Você sabe o que é gestão de projetos e qual a importância do profissional para o cotidiano de uma empresa? A atividade é voltada para o gerenciamento eficiente de todas as tarefas e dos processos que envolvem o dia a dia de uma companhia.
Os métodos empregados pelo profissional da área garantem níveis operacionais mais organizados, favorecendo todo o empreendimento. Isso porque o gestor de projetos é o principal responsável pelo acompanhamento do desempenho dos colaboradores.
Acompanhe a seguir e entenda qual a relevância da gestão de projetos para uma empresa!
O que é gestão de projetos?
Em um negócio, os projetos são desenvolvidos para gerar soluções, serviços ou produtos exclusivos com o intuito de atender às necessidades dos clientes e dos parceiros. Nesse sentido, a gestão de projetos é a técnica utilizada para planejar, executar e tornar reais as ideias inovadoras nas empresas .
O papel principal da gestão é garantir a finalização do projeto dentro dos recursos estimados ou o mais próximo possível. A função dela aumenta as chances de que o trabalho se desenvolva sem problemas. Isso porque o profissional realiza o gerenciamento de tempo e das tarefas, tendo conhecimento de todas as etapas.
As ações são feitas para entregar um resultado adequado às necessidades e aos desejos dos clientes do projeto. Ou seja, a gestão assegura que a iniciativa seja conduzida da melhor forma possível, sem falhas ou imprevistos, já que as decisões são sempre baseadas em técnicas altamente eficazes.
Quais são os benefícios desse gerenciamento?
A gestão de projetos se destaca como uma abordagem estratégica em ambientes corporativos , entregando diversas vantagens que melhoram o sucesso empresarial. A seguir, conheceremos os principais benefícios dessa atuação.
Otimização do cronograma
Essa prática de gerenciamento torna o planejamento de prazos mais rigoroso, resultando na entrega pontual dos produtos e serviços . Com a definição adequada dos cronogramas, é possível detectar e mitigar gargalos, fazendo com que todos os procedimentos projetistas sejam concluídos no período combinado. Esse aprimoramento eleva a satisfação dos clientes e fortalece a reputação da empresa.
Evolução produtiva
Por meio da gestão de projetos, os times passam a atuar de forma mais organizada . A determinação clara de metas e responsabilidades garante que cada integrante execute um papel específico no contexto do processo de desenvolvimento. Assim, a produtividade tende a crescer, pois trabalhos são concluídos com eficiência, sem refações.
Maior controle sobre os recursos operacionais
Insumos devidamente gerenciados — sejam eles humanos, financeiros e materiais — tornam o trabalho mais econômico e ágil. A alocação estratégica desses itens elimina desperdícios e fortalece a atuação das equipes.
Melhoria na comunicação interna
A acessibilidade facilitada proporcionada pelo controle adequado de projetos favorece a troca de ideias entre os membros da equipe. Reuniões periódicas e relatórios de desempenho permitem que todos estejam a par do andamento do processo. Essa clareza intensifica a colaboração e diminui o surgimento conflitos.
Engajamento dos colaboradores
A participação na definição de objetivos e no monitoramento dos resultados estabelece um senso de pertencimento nas partes envolvidas, aumentando os níveis de motivação e comprometimento com o sucesso do projeto.
O que faz o gestor de projetos?
As atribuições desse profissional correspondem aos seguintes procedimentos:
- controle de escopo, custos e prazos;
- seleção e aquisição de recursos, como sistema de gestão de projetos;
- definição clara de responsabilidades;
- aplicação de metodologias ágeis específicas (veremos mais adiante);
- comunicação de decisões e resultados;
- monitoramento de indicadores de desempenho.
Além disso, é preciso examinar e gerenciar riscos enquanto o trabalho é coordenado . Para obter destaque nessa área, é necessário desenvolver habilidades como pontualidade, flexibilidade, organização, liderança, capacidade de trabalhar sob pressão e boa comunicação interpessoal.
Por fim, realizar especializações, como pós-graduações e MBA, aumenta as chances de valorização no mercado. O lifelong learning é um hábito que precisa fazer parte do sucesso profissional.
Quais metodologias podem ser seguidas?
A gestão de projetos é tão versátil que pode abraçar diversos métodos de execução . No entanto, cada um conta com determinadas particularidades e adequações a diferentes tipos de trabalho e ambientes. A seguir, conheceremos cinco alternativas interessantes.
Agile
Como o próprio nome diz, ele é focado na agilidade para promover o dinamismo e a colaboração entre equipes e departamentos. É responsável pela entrega frequente de incrementos funcionais, viabilizando ajustes rápidos às mudanças nas demandas do cliente. O Agile é embasado em ciclos curtos de desenvolvimento, chamados de iterações, que viabilizam a revisão constante do trabalho executado.
Para que traga os resultados esperados, é necessário ter uma comunicação contínua entre todos os integrantes do time a fim de tornar o ambiente laboral mais adaptável e cooperativo.
Por fim, essa metodologia é recomendada para projetos inovadores, em que a incerteza é frequente e a necessidade de adaptação é elevada.
