#ENEM

Saiba como fazer transferência de curso usando a nota do Enem

Está pensando em fazer uma transferência de curso? Saiba neste conteúdo como a nota do Enem pode ajudar na missão!
transferência de curso
6 min de leitura - há um mês

Saiba como fazer transferência de curso usando a nota do Enem

É totalmente comum escolher uma graduação e mudar de opinião. A boa notícia é que você pode fazer a transferência de curso com a nota do Enem. Isso vale tanto para mudanças internas quanto externas.

Na prática, quer dizer que se a faculdade não atendeu às expectativas ou se o curso não combina com o que você estava procurando, é possível encontrar uma solução. O melhor de tudo é que não é necessário fazer um novo vestibular .

Quer saber como fazer para se transferir de curso? Acompanhe este post e fique por dentro do assunto!

Como funciona a transferência de curso?

Como visto, existem duas formas de dar início ao processo: interna e externa. Tudo vai depender dos motivos que levaram você a tomar essa decisão e da disponibilidade de vagas da instituição.

Veja quais são as principais dúvidas sobre como dar início a uma troca de curso!

Como mudar de curso dentro da faculdade?

Esse é o caso da transferência interna. Aqui, o que você faz é escolher outra graduação dentro da faculdade em que se matriculou. Essa é uma possibilidade que diversas instituições oferecem para ocupar as vagas de desistência dos alunos ou que não foram supridas nos processos de seleção.

Para isso, é preciso acompanhar os prazos e protocolos de mudança de graduação na própria instituição. Ler os editais e checar o site institucional com frequência vai ajudar a saber como funciona a transferência de curso na faculdade, não perder nenhuma data e fazer o processo da melhor maneira.

Posso pedir transferência de uma faculdade para outra?

Sim. Essa é opção chamada de transferência externa. Nesse caso, você muda de instituição de ensino, podendo escolher outro curso ou não. Esse tipo de troca segue a mesma lógica da primeira, porém, os cuidados que os alunos precisam tomar são diferentes.

Em vez de acompanhar as atualizações da faculdade em que já tem matrícula, é necessário observar as regras da nova instituição de interesse. A melhor alternativa, aqui, é entrar em contato e tirar todas as dúvidas.

Isso porque cada faculdade, universidade ou centro universitário pode criar os critérios de transferência externa. Sendo assim, para evitar qualquer mal-entendido e garantir a vaga no curso, vale a pena conferir todos os detalhes.

Posso pedir transferência de faculdade federal para outra?

É possível mudar de uma instituição pública. O único cuidado que você precisa tomar é o de garantir que não há mais vínculos com a faculdade em que fez a primeira matrícula.

Isso porque nenhum aluno pode ocupar mais de uma vaga em universidades federais e estaduais. Sendo assim, na hora de se inscrever na nova instituição, tenha certeza de que houve o abandono ou o trancamento da matrícula antiga.

Posso pedir transferência entre faculdades particulares?

O mesmo procedimento pode ser seguido de uma instituição privada para outra. Tudo o que você precisa é acompanhar os editais para ficar por dentro dos prazos, além de verificar se:

  • ambas as instituições (a de origem e a de destino) estão de acordo com a transferência;
  • há vaga disponível no curso e no turno desejados;
  • todos os documentos foram devidamente entregues e a aceitação na instituição de destino formalizada.

Se for o seu caso, é preciso observar, também, se ambas estão credenciadas no programa governamental que você faz parte ou deseja ingressar, como o ProUni ou o FIES.

É possível mudar de faculdade no meio do ano?

Na maioria das vezes, o período para solicitar a mudança de curso é aberto após o encerramento dos prazos de matrícula. Assim, a instituição pode calcular a quantidade de vagas remanescentes e construir o edital para a transferência.

Dessa forma, é possível mudar de faculdade no meio do ano , desde que tenham vagas disponíveis para o curso ou a instituição em que você tem interesse. É por isso que entrar em contato se torna tão importante para ficar a par de todas essas informações.

No entanto, vale destacar que quando esse tipo de transferência ocorre no meio do período, o aluno pode ter um desafio a mais para acompanhar os conteúdos. Afinal, aulas, avaliações e demais atividades já ocorreram antes de fazer a nova inscrição no curso.

Por esse motivo, é recomendado encontrar o melhor momento de fazer a transferência interna ou externa. Geralmente, após o fim de um semestre, as chances são maiores, pois as instituições já têm acesso às informações de vagas desocupadas, e os alunos não sofrem nenhum prejuízo acadêmico.

Como pedir transferência de curso usando a nota do Enem?

Mas afinal, como a nota do Enem influencia todo esse processo? É simples! Tenha em mente que, em alguns cursos, também pode haver a concorrência entre alunos que desejam se transferir, tanto interna quanto externamente.

Sendo assim, muitas instituições utilizam a pontuação obtida no exame para selecionar os alunos para a vaga. É claro que as faculdades podem definir outros critérios decisivos, mas a nota do Enem, na maioria dos casos, ajuda muito.

Essa é mais uma vantagem de ter um bom desempenho nas provas do Enem . Afinal, a pontuação é útil para ter acesso a diversos benefícios no Ensino Superior, como:

  • vaga em um curso;
  • bolsa de estudo ;
  • financiamento estudantil;
  • transferência interna ou externa.

Se você deseja fazer uma transferência para a UNIFACS, saiba que o processo é rápido, prático e seguro. Para isso, basta seguir o passo a passo:

  • clicar no botão “Inscreva-se” no site ;
  • selecionar a opção “Cursar uma faculdade” e, em seguida, a opção “Realizar transferência”;
  • preencher os dados pessoais e de contato, como nome completo, e-mail e celular;
  • selecionar a graduação que deseja entrar;
  • adicionar o CEP residencial e escolher o polo institucional de preferência;
  • conferir o valor da mensalidade do curso;
  • escolher se deseja ou não optar pelo aproveitamento de disciplinas.

Agora que você sabe o que precisa fazer para mudar de graduação ou de instituição, já decidiu qual será o próximo passo? Como visto, acompanhar as datas e os critérios de transferência de curso é indispensável para atingir os objetivos. Por isso, tome todos os cuidados para acertar na escolha da nova faculdade e tenha cada vez mais sucesso nos estudos.

Ainda não decidiu para onde se transferir? Confira os cursos da UNIFACS e veja por que contar conosco nessa jornada!