#Graduação

Saiba quanto tempo dura a faculdade de Psicologia

Veja qual é a duração do curso de Psicologia e, de quebra, saiba mais sobre os estágios e a matriz curricular da formação!
Saiba quanto tempo dura a faculdade de Psicologia
6 min de leitura - há um mês

Uma das áreas da saúde que chama a atenção dos brasileiros é a Psicologia. Afinal, muita gente tem contato com ela nos serviços de saúde, além de acompanhar profissionais do setor na mídia e nas redes sociais. Para uma parcela dessas pessoas, o interesse vai além, já que elas sonham em seguir essa carreira. Por isso, se perguntam quanto tempo dura a faculdade de Psicologia e quais as características da formação.

Se você se identificou o que relatamos, este post é para você! Aqui sanamos essa dúvida e ainda mostramos o por que a profissão tem se tornado cada vez mais relevante socialmente. Acompanhe!

Qual a importância da Psicologia?

Instituída no Brasil em 1962 por meio da lei nº 4.119 , a Psicologia tem ganhado cada vez mais espaços de atuação no mercado nacional e aumentado a demanda por profissionais qualificados. Atualmente, já são 13 áreas reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). É o caso da Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia da Saúde, Psicologia Organizacional e da Psicologia Social.

Esse crescimento se deve à relação da Psicologia com diferentes temáticas em destaque na sociedade contemporânea. São assuntos que não apenas rendem estudos e pesquisas que contribuem com o avanço da ciência, mas que são cruciais para promover mudanças socioculturais, políticas e de saúde sobre a subjetividade e a diversidade humana .

Abaixo, você pode conferir alguns exemplos que confirmam a relevância da categoria e os efeitos que ela gera na rotina dos brasileiros!

Atenção à saúde mental

Um dos principais pontos de atuação da profissão é o atendimento à população com demandas de transtornos mentais, ideação e comportamento suicida, problemas comportamentais e emocionais, dificuldades de interação e manejo social etc. Afinal, tudo isso gera sofrimento psicológico e causa impactos na qualidade de vida dos indivíduos.

O psicólogo atua não só com a psicoterapia, mas com avaliação psicológica, psicodiagnóstico, realização de oficinas e atividades terapêuticas, sessões de aconselhamento e muito mais. O objetivo é não só reestabelecer o bem-estar mental, mas promover equilíbrio emocional e autoconhecimento .

Dada a relevância desse trabalho, o profissional está tanto nas instituições particulares quanto nas geridas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o caso de ambulatórios, prontos-socorros, hospitais, policlínicas, unidades básicas de saúde e por aí vai.

Promoção da educação

A Psicologia tem uma forte relação com as práticas de ensino-aprendizagem. De um lado, ela trabalha medidas de inclusão e adaptação do ambiente escolar para indivíduos que têm transtornos específicos de aprendizagem (como discalculia e dislexia) e transtornos do neurodesenvolvimento (como o TEA e o TDAH).

Por outro lado, ela desenvolve protocolos internos para promover saúde mental a alunos e professores e coibir a ocorrência de bullying. Fora isso, os profissionais ainda atuam para proporcionar aconselhamento vocacional aos estudantes em período de pré-vestibular, disponibilizar núcleos psicopedagógicos e atualizar projetos pedagógicos conforme necessidades biopsicossociais de crianças e adolescentes.

Produção de conhecimento

A Psicologia é um campo de intenso estudo e pesquisa científica. Isso contribui diretamente com a atualização e a profusão de saberes sobre o comportamento humano, a personalidade, a cognição, as funções psíquicas e as terapêuticas mais adequadas para cada transtorno mental.

Isso ajuda não só a aperfeiçoar os serviços psicológicos (como a terapia e os testes de rastreio e diagnóstico), mas as diferentes atividades da área. Além disso, favorece o aprimoramento de ramos afins, como a Pedagogia, a Medicina, a Terapia Ocupacional e a Enfermagem.

Atuação contra o preconceito e a discriminação

Outro importante papel da Psicologia diz respeito ao combate às diferentes formas de violência, estigmatização, opressão e segregação social. Por exemplo, em relação aos povos indígenas, às pessoas privadas de liberdade, às mulheres vítimas de violência doméstica, às pessoas negras, à comunidade LGBTQIA+ etc.

Não à toa, isso é um dos pilares do Código de Ética da categoria, além, é claro, de uma temática tratada pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) .

O CFP dispõe de uma página no próprio site com todas as cartilhas já divulgadas por ele apresentando aos profissionais e à sociedade em geral como a área lida para promover inclusão por meio da ciência e das políticas públicas.

Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia?

Se é a primeira vez que você ingressa no ensino superior, a graduação terá duração cinco anos . Esse é o prazo mínimo para se concluir todas as atividades presentes nas Unidades Curriculares de Psicologia, que contam não só com conteúdos para aprendizagem em sala de aula, mas também estágios (de prática geral e de prática específica). Alguns das matérias são:

  • Aspectos Humanos e Socioculturais;
  • Psicologia, Gênero e Sexualidade;
  • Psicologia e Educação;
  • Solução de Conflitos e Trabalho com Grupos;
  • Avaliação Psicológica;
  • Análise e Intervenção em Psicologia Social;
  • Perspectivas Fenomenológicas, Existenciais e Humanistas.

Já os universitários que concluíram outras graduações ou solicitaram transferência de curso têm a oportunidade de aceleração de créditos. Ou seja, você aproveita, quando possível, as matérias já estudadas. Com isso, podem reorganizar a própria grade de aulas, adiantando Unidades Curriculares e, com isso, finalizar a formação em menos tempo.

Como escolher a melhor faculdade de Psicologia?

O primeiro cuidado é ver se a instituição oferta diferentes estágios ao longo da graduação. Isso é necessário porque, apesar do curso ter bastante conteúdo teórico, ele demanda uma vivência prática das atividades psicológicas. Tarefas como sessões de psicoterapia, aplicação de testes, plantões psicológicos e afins que acontecem sempre sob supervisão e orientação técnica de docentes.

A UNIFACS reserva 400 horas da carga horária total do curso para os estágios básicos, enquanto outras 400 horas são destinadas aos estágios específicos. Ou seja, 20% do curso é vivencial para o desenvolvimento de habilidades profissionais e a sua inserção no mercado de trabalho .

Também é interessante que você analise a infraestrutura e os recursos tecnológicos da unidade física onde vai estudar. Isso inclui, por exemplo, salas, auditórios, bibliotecas, laboratórios, espaços administrativos (como coordenação e secretaria acadêmica) e mais.

Confira ainda como é a reputação da instituição no mercado educacional. Para isso, utilize não só a mídia tradicional (programas, reality shows , jornais etc.) e a internet, mas principalmente os dados do Ministério da Educação (MEC) — que é a principal referência de avaliação e credenciamento no setor.

Explicado quanto tempo dura a faculdade de Psicologia e o que esperar do curso, o próximo passo é avaliar seu interesse na área e quando você quer começar a sua vida universitária. Dessa forma, sua próxima decisão será escolher onde se matricular. Por isso, não deixe de se inspirar em nossas dicas para estudar em uma instituição onde você realmente se prepara para a vida profissional.

Acesse o portal da UNIFACS e confira as informações sobre a formação de Psicologia !