#Pós-graduação

Pós-graduação e MBA: quais as diferenças

Será que vale mais a pena fazer pós-graduação ou MBA? Essa pergunta é você quem vai responder! Afinal, ambos são
pós graduação ou mba
5 min de leitura - há um mês

Será que vale mais a pena fazer pós-graduação ou MBA? Essa pergunta é você quem vai responder! Afinal, ambos são exemplos de cursos que apresentam ótimas vantagens para a carreira de quem decide dar continuidade nos estudos.

Realizar uma especialização após concluir a graduação é uma excelente ideia. Assim, é possível aprimorar as habilidades e os conhecimentos aprendidos antes, agregando mais valor ao perfil profissional. Para isso, existem diversos tipos de pós-graduação.

Para decidir entre uma delas, nada melhor do que entender mais detalhes sobre o assunto, não é? Por isso, neste post, vamos mostrar as principais diferenças entre a pós e o MBA. Acompanhe!

O que é MBA?

Antes de tudo, vale a pena explicar o que é uma pós-graduação. Esse é o nome dado aos cursos de nível superior que são realizados por pessoas que já têm um diploma de graduação. Geralmente, eles servem para dar continuidade aos estudos na área, como meio de ampliar o domínio sobre o assunto e as oportunidades profissionais.

Além disso, é interessante destacar que esse nível escolar pode ser dividido em duas categorias:

  • lato sensu — que são cursos que têm foco no desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho , como a especialização e o MBA;
  • stricto sensu — que geralmente são voltados para a carreira acadêmica e/ou pesquisa científica, como o mestrado, o doutorado e o mestrado profissional.

Desse modo, é possível notar que o Master of Business Administration, mais conhecido como MBA, é um tipo de pós lato sensu. O diferencial que apresenta é um aprofundamento relacionado aos conteúdos vistos ao longo da graduação, mas voltado para os temas que giram em torno das áreas de gestão e administração.

No entanto, saiba que isso não impede ninguém de encontrar cursos de MBA focados em diversos outros segmentos do mercado, como Saúde, Marketing e Agronegócio.

O que acontece é que os conteúdos aprendidos ao longo dessa pós-graduação apresentam técnicas mais avançadas de gestão de negócios, criação de projetos e organização de times. Por isso, ele pode ser aplicado em diversos nichos empresariais.

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Pós-graduação, como você viu, é como se chamam os cursos, em nível superior, que podem ser realizados após uma graduação. No entanto, muitas vezes, as pessoas utilizam esse termo como sinônimo de especialização.

Esse curso, por sua vez, pode até apresentar algumas semelhanças com o MBA, tendo em vista que também se encaixa na categoria de lato sensu. Contudo, o conteúdo dessa modalidade é voltado para o aprofundamento técnico e teórico nas mais variadas áreas encontradas no mercado.

Dessa forma, os cursos são baseados em um assunto específico que o profissional pretende se tornar um especialista. Por exemplo, suponha que um pedagogo deseja aprender mais sobre Educação Especial , a fim de dar aulas para turmas de alunos com deficiência, uma pós-graduação pode entregar toda a preparação que precisa.

Sendo assim, a principal diferença entre esses tipos de pós é o foco do grau acadêmico. De um lado, há o MBA voltado para a formação de profissionais que atuam ou pretendem ingressar em funções empresariais e executivas. Do outro, existe a especialização, que busca gerar especialistas em determinados segmentos.

Qual a finalidade delas?

Todos os diferentes tipos de pós-graduação têm um objetivo em comum: garantir que os estudantes possam avançar nos conhecimentos obtidos durante a graduação, aprendendo com mais profundidade determinados temas.

Além disso, ambos os cursos auxiliam no crescimento pessoal e profissional . Isso porque, ao longo das aulas e das atividades, é possível aprender e desenvolver competências úteis tanto para o trabalho quanto para o dia a dia.

A pós-graduação também é útil para atualizar os conhecimentos e ter mais destaque na área em que atua ou se informar sobre as tendências e principais atividades de novos eixos do mercado. Não é à toa que ela é muito útil para quem está planejando uma transição de carreira ou mudança de emprego.

Ou seja, a principal finalidade de uma pós-graduação, seja um MBA ou uma especialização, é ajudar no desenvolvimento profissional e intelectual de um indivíduo. Por isso, esses tipos de cursos têm sido tão procurados . Além disso, as vagas de emprego também pedem por mais conhecimentos específicos, que podem ser obtidos a partir dessa formação acadêmica.

Para quando cada um é indicado?

Agora, sim, voltamos à principal pergunta: pós-graduação ou MBA? Qual desses escolher ? Para ajudar a responder a essa questão, vamos mostrar para qual grupo de profissionais cada um desses cursos são indicados. Acompanhe!

MBA

Quem se formou em Administração, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade e áreas correlatas pode encontrar maiores vantagens ao seguir esse tipo de pós.

No entanto, o MBA é indicado para quem quer alcançar um cargo de gestão ou se desenvolver nos setores de negócios. Afinal, todo o conteúdo aprendido nessa pós-graduação é focado na preparação de novos profissionais executivos e que atuam em posições de liderança.

Pessoas que desejam abrir uma empresa e querem desenvolvê-la no segmento de atuação, utilizando as melhores práticas de mercado, também levam vantagem ao cursarem esse tipo de pós.

Especialização

Mas, se por outro lado, você já terminou a faculdade e quer continuar estudando, porém, não tem objetivo de seguir uma carreira gerencial, a especialização pode ser a melhor opção. Isso vale até mesmo para os profissionais que fizeram os cursos citados anteriormente, pois também é possível encontrar pós para as áreas de gestão, sem ser o MBA.

Na verdade, existem cursos de especialização para os mais diversos campos do mercado, principalmente naqueles que necessitam de mais pessoas com conhecimentos avançados e especializados em segmentos específicos.

Outra informação interessante a ser mencionada é que todas as pós-graduações de tipo lato sensu têm duração mínima de 360 horas, segundo os requisitos do Ministério da Educação (MEC) . Dessa forma, é possível se aprofundar a curto prazo e alavancar uma carreira com mais oportunidades de trabalho.

Conseguiu entender as principais características e diferenças entre pós-graduação e MBA? Pesquisar sobre o assunto é sempre o primeiro passo para tomar uma decisão que traz ótimos retornos para sua vida profissional. Sendo assim, que tal passar para a próxima etapa e dar início a um desses cursos?

Tem interesse em saber mais sobre o tema? Então, não vá embora antes de conhecer os nossos cursos de especialização e MBA !