a sua imagem no mercado. Aliás, é importante ressaltar que uma crise tende a aparecer de variadas maneiras em uma companhia — seja a partir de uma turbulência financeira, de escândalos envolvendo os funcionários, de falhas nos sistemas de segurança e por aí em diante.

Então, é preciso estar atento a todo instante. Logo, quando uma organização se vê nesse cenário, é fundamental contar com alguém que seja capaz de encontrar as respostas certas para o público, reduzindo assim, vários tipos de danos e, ao fim, conseguindo proteger a imagem e a reputação do negócio.

O responsável pela gestão de crise

Aqui, também vale destacar que, atualmente, os profissionais que dominam o gerenciamento de problemas são bem valorizados no setor corporativo. Não por menos: estamos falando de colaboradores com alta capacidade de prever o surgimento de crises e, a partir disso, já tomar as medidas necessárias, impedindo que a situação se agrave. Fora isso, esses indivíduos conseguem lidar tranquilamente com os momentos de pressão, sem deixar de tomar as melhores e mais acertadas decisões.

Mas, ainda não acabamos por aí. Quando falamos sobre o que faz um gestor de crise, é interessante ressaltar que esse tipo de especialista possui uma excelente capacidade de comunicação. Em diferentes projetos e circunstâncias, ele conseguirá dialogar de forma clara e certeira com diversos públicos: funcionários da companhia, CEOs, acionistas, clientes ou, até mesmo, a própria mídia. E o melhor: em todo diálogo, o gestor de crise transmitirá as informações corretas, com confiança, transparência e muita determinação.

Como fazer gerenciamento de crises?

Como você pode imaginar, para conseguir lidar com os problemas de uma empresa , o profissional precisará contar com uma visão estratégica, além de investir em peso em um plano de ações detalhado. De todo modo, existem algumas boas práticas que podem ser consideradas por aqueles que pretendem se aprofundar no nicho do gerenciamento de crises. Abaixo, conheça quais são elas.

Converse com a equipe

O primeiro passo para evitar que um problema se agrave é, certamente, manter a comunicação muito bem alinhada com todo o time da organização. Até porque, é importante ressaltar que os funcionários são os grandes propagadores de informações internas — e, logo, podem ajudar a fazer com que a imagem da companhia melhore aos olhos do mercado.

Com isso em mente, garanta que colaboradores tenham informações claras a respeito da crise e saibam o que deve ser dito entre os clientes e público externo. Nessas horas, apostar em um treinamento, como o Media Training, também é essencial para minimizar os danos.

Tenha um manual para a crise

O próximo passo é elaborar um documento, com todos os pontos fracos da empresa e, em cada tópico, apontar uma solução que pode ser tomada diante de inúmeras situações. Ainda, nesse documento, é bom contar com o contato dos responsáveis pela organização — tanto os porta-vozes, quanto outros profissionais de cargos elevados, que estão prontos para responder dúvidas ou auxiliar o restante do time em ocasiões delicadas.

Garanta que a empresa continue funcionando

Mesmo passando por grandes turbulências, a companhia deve continuar ativa, com todos os setores atuando da melhor forma possível.

No entanto, é interessante que, durante o período de desgaste, o gestor de crise ou o porta-voz da empresa mantenha contato constante com os demais funcionários, assim como, com os clientes e stakeholders. Caso necessário, considere elaborar declarações eficientes e objetivas para a imprensa, sempre investindo na transparência do discurso.

E mais: ainda nessa etapa, você pode utilizar softwares de inteligência de dados para analisar o desempenho dos colaboradores e as suas características comportamentais. Isso te ajudará a identificar como cada um se comporta em diferentes situações, facilitando assim, a implementação de ações eficientes para engajá-los.

Qual a vantagem de fazer um curso de Gestão de Crise?

Caso você tenha se interessado pelas atividades desse profissional, temos uma ótima notícia: há especializações que qualificam profissionais para atuar com os diferentes problemas que podem aparecer no ramo empresarial.

Uma dessas opções é a pós-graduação: Comunicação em Crises Organizacionais , disponível na UNIFACS. Focada em capacitar os alunos tanto na gestão de marca, quanto na de crises, essa especialização é excelente para que o estudante se aprofunde em branding, riscos, cultura organizacional, inteligência competitiva e, até mesmo, na relação com a imprensa.

Ao ingressar nessa alternativa, você ainda poderá escolher em qual modalidade deseja estudar, sendo elas presencial , semipresencial, Live e EAD. Em outras palavras, há soluções para todos os perfis de profissionais que pretendem trilhar um caminho promissor e ampliar os seus horizontes no setor empresarial. Vale considerar!

Como vimos ao longo deste conteúdo, saber atuar com a gestão de crise é uma habilidade reconhecida em empresas de todos os segmentos. Não por menos: os problemas podem atingir toda e qualquer corporação e, por esse motivo, é crucial contar com especialistas prontos para passar pela turbulência de uma maneira equilibrada e estratégica.

E você, gostou de se aprofundar no assunto? Agora, aproveite o momento para conferir outro conteúdo exclusivo e entender quais são as soft skills mais requisitadas do momento . Até a próxima!