
Não é surpresa que a leitura é uma atividade recorrente na faculdade. Porém, para os futuros psicólogos, ela é um ponto-chave na formação. Isso porque há muitos livros de Psicologia que auxiliam no ensino-aprendizagem de teorias, abordagens, técnicas, metodologias de trabalho, etc. Ou seja, essas obras vão ser de grande valor na sua capacitação profissional.
É por isso que começar a conferi-los desde antes do início da graduação pode ser uma ótima estratégia para se familiarizar com as matérias e, inclusive, se preparar melhor para as aulas, atividades acadêmicas e, até mesmo as futuras avaliações. Por essa razão, listamos alguns livros importantes para você conhecer. Acompanhe!
Papel dos livros no estudo
Os livros são a principal fonte de acesso ao trabalho desenvolvido por psicólogos em diferentes áreas de categoria e por profissionais da saúde — assim como da Sociologia, da História, da Filosofia e afins.
Por meio deles, você pode aprender, se especializar e até mesmo propor intervenções e práticas que contribuam para a sociedade e o avanço da ciência. É por isso que, independente da matéria a ser estudada na faculdade, você terá uma bibliografia de referências para conferir.
Livros de Psicologia
Neste tópico, reunimos seis sugestões de livros de Psicologia . São obras que tratam desde as abordagens de trabalho da área, até questões de cunho social e de desenvolvimento humano. Portanto, atente-se à lista!
1. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática, de Judith S. Beck
A primeira indicação faz parte dos livros de Psicologia Cognitiva . Ela explora uma das abordagens psicoterápicas mais influentes da atualidade, mostrando como ela é estruturada, quais princípios devem ser seguidos pelos psicólogos e para quais demandas ela é mais indicada. Para isso, a obra explora o conceito de casos educativos para você entender o passo a passo da teoria e da prática.
2. Desenvolvimento Humano, de Diane H. Papalia e Ruth Duskin Feldman
Esse é um título clássico na formação dos psicólogos, pois apresenta os principais marcos biológicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais da evolução do homem. Além disso, ele ainda explora algumas das principais teorias da personalidade, assim como correntes que trabalham com os processos de aprendizagem e interação social.
3. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman
Essa obra traz um olhar sobre o que são e qual a função das emoções, discorrendo sobre como elas podem afetar o nosso comportamento e, consequentemente, as nossas relações sociais. A partir daí, apresenta uma série de dicas sobre como desenvolver inteligência emocional. Com ela, é possível ter mais qualidade de vida e ser capaz de lidar com desafios e situações que exigem ações rápidas e enérgicas.
4. Loucos Pela Vida, de Roberto Freire
Esse livro retrata os acontecimentos históricos que levaram à reforma psiquiátrica no mundo e, em particular, no Brasil. Nesse percurso, explora como a loucura foi vista e entendida ao longo anos, as principais correntes de tratamento e os impactos dela no reconhecimento de pessoas com problemas mentais e o papel do manicômio como lugar de exclusão e alienação social.
Também traz importantes reflexões sobre a reformulação dos serviços de saúde com foco em atenção ao bem-estar mental e na garantia da cidadania das pessoas com transtornos mentais.
Para o autor, o sujeito não é mais reduzido apenas à doença, mas acolhido no sofrimento subjetivo dele. Por fim, ainda discute sobre modelo de atenção praticado hoje no Brasil, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) , que é fruto da psiquiatria democrática de Franco Basaglia.
5. Psicologia do Inconsciente, de Carl Jung
Essa é uma obra clássica sobre Psicologia Analítica, abordagem do C.G. Jung. Ela traz as diferenciações da teoria dele, quando comparada à teoria de Freud e se aprofunda sobre os pressupostos dos inconscientes individual e coletivo que foram desenvolvidos pelo autor para explicar sobre a personalidade, o comportamento e a saúde mental.
6. Princípios Básicos de Análise do Comportamento, de Márcio Borges Moreira e Carlos Augusto de Medeiros
Para finalizar, há um dos mais conhecidos livros de Psicologia Comportamental . Ele explora os principais conceitos que formularam a Análise do Comportamento, em particular aqueles propostos por Skinner. Além disso, discorre sobre os significados e aplicações de comportamentos (respondente e operante), reflexos, estímulos ambientais, reforço e punição, modelagem de comportamentos e muito mais.
Dicas para criar o hábito de leitura
Agora que você já anotou toda a nossa lista de livros de Psicologia, confira as principais dicas para tornar a leitura algo recorrente no seu dia a dia!
Reserve parte do seu dia para ler
Para começar, destine parte do seu dia para a leitura. Pode ser 20, 30, 40 ou 60 minutos, por exemplo. Não há uma regra. O importante é que seja um período que se encaixe na sua agenda de afazeres sem comprometer outros compromissos. Mais ainda: que permita que você mantenha uma consistência de leitura diária ao longo do tempo sem grandes dificuldades de adaptação.
Escolha livros de forma estratégica
Inicie a sua leitura com livros curtos de até 200 páginas e de assuntos que são do seu interesse. Dessa forma, a atividade se torna mais prazerosa, leve e fluída. Você começa a ler e, quando percebe, já “devorou” várias páginas e já está pronto para a próxima obra.
Crie um clube do livro com os amigos
Fora o que já foi falado, é interessante compartilhar esse novo hábito com amigos. Vocês podem montar um clube de livros no qual, juntos, decidem qual obra vai ser conferida em conjunto e marcarem encontros semanais/quinzenais para debater o conteúdo dela.
Além disso, você pode trocar observações, opiniões e recomendações de material complementar. Essa ideia vai servir de grande estímulo para você se tornar um grande leitor.
Aposte em livros digitais
Outra dica útil é se tornar leitor de livros em formato digital (por meio de e-readers). Essa pode ser uma alternativa quando você fica muito tempo fora de casa e não tem como carregar livros consigo, mas ainda assim gostaria de aproveitar os minutos que passa no ônibus/metrô ou durante a espera da consulta médica, por exemplo, para ler.
Com a nossa lista de livros de Psicologia, você se familiariza com conteúdos apresentados na faculdade e se prepara para atuar como psicólogo. Para completar, se aprofunda em temas importantes para o tratamento de pessoas com diversas questões, desde emocionais e sociais até mentais e de personalidade. Por isso, aproveite nossas sugestões e comece já a desenvolver o hábito de leitura na sua rotina!
Gostou das obras apresentadas aqui? Então assine a newsletter da UNIFACS para receber mais indicações que vão aumentar a sua imersão na área!