Cascata
É caracterizada por um método linear e sequencial , onde cada etapa deve ser finalizada antes de iniciar a próxima. Primeiramente, é feita a definição dos requisitos, seguida do planejamento, realização, testes e, finalmente, a entrega do produto ou serviço.
A metodologia Cascata é indicada para projetos mais estáticos, ou seja, com demandas bem definidas e pouco sujeitas a mudanças. Portanto, a rigidez do modelo é inviável para propósitos dinâmicos, que necessitam de adaptações constantes.
Scrum
É uma abordagem que se insere dentro da execução Agile , garantindo uma estrutura de trabalho específica para o gerenciamento de projetos. Nesse sentido, o Scrum é composto por papéis, eventos e artefatos para fomentar entregas frequentes e complementares de produtos.
A metodologia é dividida em sprints (períodos curtos e fixos de tempo) de até duas a quatro semanas. Durante esse período, os integrantes se concentram em concluir um número específico de tarefas. Para isso, reuniões diárias são realizadas para acompanhar o progresso e detectar falhas. Por último, o trabalho é revisado ao final de cada sprint para providenciar ajustes e melhorias, garantindo que o produto final atenda às expectativas dos clientes.
Kanban
É um panorama visual que visa aprimorar o fluxo de trabalho por meio de um quadro com colunas que refletem as etapas do processo. As tarefas são representadas por cartões e movidas de uma coluna para outra conforme a progressão do projeto.
A flexibilidade do Kanban o torna relevante para empreendimentos onde as prioridades mudam com frequência, assegurando uma resposta rápida as demandas do mercado.
Six Sigma
É uma estratégia metodológica embasada na melhoria contínua e na diminuição de defeitos processuais . Nesse sentido, o Six Sigma usa recursos estatísticos e executa análises minuciosas para detectar variações e ineficiências, mirando o alcance de níveis de qualidade superiores.
Como ser um profissional da área?
A função de gestão de projetos é mais do que necessária, oferecendo diversas oportunidades de crescimento para quem decide trilhar essa carreira. Para ingressar nela, é preciso desenvolver competências específicas, sendo a educação formal o principal caminho. Fazer uma pós-graduação em Gestão de Projetos fomenta o aprendizado em áreas como concepção projetista, liderança , negociação, motivação de equipes, gerenciamento de custos e técnicas de análise de desempenho.
Ao concluir o curso, é possível atuar como gestor em empreendimentos de médio e grande porte , participando da implantação de processos organizacionais, ferramentas de software, controles administrativos, entre outros.
A partir dos conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica, você sairá preparado para atender às demandas dos empregadores. Isso porque a certificação na área é frequentemente associada a um alto desempenho , representando um ponto-chave para se diferenciar.
No entanto, para ser eficiente na função, é fundamental encarar o trabalho como uma experiência de aprendizado a partir de práticas, abordagens e técnicas utilizadas no cotidiano.
Quanto ganha um profissional de gestão de projetos?
A média salarial desse cargo no Brasil é de R$ 4.742 , conforme dados do Vagas.com . Essa função controla e avalia operações organizacionais a fim de garantir que todos os processos estejam alinhados com os procedimentos e objetivos estabelecidos. A função busca maximizar os resultados em relação às metas definidas no planejamento.
Além disso, é válido ressaltar que o auxílio à alta direção durante a elaboração de planos estratégicos é uma das responsabilidades do gestor de projetos. Esse profissional também é encarregado de estruturar a gestão de startups e a gestão de TI de empresas inovadoras.
Quais são as possibilidades de atuação?
Uma das grandes vantagens de seguir nessa profissão é a ampla variedade de segmentos nos quais o gestor de projetos pode atuar. Ele pode ter sucesso em toda a área que envolve a realização de projetos, tais como:
- indústrias;
- gestão pública;
- desenvolvimento de softwares;
- tecnologia da informação;
- institutos de pesquisa e desenvolvimento;
- instituições financeiras;
- empresas de engenharia;
- petrolíferas;
- mineradoras;
- setor agrícola.
Atualmente, a demanda por profissionais especializados está em alta, com cada vez mais negócios buscando candidatos qualificados para gerenciar projetos . Apesar de o estudo ser importante, a formação não é suficiente para se destacar diante da concorrência.
Mesmo que você tenha certa experiência, é interessante investir em certificações para alavancar na carreira , como a PMP (Project Management Professional), a CAPM (Certified Associate in Project Management) e a CSM (Certified ScrumMaster).
Justamente por ter um campo de atuação amplo , as competências desse profissional são essenciais para os setores administrativos, financeiros, de vendas, recursos humanos, marketing , entre outros. Isso explica por que existem tantas companhias investindo em integrar gestores de projetos nos times de trabalho.
Agora, você já sabe o que é gestão de projetos e qual a importância dela para os empreendimentos. O próximo passo é buscar uma instituição de ensino reconhecida, como a UNIFACS, a fim de começar os estudos e se aprofundar nessa área tão interessante e promissora. Muitas pessoas escolhem realizar uma especialização ou segunda graduação para se capacitar no setor. Essa é uma ótima ideia para aprimorar as habilidades e os conhecimentos, tendo ainda mais chances de enriquecer o seu perfil profissional.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda também quais são as diferenças entre pós-graduação e MBA !