#Pós-graduação

Gestão de startups : saiba tudo sobre essa pós!

As startups são um modelo de negócio jovem, inovador, alinhado às tendências e com capacidade de multiplicar resultados rapidamente. Essa
gestão de startups
5 min de leitura - há um mês

As startups são um modelo de negócio jovem, inovador, alinhado às tendências e com capacidade de multiplicar resultados rapidamente. Essa é a definição de empresas como Nubank, QuintoAndar e PagSeguro, além de muitas outras que não param de surgir no Brasil.

Para ter uma ideia, dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), divulgados pela revista Exame , mostram que houve um salto de 207% no número de startups no país entre 2015 e 2019. Devido à competitividade do mercado, esse crescimento vem junto a uma demanda por especialistas nesse modelo de negócios.

Por isso, a pós-graduação em Gestão de Startups da UNIFACS é a escolha certa! Com essa formação, você desenvolverá o espírito empreendedor e criativo, além de aprender as melhores técnicas para atuar nos diferentes segmentos do mercado de startups. Quer conhecer o curso? Então, continue a leitura!

Pós em Gestão de Startups: como funciona?

A pós-graduação fortalece o currículo, ajuda a atualizar conhecimentos e abre a oportunidade de explorar novos segmentos, ainda mais em uma área tão promissora quanto o mercado de startups. Com ela, você desenvolverá as competências necessárias para gerir modelos de negócios inovadores, ágeis e escaláveis.

O curso de Gestão de Startups da UNIFACS é um MBA — Master in Business Administration. Isto é, uma pós-graduação voltada para a experiência gerencial, a liderança e a capacidade de tomar decisões em diferentes negócios.

Grade curricular

Durante a pós, você terá as seguintes disciplinas:

  • Comunicação e Sustentabilidade nas Organizações;
  • Desenvolvimento e Plano de Negócios;
  • Gestão de Pessoas e Liderança;
  • Marketing Estratégico;
  • Metodologia de Desenvolvimento Ágil;
  • Relacionamento Estratégico com Públicos de Interesse;
  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais: Área Gestão e Negócios;
  • Empreendedorismo;
  • Ferramentas Práticas para a Inovação: Área Gestão e Negócios;
  • Gestão de Projetos e Processos;
  • Gestão Orçamentária;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Startups: Inovações & Projetos;
  • Tecnologia da Informação Aplicada à Negócios;
  • Projeto de Experiência: Gestão e Negócios.

Duração do curso

Aqui na UNIFACS, a pós em Gestão de Startups dura apenas dois semestres (um ano).

Modalidade de ensino

A pós em Gestão de Startups é um MBA online. A modalidade de educação a distância (EAD) tem como grandes vantagens a flexibilidade na rotina de estudos e o contato com tecnologias educacionais inovadoras, que proporcionam aulas interativas e dinâmicas.

Processo seletivo

Para começar a pós e aproveitar as oportunidades que essa formação proporciona, só é preciso ter um diploma de nível superior. Ou seja, basta que tenha uma graduação no seu currículo. Então, é só se inscrever no site da UNIFACS e indicar as informações necessárias para a matrícula no curso.

Qual o perfil do estudante de Gestão de Startups?

Um ponto importante na hora de escolher a pós é refletir se tem o perfil necessário para aquela atuação. Por isso, dê uma olhada em algumas características importantes para o mercado de startups e o MBA na área!

Adaptabilidade

Como dissemos, startups são sinônimo de inovação e têm grande aderência às tendências de mercado de trabalho — que mudam em ritmo acelerado. Portanto, os profissionais que entram nesse modelo de negócios precisam ser muito maleáveis para experimentar sempre novos processos, tecnologias, objetivos e estilos de trabalho.

Criatividade

Vivemos na era da revolução digital, em que as aplicações e as máquinas inteligentes são capazes de realizar cada vez mais funções, deixando a cargo dos profissionais somente as tarefas mais estratégicas. Nesse contexto, um dos fatores que fazem o ser humano insubstituível é a criatividade.

É por isso que, no mercado de trabalho como um todo e, sobretudo, no contexto das startups, essa é uma das mais valorizadas habilidades comportamentais — as conhecidas soft skills.

Engajamento

No modelo de negócios das startups, os fluxos de trabalho não são engessados e nem há uma gerência muito vertical. Desse modo, não há espaço para profissionais com aquela mentalidade de funcionário que cumpre ordens, simplesmente. Esse ambiente de trabalho combina com engajamento: todos devem ter uma “visão de dono” para contribuir constantemente com a construção de processos.

Bom relacionamento

Felizmente, o mundo do trabalho é cada vez mais marcado pela diversidade e inclusão . Por serem muito jovens e dinâmicas, as startups são bons exemplos de ambientes com os mais variados perfis de profissionais e estilos de trabalho. Por isso, é fundamental ter uma boa capacidade de relacionamento interpessoal com grupos bastante heterogêneos.

Autogestão

Agora, além de pensar nas características profissionais bem-vindas no mercado de startups, vale a pena observar se você tem o perfil de estudante de EAD. Essa é uma modalidade de ensino que dá muito mais autonomia para o aluno, o que é ótimo para alguns, mas pode trazer desafios para outros.

Afinal, por ter uma rotina mais flexível, boa parte da organização e da motivação para conduzir a formação deve vir dos próprios alunos. Assim, é importante ter disciplina, boa capacidade de gestão de tempo e proatividade para se aprofundar nos materiais e ter um bom aproveitamento do curso.

Por que buscar uma pós-graduação em Gestão de Startups?

Já deu para perceber que a Gestão de Startups é uma das profissões do futuro , não é? O crescimento desse modelo de negócio não é em vão. Ele se relaciona ao contexto atual do mercado de trabalho.

Empresas mais ágeis, democráticas e dinâmicas têm um melhor alinhamento ao novo perfil de consumidor e, até mesmo, às demandas de uma sociedade cada vez mais digital. O outro lado da moeda é que esse terreno fértil motiva a abertura de um grande número de startups, o que significa que a competitividade é muito alta.

Além disso, muitas pessoas aderem a esse modelo de negócios apenas com boas ideias, mas sem o conhecimento técnico e estratégico necessário para a sobrevivência desse projeto. Com o crescimento das startups, aumenta também a demanda por profissionais especializados e preparados para esses novos moldes de trabalho — não só para a liderança, como para as diferentes funções da empresa.

Por isso, o mercado precisa de especialistas na Gestão de Startups. Como você viu, o MBA online é uma excelente forma de conquistar os conhecimentos e desenvolver as competências para se destacar nesse cenário.

Então, inscreva-se na pós-graduação em Gestão de Startups e aproveite as oportunidades desse mercado!