Quando você pensa na grade curricular de Biomedicina , o que vem à sua mente? Para muitas pessoas, a resposta mais segura é apontar as matérias a serem estudadas semestre após semestre. A questão é que, embora essa observação não esteja errada, a estrutura de um curso superior vai muito além dos conteúdos teóricos e práticos — há uma série de atividades e vivências acadêmicas também.
Essas experiências enriquecem o aprendizado e preparam de uma forma multifacetada para ingressar no mercado, além de garantir que isso aconteça com uma postura profissional bem estabelecida e segura das competências necessárias. Por essa razão, vale a pena detalhar todos os componentes existentes nas Unidades Curriculares dessa faculdade. Leia até o final, pois são muitas informações importantes!
A importância da Biomedicina
O biomédico é um profissional da saúde que tem muitas responsabilidades, mas uma delas se destaca: a condução de análises clínicas . Por meio dessa atividade, ele contribui com avaliações diferenciais e diagnósticos mais precisos. Além disso, permite o acompanhamento da evolução de enfermidades, lesões e disfunções orgânicas, ajudando a facilitar o prognóstico e personalizar as medidas terapêuticas.
Além disso, a Biomedicina é uma área comprometida com a promoção e a defesa da ciência. É por essa razão que ela também está à frente de pesquisas laboratoriais diversas, como aquelas que envolvem o estudo e o mapeamento de agentes patogênicos que causam ou podem causar problemas de saúde para a população.
Esse trabalho tem um forte viés preventivo. Afinal, o profissional atua para evitar a ocorrência de epidemias ou mesmo pandemias. Fora o fato de que permite que possam ser desenvolvidas soluções de tratamento e controle de doenças e adotadas políticas públicas mais atuais para a orientação de serviços de saúde.
As características do curso de Biomedicina
Além das Unidades Curriculares, você vai conhecer agora algumas características importantes sobre o curso (como duração e tipo de titulação que ele proporciona), além de qual é o modelo de aulas da matriz curricular de Biomedicina. Veja só!
Duração da faculdade
O curso é composto por oito semestres letivos . Por isso, apenas estudantes que estão em uma segunda graduação podem tentar o aceleramento da formação a partir do aproveitamento de matérias do outro curso. Mas, lembrando que esse processo não é totalmente garantido.
Afinal, é indispensável que os conteúdos em questão estejam presentes integralmente na matriz curricular de Biomedicina ou, no mínimo, tenham a mesma proposta de ensino-aprendizagem das unidades curriculares da faculdade atual.
A carga horária deve ser equivalente entre os dois conteúdos. Por exemplo, se na graduação anterior você fez Processos Biológicos (com duração de 160 horas), muito provavelmente conseguirá aproveitar em Biomedicina, visto que esse é um dos eixos de aprendizado dos estudantes — e, de quebra, tem justamente essa carga horária.
Porém, matérias como Gestão de Qualidade de Software ou Direito Penal (ambas com duração de 160 horas), por exemplo, serão dificilmente aproveitadas. Isso porque não há conexão com o circuito formativo acadêmico e o desenvolvimento profissional do biomédico.
Titulação do curso
O curso de Biomedicina está disponível especificamente como bacharelado. Essa é uma característica da formação no Brasil, pois a lei nº 6.684 de 1979 que reconhece e regulamenta a profissão de biomédico estabeleceu a obrigatoriedade do diploma de bacharel para que essa área seja exercida dento dos parâmetros legais ao nível nacional.
Modelo de ensino
Na UNIFACS, o formato de aula é presencial . Isso significa que as matérias são lecionadas dentro da instituição de ensino por meio de exposição de conteúdo, atividade laboral, práticas de pesquisa, estudos complementares entre outras possibilidades.
Para tanto, semestralmente a universidade planeja e divulga uma grade de horários com toda a programação das matérias e as demais atividades curriculares. Em paralelo, a instituição informa o ensalamento das turmas de cada semestre. A partir disso, você sabe em quais salas e laboratórios terá aulas com a sua turma.
A estrutura da grade curricular de Biomedicina
Na UNIFACS, o curso de Biomedicina tem 3.200 horas . Essa carga horária é dividida da seguinte forma:
- 660 horas de estágio curricular supervisionado;
- 60 horas de Vida & Carreira;
- 40 horas de atividades complementares;
- 320 horas de atividades de extensão;
- 40 horas de trabalho de conclusão de curso (TCC);
- 2.080 horas de matérias (teóricas e práticas).
Todos os estudantes terão a mesma carga horária, passando por esses componentes ao longo dos semestres e realizando as mesmas atividades — exceto, é claro, os casos de aproveitamento, como explicamos. Isso acontece porque todos esses elementos são obrigatórios na formação do acadêmico.
Tirando o estágio — do qual falaremos mais adiante —, você vai conhecer melhor os demais componentes da grade curricular de Biomedicina aqui!
