#Graduação

O que é Fisioterapia? Entenda sobre a profissão

O que é exatamente a Fisioterapia? Confira este post para conhecer a profissão e a graduação!
O que é Fisioterapia? Entenda sobre a profissão
6 min de leitura - há um mês

Os profissionais formados nessa área são capazes de reabilitar fisicamente as pessoas, melhorar a postura física, tratar lesões e, acima de tudo, proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida dos seus pacientes. Essas são algumas das atribuições que ajudam a responder à pergunta “O que é Fisioterapia? “.

Além disso, os fisioterapeutas podem atuar em diversas empresas, como hospitais, clínicas e centros de atendimento — privados ou públicos. Por cursarem uma formação multidisciplinar, eles podem atuar em várias indústrias e fornecer diferentes serviços.

Neste post, falaremos mais sobre o conceito de Fisioterapia, as oportunidades para os profissionais e os motivos para começar uma faculdade. Continue conosco!

O que é Fisioterapia?

É o campo formado por profissionais da saúde especializados em tratar e prevenir doenças e lesões. Para isso, são empregadas técnicas, como exercícios físicos e massoterapia (sessões de massagem). Fisioterapeutas ainda têm a capacidade de diagnosticar e tratar problemas ocasionados por mudanças genéticas, acidentes, doenças adquiridas ou vícios de má postura.

Fisioterapeutas aplicam técnicas que têm o objetivo principal de restaurar, otimizar e manter a capacidade física do paciente (física e funcional). Profissionais especialistas nesse campo também podem realizar tratamentos à base de água, frio e calor, além de utilizarem aparelhos específicos.

Além de adquirirem técnicas para auxiliar na recuperação de acidentados e no tratamento de distúrbios respiratórios, cardíacos e neurológicos , fisioterapeutas trabalham com gestantes, crianças, idosos e outras pessoas com deficiências físicas, intelectuais ou sensoriais.

O que se faz na fisioterapia?

Para ajudar aqueles que sofrem com lesões (decorrentes de má formação, fraturas ou problemas posturais), fisioterapeutas têm os exercícios e as massagens como aliados para restaurar a capacidade funcional das pessoas com as quais trabalham.

Outros instrumentos que fazem parte do dia a dia dos fisioterapeutas são:

  • estetoscópio;
  • fita métrica, já que a medição pode indicar a possibilidade de surgimento de doenças graves, como diabetes e problemas do coração;
  • martelo de Buck, para testar os reflexos e a sensibilidade dos nervos do paciente;
  • aparelho TENS, utilizado para tratar doenças agudas e crônicas;
  • bolas tonificadoras;
  • exercitador respiratório;
  • kits para testes de sensibilidade;
  • entre outros.

Como é o dia a dia do profissional?

Independentemente da especialização, o dia a dia dos fisioterapeutas envolve a avaliação dos pacientes, a solicitação de exames, a formulação de diagnóstico, a prescrição de tratamentos e o acompanhamento de exercícios físicos e de outras ações de contato direto com as pessoas.

De acordo com a especialização, o profissional estará capacitado para elaborar tratamentos personalizados que podem demandar a participação de outros trabalhadores da saúde: educadores físicos, médicos, nutricionistas, entre outros.

Quais são as áreas de atuação?

Fisioterapeutas têm um amplo campo de oportunidades no universo da saúde. Confira algumas das carreiras específicas.

Oncologia

Pacientes com câncer sofrem com os tratamentos oncológicos pelos quais precisam passar, como quimioterapia, radioterapia e cirurgias. Nesse caso, o fisioterapeuta trabalha e manter ou melhoras condições funcionais das pessoas que têm a doença.

Dermatofuncional

Nessa área, fisioterapeutas se responsabilizam pelo tratamento de lesões como cortes realizados em cirurgia, queimaduras, entre outras. O objetivo é trazer conforto e bem-estar para pacientes. Para isso, o profissional precisará manusear aparelhos a laser, infravermelhos ou ultravioletas, os quais ajudam na cicatrização.

