
O quanto você conhece o mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda ? Se a resposta é pouco ou quase nada, saiba que é preciso mudar isso. Afinal, antes de escolher uma faculdade para fazer, você deve ler, se informar e pesquisar o máximo de informações sobre a profissão e as perspectivas de oportunidades e crescimento da área. A internet, por exemplo, é uma grande aliada nessas horas.
Quando você mergulha de cabeça em uma formação sem conhecer nada da realidade da categoria, há grandes chances de se frustrar por ela ser muito diferente do esperado e não atender às suas expectativas de trabalho, locais de atuação e até mesmo conquistas pessoais.
Por essa razão, trouxemos um post que vai apresentar como é a área e o que aguardar após a faculdade . Acompanhe!
Curso de Publicidade e Propaganda
A graduação tem oito semestres (4 anos) com foco imersivo em comunicação no mercado brasileiro. Por isso, você estuda hábitos de consumo do país, formação e constituição de nichos comerciais, meios de mensagem e propagação de ideias, construção e gestão de marcas , identidade visual e design de produtos etc.
Além disso, é uma formação que trabalha habilidades criativas, de inovação e dinamismo intelectual. Afinal de contas, o profissional do ramo precisa ser versátil, capaz de engajar diferentes públicos e atender a demandas de empresas distintas entre si.
Mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda
Quem tem um diploma nessa área trabalha principalmente em agências de publicidade . Ou seja, empresas que atendem a outras organizações e prestam os mais diferentes serviços de comunicação, marketing , gestão e divulgação para diferentes mídias e plataformas. Porém, engana-se quem pensa só existir esse cenário de prática.
Muitas companhias (do comércio, indústria, educação, finanças etc.) e até mesmo órgãos públicos realizam seleções para contratar profissionais para montar equipes próprias de publicidade. O objetivo delas é ser menos dependente de agências, cortando despesas, otimizando o tempo e tendo mais autonomia e independência para as ações e campanhas que realiza.
Não à toa, um levantamento divulgado pelo portal G1 indicou que a faculdade de Publicidade e Propaganda é uma das que têm maior empregabilidade no país , com cerca de 73,5% dos formados atuando no ramo que escolheram. Além disso, dados do site Glassdoor indicam que a faixa salarial média da profissão é de R$ 3.000,00*, com ganhos que chegam até a R$ 5.785,00*.
* Sujeito a alterações
Oportunidades profissionais
Por fim, vale a pena conhecer as possibilidades de atuação no mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda , não é mesmo? Por isso, reunimos alguns dos segmentos que mais atraem profissionais da área, detalhando as atividades neles. Confira!
Criação publicitária
Quem gosta da parte criativa e prática da Publicidade e Propaganda, frequentemente, segue carreira no ramo de produção de anúncios (impressos ou virtuais). É a pessoa que, seguindo um roteiro de ideias ou protótipo de campanha, idealiza o design de diferentes peças para criar banners, panfletos, rótulos de produtos, infográficos, e-books, outdoors, anúncios para revistas e muito mais.
Geralmente, o profissional da área tem um conhecimento vasto de produção gráfica, branding, lettering, fotografia, edição audiovisual e afins. Afinal, ele aplica isso diariamente em suas criações.
Redação publicitária
O profissional desse eixo é o responsável pela produção de textos para as peças publicitárias. No caso de anúncios para a mídia audiovisual, ele pode ficar encarregado da produção de roteiros de vídeos, locuções, jingles e muito mais. Para completar, o redator também desenvolve slogans e comunicados de marca.
Gestão de mídias sociais
Muitos publicitários se dedicam a atuar com as redes usadas pelos clientes (pessoas físicas e jurídicas) para se comunicar, interagir e vender na internet. É o caso do Facebook, do Instagram, do TikTok, do YouTube etc. Contudo, o serviço prestado nessa área vai além da publicação regular no feed e nos stories.
É a produção de conteúdo que segue estratégias específicas de marketing digital . Por exemplo, aumentar alcance e engajamento, administrar a veiculação de anúncios, monitorar e interpretar métricas de resultados, gerenciar crises de mercado e muito mais.
Gestão de marketing
Essa é mais outra possibilidade de atuação profissional. Aqui, você trabalha com a concepção e o planejamento de estratégias para divulgar produtos e serviços, promover marcas, lançar identidades visuais, determinar o perfil de comunicação e relações institucionais, traçar vendas em diferentes praças do mercado etc. Ou seja, é um segmento diverso e que contempla os objetivos comerciais de cada organização.
Mídia
O campo de mídia é para quem gosta de negociações, orçamentos e planejamentos. Isso porque o profissional media inserções de campanhas nas diferentes mídias do país, o que inclui desde a TV até sites e redes sociais. Esse é um processo que requer muita pesquisa e análise, uma vez que não basta colocar as empresas em evidência.
O objetivo é encontrar meios de comunicação que mais alcancem o público-alvo das marcas e traçar o investimento a ser feito para manter a imagem delas sendo veiculada nesses meios.
Atendimento
Esse é um segmento que faz jus ao nome que tem. Isso porque o publicitário atua como a ponte entre os clientes da agência e os demais profissionais que atendem as demandas dessas empresas — é o caso dos setores de mídia, gestão de redes sociais, redação, criação etc.
Ele faz acompanhamento de projetos, atende diretamente as organizações para o desenvolvimento e refação de peças e organiza reuniões para feedbacks e negociações de parcerias. Esse indivíduo também é aquele que realiza a captação de novos clientes para a firma. Por isso, frequentemente, é comum ver ele atuando mais externamente do que dentro da agência em si.
O mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda é bastante plural. Além de poder atuar com tarefas mais criativas e de mídia, você pode seguir atividades de gestão. Para completar, a faixa salarial da categoria é atraente, e você tem múltiplas possibilidades de contratação. Afinal, o publicitário pode integrar empresas de inúmeros setores. Portanto, não há dúvida: essa é uma área promissora!
Quer conferir mais sobre essa e outras formações que estão em alta no mercado nacional? Então, confira nosso blog e veja os últimos artigos publicados!