Matérias
As Unidades Curriculares são os conteúdos de aprendizado sobre a profissão e o que você vai encontrar no mercado de trabalho. Elas costumam ser subdivididas em quatro categorias: área, profissional, específico e core curriculum .
A primeira categoria traz os conteúdos sobre a área da saúde, com destaque para tópicos como Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Histologia. O eixo profissional já reúne matérias que apresentam o mercado de trabalho para o biomédico.
Além disso, discute a importância do trabalho interdisciplinar com outras categorias profissionais desse campo — algo que faz parte da rotina da Biomedicina e para o qual você deve estar capacitado.
A categoria específica promove uma imersão nas áreas de atuação do biomédico , assim como os valores e objetivos da categoria. Para completar, promove o desenvolvimento de competências profissionais e habilidades sociocomportamentais que você precisará para desempenhar suas funções, ter uma boa empregabilidade e se destacar na carreira.
Já o core curriculum engloba aquelas matérias de conhecimentos gerais , que trazem um panorama contextual para os jovens no ensino superior. Ou seja, que o preparam para se tornar um profissional ético, com pensamento crítico, com postura flexível diante das demandas do mercado e ciente da realidade econômica, política, cultura, histórica e social de onde vive.
Alguns dos conteúdos que fazem parte dela são: Ética e Lógica, Cultura e Artes, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Análise Social e Nova Economia e Espaço Urbano. Ao todo, ela dispõe de 160 horas dentro da carga horária toda das unidades curriculares.
Atividades de extensão
Esse bloco de práticas diz respeito à sua participação em programas, cursos, eventos e/ou projetos desenvolvidos dentro da própria instituição. Atividades que podem ser presenciais, semipresenciais, remotas (de forma síncrona) ou EAD, além de terem cargas horárias diversas.
Elas procuram expandir seu aprendizado teórico, aproximá-lo da produção científica, aprimorar competências e habilidades importantes para a sua carreira, engajá-lo em serviços e ações com foco na promoção do bem-estar e de melhorias para a comunidade etc.
Essas atividades não se restringem a diversificar somente o seu currículo acadêmico. Ao contrário, também podem ser utilizadas como diferenciais em currículos para estágios, vagas de trainee e, após a conclusão da faculdade de Biomedicina , para processos seletivos de emprego e até mesmo concursos públicos.
Afinal de contas, elas proporcionam aprendizado prático, experiência de mercado para além do setor da Biomedicina, maior domínio sobre preceitos científicos, postura comprometida com o social.
Vida & Carreira
Esse é um componente curricular exclusivo da UNIFACS onde você aprende sobre hard skills e soft skills , as tendências do mercado de trabalho em Biomedicina e as estratégias necessárias para um bom planejamento de inserção na profissão. Além disso, você tem acesso a recursos e ferramentas desenvolvidos pela instituição para ajudar os estudantes a gerirem melhor a própria carreira .
Atividades complementares
Com foco na expansão do conhecimento, a vivência acadêmica extracurricular, a participação ativa em ações socioculturais e, inclusive, o desenvolvimento pessoal, essas práticas são estimuladas durante os quatro anos de formação dos biomédicos. As alternativas de atividades complementares são diversas.
Elas englobam, por exemplo, práticas esportivas, programas de intercâmbio, participação em projetos de voluntariado, cursos, oficinas, formações, participação em eventos, grupos de estudo, monitorias, publicações científicas etc.
A própria instituição de ensino disponibiliza um manual contendo todas as atividades que se enquadram nesse componente e podem ser aproveitadas por você. Lembrando aqui dois pontos importantes. O primeiro é que a solicitação de aproveitamento deve ser realizada dentro dos prazos estabelecidos pela universidade.
O segundo é que elas devem ser realizadas durante a sua graduação atual. Portanto, não há como computar horas de atividades realizadas antes do início do curso de Biomedicina, mesmo que elas tenham sido realizadas em outra faculdade.
Trabalho de conclusão de curso
Por fim, temos o TCC. Ele consiste no desenvolvimento de uma produção científica (como um artigo), com uso de metodologia de pesquisa, referencial teórico obrigatório e padrões de escrita seguindo as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) .
Essa produção deverá abordar um tópico teórico/prático da atuação da Biomedicina. Discutindo ele à luz de teorias, analisando-o conforme a legislação da categoria e/ou propondo mudanças, reflexões ou atualizações éticas, científicas, socioculturais e/ou humanitárias.
Matérias específicas
Neste tópico, você vai conferir alguns dos conteúdos apresentados ao longo dos quatro anos de curso de Biomedicina. Mas não só isso: vai ter um resumo do que cada um deles aborda e como isso impacta a sua preparação para o mercado de trabalho. Portanto, atenção na leitura!
