A educação (não só no Brasil, mas em todo o mundo) passa por um período de grandes mudanças. O aumento da busca por faculdades e cursos a distância tem se confirmado como uma grande tendência e, desde 2020 , o número de estudantes matriculados no EAD é superior, quando comparado ao presencial.
Além de cursos livres e graduações, é possível também se especializar sem sair de casa! As pós-graduações EAD têm se mostrado como uma ótima alternativa para melhorar o currículo, qualificar-se e conseguir conciliar tudo isso com a vida pessoal e profissional.
Pensando nisso, trazemos uma série de detalhes sobre a pós-graduação em Saúde Pública, uma excelente opção para quem é da área e quer entender melhor como funciona o segmento no Brasil, colaborando com a melhora dos serviços prestados à sociedade. Boa leitura!
Vale a pena investir em uma pós-graduação?
Antes de falarmos exclusivamente sobre as pós-graduações a distância e a especialização em Saúde Pública, que tal conversarmos um pouco sobre a importância dessa etapa para a formação acadêmica? Por muitos anos, apenas a formação em uma graduação foi o suficiente para o destaque do candidato no mercado de trabalho.
Como muitas pessoas só tinham até o Ensino Médio em seus currículos, isso se tornou um grande diferencial. No entanto, com o passar do tempo, o aumento do número de pessoas graduadas subiu consideravelmente.
Essa é uma ótima notícia, o que significa que há mais profissionais qualificados na sociedade. No entanto, também é algo que representa uma mudança nas demandas do mercado de trabalho. Agora, você precisa de um “algo a mais” para se destacar. Então, vale muito a pena investir em uma pós-graduação!
Além do destaque que isso traz para o currículo, essa é uma ótima forma de ter um nicho para trabalhar, evitando as grandes competições por vagas enfrentadas pelos profissionais generalistas. É uma maneira interessante de fugir da saturação em algumas áreas.
O que é o curso de pós-graduação em Saúde Pública?
A Saúde Pública é uma áreas importantíssima para a sociedade. Ela é a responsável pela determinação de políticas que beneficiem a população, além de ver a comunidade como um todo e criar estratégias para mantê-la sempre saudável.
Esse é um curso que pode ser feito por profissionais de todos os tipos de graduação , mas que é mais direcionado aos que fizeram cursos do segmento da saúde . O objetivo é trazer um panorama completo para que os estudantes possam trabalhar ativamente nos campos de gestão, mudando a vida dos brasileiros para a melhor.
Quais são as matérias analisadas?
Um dos detalhes mais importantes na hora de escolher uma pós-graduação é verificar a grade curricular desse curso. No caso da pós-graduação em Saúde Pública, as matérias envolvidas ensinam o estudante a:
- conhecer melhor a realidade da saúde no Brasil;
- ver quais são as políticas vigentes em território nacional, ou em municípios e estados;
- descobrir a importância da atenção básica à saúde para a população;
- identificar falhas de gestão e aprender a manejá-las da melhor forma possível;
- conhecer aspectos epidemiológicos das principais enfermidades do território nacional, e muito mais.
Como está o mercado de trabalho para essa área?
A todo vapor! Os profissionais pós-graduados em Saúde Pública têm grandes chances de se dar muito bem na carreira. Algumas das possíveis áreas de atuação são:
- gestão em clínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais;
- secretarias de saúde;
- organização orçamentária do setor da saúde;
- desenvolvimento de campanhas de vacinas;
- controle de epidemias;
- manutenção da segurança com o manejo adequado de resíduos e muito mais.
Quais as vantagens do ensino EAD?
Para fechar, é hora de descobrirmos algumas das vantagens do ensino a distância para a formação! Assim, é possível tomar uma decisão muito mais acertada. Vamos lá?
Praticidade no dia a dia
O ensino a distância é sinônimo de praticidade. Fazer os próprios horários, estudar no próprio ritmo e controlar as metodologias utilizadas para aprender é algo que traz muitas vantagens para muita gente, especialmente, os que já são formados.
Possibilidade de gestão da rotina
Sair de casa, sentar-se em uma sala de aula pode ser muito interessante. No entanto, traz desvantagens, como a dificuldade do gerenciamento da própria rotina. Com o EAD, você consegue se organizar e estudar quando e onde quiser, sem perder tempo.
Mais economia
Os cursos a distância costumam ser muito mais baratos, por não terem custos envolvidos com a manutenção do espaço físico, dentre outros fatores. Além disso, economiza com transporte, alimentação e vários outros pontos, o que gera uma receita mais positiva no final do mês.
Conciliação dos estudos com outras áreas da vida
Pessoas que buscam uma pós-graduação muitas vezes já estão com a carreira encaminhada, independentemente de serem recém-formados ou experientes. Por isso, essa é uma boa alternativa para quem precisa conciliar os estudos com a profissão e a família, sem que uma área atrapalhe a outra.
Qualificação de primeira para o currículo
Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, o ensino a distância é extremamente bem-visto pelo mercado de trabalho , representando uma ótima forma de aprender. Ele ajuda no desenvolvimento de habilidades essenciais para os empregadores, como a autonomia e a organização, e são uma ótima adição para o currículo.
Mais qualidade de vida
Por fim, temos a qualidade de vida como um detalhe que não pode deixar de ser mencionado. O EAD traz liberdade para que possa descansar, passar um tempo com a família, ir às consultas médicas e guardar uma grana extra todo mês. Tudo isso, somado a um ensino de qualidade!
Gostou de conhecer mais sobre a pós-graduação em Saúde Pública e descobrir as vantagens de fazer um curso desse tipo na modalidade a distância? Agora, é hora de arregaçar as mangas e dar esse novo e empolgante passo rumo ao sucesso da vida profissional!
Então, não perca tempo! Conheça agora mesmo os detalhes da pós-graduação em Saúde Pública da UNIFACS .