#Pós-graduação

Como ingressar no mercado de trabalho? Confira 5 dicas

Ingressar no mercado de trabalho ou voltar a atuar depois de um tempo de afastamento pode ser um grande desafio. Isso porque
ingressar no mercado de trabalho
8 min de leitura - há um mês

Ingressar no mercado de trabalho ou voltar a atuar depois de um tempo de afastamento pode ser um grande desafio. Isso porque todas as áreas mudam com muita rapidez, sendo necessário que os profissionais estejam em constante atualização para que consigam manter a competitividade, acessando as melhores oportunidades.

Nesse cenário, a educação se torna uma verdadeira aliada na hora de conseguir um emprego. Além disso, é essa a chave principal para se diferenciar no mercado e demonstrar interesse e envolvimento com a sua área.

É por esse motivo que, neste post, preparamos 5 dicas que vão ajudar a driblar desafios e conseguir as melhores chances no mercado de trabalho. Acompanhe e saiba mais!

Quais são os desafios do mercado de trabalho?

Independentemente do segmento de atuação escolhido, os profissionais precisam estar atentos aos desafios e oportunidades em suas áreas de atuação. Para se diferenciar na carreira , além do conhecimento técnico dos temas relevantes no seu setor, é essencial dominar ferramentas tecnológicas básicas.

Mas, afinal, quais são esses desafios? A automação e a inteligência artificial, por exemplo, estão transformando rapidamente a demanda por determinadas habilidades, tornando algumas profissões obsoletas e exigindo novas qualificações dos trabalhadores.

Paralelamente, a globalização e a digitalização intensificam a competição por vagas , tanto a nível nacional quanto internacional. A precarização do trabalho, a crescente informalidade e a instabilidade dos contratos também se apresentam como desafios importantes aos quais os profissionais precisam estar atentos.

A adaptação às novas tecnologias, o desenvolvimento de habilidades transversais, como a capacidade de aprender continuamente e trabalhar em equipe, e a busca por qualificações mais específicas se tornam essenciais para a empregabilidade.

O domínio de idiomas como o inglês e espanhol, a formação profissional e educação contínua precisam acompanhar essas transformações, garantindo o acesso a todas as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mercado.

Como ingressar no mercado de trabalho?

Se você está começando ou retomando a sua carreira , colocar em prática algumas dicas pode fazer toda a diferença. Confira!

1. Conheça as skills do futuro

Atualmente, os recrutadores estão cada vez mais em busca de profissionais da inovação. Não é à toa que diversas habilidades do futuro são observadas durante os processos de seleção.

Essas competências nada mais são que qualidades que permitem uma melhor adaptação aos avanços do mercado de trabalho. Por essa razão, pessoas que se empenham na atualização constante do currículo conseguem se destacar com mais facilidade.

Não pense que skills do futuro dizem respeito apenas à afinidade com tecnologia e ao interesse em inovação. Na verdade, existem várias outras características fortes que ajudam a acompanhar as novidades do mercado.

Por exemplo, o pensamento crítico faz a diferença na tomada de decisões e na participação de processos importantes dentro do ambiente de trabalho. O mesmo vale para o senso de liderança e de organização.

A inteligência emocional é outra das mais valiosas habilidades cognitivas e comportamentais que um profissional pode apresentar às empresas. Por meio dela, é possível gerenciar melhor os sentimentos, com o objetivo de manter o foco nos resultados, sem tomar atitudes impulsivas ou mal planejadas.

Quer conhecer mais uma skill do futuro? Que tal a resiliência ? Diversos empregos podem apresentar situações desafiadoras, e saber atuar sob pressão é uma ótima habilidade. Junto dela, a flexibilidade e a inteligência interpessoal se destacam, permitindo superar os problemas da rotina profissional e caprichar no bom relacionamento com a equipe.

2. Liste os seus pontos fortes e fracos

Conseguiu se identificar com algumas dessas competências? Se sim, coloque-as na lista dos pontos fortes que você apresenta. Além disso, tire um tempo para refletir sobre as características da sua personalidade que mais se destacam.

Nesse momento, pense tanto nas positivas quanto naquelas mais negativas. Em seguida, experimente listá-las em duas colunas: uma para os pontos fortes e outra para os fracos. Fazer esse exercício é uma excelente maneira de ponderar sobre as suas qualidades profissionais e, inclusive, de se conhecer melhor.

Lembre-se, também, de que essa lista não precisa ser feita toda de uma vez. Afinal, o autoconhecimento é um processo. Portanto, apenas deixe essas anotações em um lugar de fácil acesso para escrever sempre que se lembrar de mais uma característica.

3. Esteja à disposição para aprender

Por mais competente e preparado que um profissional seja para o mercado de trabalho, dificilmente ele vai saber tudo de que precisa. É por isso que ter a disposição para aprender é fundamental.

Sem contar que, como visto, a sociedade caminha em uma velocidade muito rápida, e a cada dia surgem novas tecnologias, técnicas e estratégias que são utilizadas no mercado de trabalho. Portanto, sempre será necessário aprender algo novo para continuar se atualizando.