Análises Ambientais, Toxicológicas e Forense
Essa unidade curricular é voltada para o estudo de amostras e a detecção de substâncias químicas com potencial tóxico e até mesmo letal para pessoas, animais e/ou outros elementos da natureza. São avaliações realizadas em coletas obtidas principalmente de seres vivos, mas também de seres mortos — como acontece em casos de análise forense.
Algo comum, por exemplo, em procedimentos de investigação criminal e autópsia, onde biomédicos atuam para averiguar o que ocorreu e confirmar/afastar as suspeitas de intoxicação, envenenamento, exposição descontrolada a gases etc. Essa matéria traz ensinamentos indispensáveis para quem deseja seguir essa carreira, proporcionando a prática e a testagem da toxicologia em diferentes contextos.
Biomedicina Estética e Bem-estar
Esse conteúdo se propõe a apresentar a atuação do biomédico no setor das terapias e procedimentos com fins estéticos , autoestima e bem-estar emocional. Um segmento que vem conquistando muitos adeptos dentro da categoria.
A Biomedicina Estética discorre sobre as diferentes intervenções que o profissional pode realizar ao nível ambulatorial e quando cada um deles tem indicação. Além disso, também aborda quais as patologias e disfunções mais frequentes associadas à pele e à estrutura corporal.
A matéria é um percurso preparatório não só para os futuros formandos conhecerem outras possibilidades de atuação, mas, acima de tudo, se capacitarem para construírem uma carreira nessa área.
Biossistemas do Corpo Humano
Essa unidade curricular discorre sobre os órgãos e sistemas que compõem o nosso organismo. O objetivo é que os universitários aprofundem os conhecimentos sobre essas estruturas, quais as funções delas e quais as alterações são identificáveis em procedimentos laboratoriais aos níveis microscópico e macroscópico.
Os estudantes também conferem quais instrumentos e equipamentos devem ser utilizados conforme o tipo de investigação clínica realizada. Principalmente quando há interesse de confirmação de diagnóstico ou a realização de diagnóstico diferencial — isto é, quando há suspeita de múltiplas enfermidades, disfunções e/ou lesões.
O biomédico precisa ter uma bagagem teórico e científica extensa relacionada aos biossistemas. Afinal, aqueles que seguirem a carreira clínica vão lidar com demandas frequentes desse tipo.
Mecanismos de Agressão e Defesa
Essa matéria mostra como funciona o organismo diante da ação de agentes infecciosos — que podem ser parasitas, vírus, bactérias etc. A proposta é não só mostrar os meios de defesa do qual ele lança mão, mas principalmente o que acontece quando o corpo humano não consegue eliminar os microrganismos.
Ou seja, quais as alterações acontecem ao nível morfológico, bioquímico, celular, fisiológico e afins, mostrando como elas podem ser identificadas por meios de exames de sangue, fluidos corporais e imagem. Dessa maneira, os alunos poderão aprender como detectar esses agentes, como avaliar o potencial infeccioso deles e praticar técnicas de proteção e contenção dos micro-organismos diante de testagens em laboratórios.
Análises Histológicas e Imunoematológicas
Essa matéria traz dois eixos centrais de aprendizado. O primeiro diz respeito ao estudo das células, das possíveis alterações que ocorrem nelas e a identificação de patologias na estrutura delas.
O segundo foca no estudo das hemácias, um dos componentes centrais do sangue, e no processo de reconhecimento de antígenos que são produzidos pelo organismo e ajudam a reconhecer se um indivíduo é imunizado, está doente ou tem alguma defesa particular contra um micro-organismo.
É um aprendizado tanto teórico quanto laboratorial, pois os estudantes aprendem a usar esses conhecimentos para ajudar em processos de rastreios e diagnóstico de diferentes enfermidades. Um exemplo, são os diferentes tipos de câncer.
Análises Metabólicas e Perfusionais
É um conteúdo que reúne os principais conceitos e práticas de avaliação para duas atividades essenciais do corpo humano: o metabolismo e a circulação sanguínea. Ele familiariza o estudante com dados e estatísticas padronizadas para identificar ambos os processos, assim como qualquer modificação neles. Desde estruturais até bioquímicas.
Em adição, ele destaca os exames laboratoriais mais relacionados a esse tipo de análise. Apresentando como eles são coletados e conduzidos para triagem em diferentes casos clínicos, além das classificações diagnósticas para as quais cada um deles é recomendado. Todas essa informações qualifica você para o trabalho a ser realizado em instituições de saúde, como laboratórios e unidades hospitalares.
Atividades práticas e estágios
Conforme a resolução CNE/CES nº 2 de 2003 , que estabelece as diretrizes curriculares de Biomedicina, o curso deverá ter não só atividades práticas, como também a realização de estágios supervisionados obrigatórios. Aqui você entenderá melhor como cada proposta funciona e quais os benefícios delas. Confira!