Do trabalho

Fisioterapeutas podem ser contratados por empresas para tratar trabalhadores que sofrem com problemas causados pelas atividades do dia a dia, como a lesão de esforço repetitivo (LER). O profissional também é útil para dar dicas de postura e orientar os funcionários sobre a repetição de movimentos feitos.

Para gestantes

Nessa carreira específica, fisioterapeutas são os responsáveis pelo acompanhamento das futuras mães. É possível acompanhá-las desde os primeiros exames de pré-natal (com fisioterapia pélvica e exercícios de pilates, por exemplo) até após o nascimento do bebê.

Esportiva

Toda equipe de futebol, só para citar o esporte mais popular do Brasil, trabalha com um corpo médico extenso para manter a integridade física dos atletas. Os fisioterapeutas lidam diretamente com eles, na prevenção e tratamento de lesões em profissionais esportivos.

Outras modalidades populares no Brasil, como vôlei, natação e basquete, também contratam fisioterapeutas.

Terapia intensiva

Há fisioterapeutas em unidades de tratamento intensivo (UTIs), principalmente em hospitais de grande movimento.

Ortopedia e traumatologia

Essa área é bastante associada à fisioterapia, já que os profissionais são capacitados para ajudar os pacientes que sofreram com lesões, luxações, fraturas e problemas na coluna e nas articulações.

Cardiologia e pneumologia

Nesses campos, os fisioterapeutas cuidam de pacientes nos estágios de pré ou pós-operatório. Também auxiliam aqueles que sofrem com doenças respiratórias ou cardíacas. Isso é feito por meio de exercícios físicos que estimulem a respiração e o aparelho circulatório, por exemplo.

Pélvica

É uma especialidade que proporciona que os profissionais atuem na reabilitação das disfunções da região do assoalho pélvico — o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam a bexiga, o intestino e outros órgãos.

Por que entrar na faculdade de Fisioterapia?

Todo fisioterapeuta tem a missão de garantir uma melhor qualidade de vida para os seus pacientes, além de cuidar das pessoas com dedicação e amor. Conquistar tanto as habilidades técnicas como interpessoais (soft skills) fica mais fácil quando se escolhe uma universidade de ponta.

A UNIFACS forma profissionais qualificados nessa área da saúde, para que possam cumprir seus papéis com excelência. Com aulas práticas e teóricas, além de uma infraestrutura caprichada para seus estudantes, os acadêmicos têm a oportunidade de se transformar em profissionais de destaque.

Além disso, os graduados têm um campo imenso de oportunidades para explorar: fisioterapia respiratória, pediátrica, cardiovascular, gerontológica, neurológica, ortopédica, entre muitas outras áreas . E é possível atuar individualmente ou fazendo parte de uma equipe multidisciplinar em três níveis de atenção à saúde: preventiva, curativa e reabilitadora.

Detalhes do curso universitário

A grade do curso de Fisioterapia tem como base matérias de Ciências Biológicas e tópicos gerais relacionados à saúde — como anatomia, fisiologia e patologia. A partir do terceiro e quarto semestres, a carga horária de atividades práticas aumenta significativamente. Aí os estudantes se familiarizam com as técnicas específicas de tratamento.

O estágio é obrigatório no último ano, até mesmo como uma forma de o estudante já se preparar para o mercado de trabalho, e é realizado em hospitais e clínicas. Também é necessário realizar um trabalho de conclusão de curso, o popular TCC. A classificação concedida é a de bacharel.

O curso de Fisioterapia é uma excelente oportunidade para quem gosta de ajudar as pessoas e se envolver diretamente com elas. Afinal, o profissional é capaz de tratar lesões e aplicar técnicas para melhorar o bem-estar físico e funcional dos pacientes. O curso da UNIFACS tem todos esses objetivos em mente, de modo que os estudantes formados saiam bem preparados para encarar os desafios do mercado.

Aproveite a visita ao blog para saber mais sobre a graduação em Fisioterapia da UNIFACS !