A diferença é como você lida com esse processo. Ao chegar ao mercado com a mente aberta para essas oportunidades , é possível ter um ótimo desempenho e se destacar com mais facilidade.

4. Invista na sua educação

Lembra-se de que dissemos que a educação é uma aliada para o seu desenvolvimento? Pois é! Novamente, é necessário ressaltar a importância dos estudos para a realização da maioria das metas profissionais. Sendo assim, invista no conhecimento .

Para isso, saiba que nem sempre é preciso fazer um grande esforço. Pequenos passos, mas que são dados diariamente, podem ser o suficiente para dominar determinada área de atuação e apresentar mais características que atraem os recrutadores.

Criar o hábito da leitura, por exemplo, é um ótimo investimento em educação. Seja literatura ou notícias, ler permite que você conheça novos assuntos, desenvolva a comunicação e melhore a escrita. Tudo isso agrega muito valor ao perfil profissional.

Além disso, cursos livres, palestras, eventos da área de interesse, segunda graduação e, até mesmo, as pessoas que compõem o seu networking da universidade podem contribuir para a aquisição de conhecimento. É só deixar a criatividade se soltar e aproveitar as oportunidades.

5. Faça uma pós-graduação

Nesse contexto, por que não fazer uma pós-graduação ? Por meio de uma especialização, um MBA, um mestrado ou um doutorado, você tem a oportunidade de aprofundar os conhecimentos obtidos ao longo da graduação, tendo ainda mais para oferecer ao mercado.

Afinal, por mais enriquecedor que o período universitário seja, devido à extensa grade curricular dos cursos, nem sempre é possível aprender em detalhes todos os conteúdos. No entanto, isso não impede você de estar sempre aprendendo mais. A pós é uma porta de entrada para esse aprofundamento, que gera ótimos retornos à carreira, como:

Sem contar que é possível fazer um curso de pós-graduação rápido e de qualidade. O ensino digital está aí para ajudar nessa tarefa. No entanto, para isso, é fundamental escolher uma instituição de qualidade.

O que desenvolver?

O ingresso no mercado de trabalho exige o desenvolvimento de habilidades técnicas, interpessoais e transversais. A seguir, destacamos algumas habilidades que despertam maior atenção e interesse dos recrutadores. Confira:

  • habilidades técnicas — domínio de ferramentas digitais como pacote Office, softwares específicos da sua áreas e plataformas de colaboração online, domínio de um segundo idioma e conhecimento sobre a sua área e últimas tendências do setor;
  • habilidades interpessoais — capacidade de resolver problemas, flexibilidade para se adaptar a mudanças, boa comunicação verbal e escrita, capacidade de trabalhar em equipe, iniciativa, proatividade e inteligência emocional;
  • habilidades transversais — capacidade de gerenciar o próprio tempo e organizar as tarefas, criatividade e resiliência para saber lidar com desafios e setbacks (obstáculos e falhas).

Como adquirir experiência?

Montar um currículo sem experiência pode ser desanimador, especialmente se você estiver concorrendo a uma vaga disputada e com um bom salário. Se você nunca trabalhou mas quer adquirir experiências práticas, algumas dicas podem ajudar:

  • realize estágios — a experiência profissional adquirida durante um estágio é um dos melhores caminhos para entrar no mercado de trabalho. Procure oportunidades em empresas da sua área de interesse;
  • faça trabalhos voluntários — trabalhar como voluntário em organizações não governamentais ou projetos sociais demonstra seu compromisso social e suas habilidades interpessoais;
  • trabalhe como freelancer — você pode oferecer seus serviços como freelancer em plataformas online. Essa é uma ótima maneira de adquirir experiência prática e construir um portfólio;
  • desenvolva projetos pessoais — isso ajuda a colocar seu conhecimento em prática, além de permitir demonstrar suas habilidades e criatividade. Por exemplo, se você é um designer e está procurando uma oportunidade no mercado, vale a pena criar um portfólio de projetos pessoais.

O que ajuda a ter sucesso profissional?

A combinação de habilidades técnicas sólidas, aliadas a um conjunto de competências comportamentais, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, adaptabilidade e proatividade , são a receita para o sucesso em qualquer tipo de emprego .

Ter interesse e motivação, paixão pela sua área, manter um movimento constante de busca por conhecimento e investir no desenvolvimento de uma rede de contatos sólida são fatores que impulsionam o crescimento profissional.

A capacidade de se conectar com as pessoas, de resolver problemas de forma criativa e de se adaptar às mudanças do mercado também são qualidades valorizadas e que estão presentes na lista de skills dos profissionais de sucesso.

Como você viu, investir em conhecimento e em autodesenvolvimento são os primeiros passos para ingressar no mercado de trabalho. A educação possibilita conquistar os diferenciais de carreira necessários para realizar os objetivos profissionais e, consequentemente, alcançar a sua realização pessoal.

Quer saber mais sobre as habilidades que o mercado de trabalho espera de você? Confira as soft skills mais importantes para ter sucesso na carreira!