Atividades práticas
Elas são tarefas que compõem as aulas, programas curriculares das matérias, trabalhos acadêmicos avaliativos, ações de extensão universitária entre outras possibilidades. O propósito dessas atividades é facilitar o contato com o espaço científico e a produção de pesquisa, os métodos de análise clínica, a manipulação de equipamentos e instrumentos laboratoriais, as medidas de biossegurança etc.
Aproximando você, dessa forma, do exercício profissional do biomédico . Além, é claro, de auxiliar na fixação de conteúdos mais teóricos que são apresentados em sala de aula. Como determina a resolução CNE/CES nº 2 de 2003, elas devem ocorrer desde o primeiro semestre letivo. Permitindo que você tenha acesso a uma gama variada de atividades para estudar, revisar, praticar e se desenvolver academicamente.
Estágio supervisionado obrigatório
Essa atividade, por sua vez, funciona como uma treinamento para a carreira que você vai exercer em breve. Ou seja, é o momento em que você tem contato com profissionais que atuam na área e, muitas vezes, contam com um vasto histórico no mercado de trabalho.
Mas não só isso, já que o aluno frequenta instituições nas quais o biomédico está presente, se familiarizando com os serviços de atenção à saúde da população e as relações entre equipes multiprofissionais. Como exemplo, podemos citar:
- laboratórios de análises clínicas;
- bancos de sangue;
- hospitais gerais e especializados;
- clínicas;
- centros de saúde.
O estágio também é a oportunidade de você participar ativamente de diferentes tarefas do biomédico. É o caso de análises diversas, avaliações citológicas, mensuração de efeitos de substâncias, estudos de micro-organismos etc.
Exercitando diferentes habilidades, assimilando novos conhecimentos e conhecendo demandas em alta na área da Biomedicina. Sempre, vale ressaltar, com o devido respaldo da supervisão in loco por preceptores da instituição que o recebe.
Por ser uma experiência prevista no currículo acadêmico da faculdade, o estágio supervisionado não é remunerado . A sua universidade intermedeia o processo de seleção com a organização e você faz suas atividades durante o período acertado entre elas. Além disso, como destaca a lei nº 11.788 de 2006 , ele pode ter carga horária diversa, desde que não exceda 6 horas diárias e 30 horas por semana .
Estágio não-obrigatório
Muitos estudantes e futuros universitários se questionam se podem ser estagiários em oportunidades para além da prevista obrigatoriamente no curso de Biomedicina. Por isso, saiba desde já que a resposta é sim.
Acadêmicos podem se candidatar, por exemplo, a vagas de estágio não-obrigatório ofertadas por empresas públicas ou privadas. Essa modalidade é reconhecida pela lei nº 11.788 de 2006.
Nesse caso, você tem a autonomia de escolher a instituição, acordar com ela a jornada de trabalho e se haverá remuneração (como bolsa) e/ou benefícios (como alimentação e transporte). Sua permanência na empresa também é flexível, com a possibilidade de encerramento do contrato a qualquer momento.
Ao optar por ele, apenas é preciso se atentar a dois pontos importantes. O primeiro é a carga horária máxima de atividades diária e semanal que já apresentamos — 6h e 30h, respectivamente. O segundo é que você poderá ser estágio desse local por, no máximo, dois anos.
Resumindo: o estágio não-obrigatório é uma forma extra de expandir seu contato com o mercado de trabalho e potencializar seu networking . Além disso, você ganha novas competências profissionais, traz experiência extra para o currículo e melhor de tudo: pode ter uma remuneração significativa por suas atividades.
Tendências e inovações na área
Aqui podem ser destacados os novos campos de atuação reconhecidos pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) que possibilitam novas carreiras. O primeiro exemplo é a área de processos biotecnológicos para produtos e procedimentos em saúde ( resolução CBFM nº 341 de 2021 ). Um segundo exemplo é o setor de suplementos alimentares ( resolução CBFM nº 348 de 2022 ).
Biomédicos poderão supervisionar a área técnica de produção e venda desses produtos no mercado nacional. O terceiro exemplo é o segmento de tricologia estética ( resolução CBFM nº 359 de 2023 ). Área que envolve procedimentos estéticos para o fortalecimento, cuidado e saúde do couro cabelo e dos fios. Serviços que vem despontando em procura entre as pessoas que investem em procedimentos de beleza e bem-estar.
Como apresentado, a grade curricular de Biomedicina é multidisciplinar. Indo além de matérias que apresentam a profissão e os estágios que o aproximam do mercado. Ela também tem atividades que promovem o desenvolvimento pessoal, a visão crítica e contextual da sociedade e o ganho de conhecimento teórico-prático em saúde. É por isso que a graduação é tão desafiadora e enriquecedora para os estudantes.
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