Neste infográfico, vamos mostrar como se aprimorar profissionalmente trabalhar com gramática e texto.
1. Conheça as demandas da área
Você precisa conhecer todas as opções que a gramática oferece, já que o conteúdo pode ser ensinado em aulas de reforço do ensino fundamental, ensino médio, pré-vestibular, cursos técnicos, graduação, especializações e muito mais.
2. Alinhe seu perfil profissional
Há pessoas que preferem ministrar língua portuguesa para estudantes de vestibulares. Outros preferem atuar como professores da área jurídica que dão aulas para aperfeiçoamento dos colegas da área, entre outros.
3. Aproveite as oportunidades do mercado
As profissões que dependem da escrita, por exemplo, advogados, jornalistas e escritores; também podem ser aprimoradas com o uso correto da gramática normativa, comparativa, descritiva e histórica.
4. Aprenda a dar aulas de reforço escolar
A matéria pode ser ensinada como aulas de reforço para alunos com dificuldade s nas séries iniciais, 2º Grau ou para estudantes que pretendem passar em um concurso público de instituições bancárias, empresas e órgãos públicos.
5. Prepare-se para trabalhar com profissionais de várias áreas
É importante fazer cursos livres, graduações e pós-graduações nessa área, pois estudar um conjunto de regras a serem aplicadas na composição de discursos é uma necessidade para o desempenho de diversas profissões .
6. Invista em capacitação e especialização
As dificuldades de escrita e oralidade de muitos profissionais podem ser superadas com o a prendizado sobre prática, língua portuguesa, produção de textos , linguística textual e morfossintaxe.
Enfim, a UNIFACS é uma instituição de ensino superior que oferece um ótimo curso para quem deseja trabalhar com Gramática e Texto. Gostou das dicas? Compartilhe-as no Facebook , Twitter e LinkedIn !