O autoconhecimento está ligado com a sua evolução pessoal e profissional. Afinal, ele é tudo que você precisa para se entender melhor e tomar decisões mais certeiras. Nesse post, vamos refletir como ele se relaciona com a universidade. Confira!
Escolher sua profissão é importante, mas mais importante ainda é dedicar um tempo para se conhecer. Você já parou para pensar o quanto de autoconhecimento que você coloca nas suas decisões?
Conhecer a si mesmo pode ser difícil, mas há algumas técnicas que podem te ajudar a descobrir mais sobre você e suas preferências. Esse processo te ajuda a ter boas decisões tanto na vida acadêmica quanto profissional. Saiba mais a seguir!
Como eu aplico o autoconhecimento?
Você aplica o autoconhecimento ao se questionar e questionar escolhas. É se observando que você consegue se analisar melhor e obter respostas sobre si mesmo. Complexo? Calma, que dá certo.
Tente reservar um tempo para pensar nas coisas que são realmente importantes para você. Uma dica, é fazer uma lista com suas qualidades, defeitos, habilidades e desejos para o futuro .
Além disso, é legal você conversar com outras pessoas, para ter uma nova perspectiva sobre si. Reflita sobre suas limitações e medos. Confira abaixo algumas perguntas que você pode fazer para si:
- O que eu mais valorizo nas outras pessoas?
- Quais são minhas principais fraquezas? E meus pontos fortes?
- O que eu mais gosto de fazer no meu tempo sozinho(a)?
- Quais são as minhas maiores habilidades?
- O que eu não gosto de fazer, mesmo se me pagarem para fazer?
- Quais matérias da escola eu mais gosto ou gostava?
Se questione e conecte-se consigo mesmo(a), em um lugar que você goste e consiga relaxar para fazer uma autoanálise. Temos certeza de que você consegue!
Como o autoconhecimento te ajuda na universidade?
Ao se conhecer melhor, tudo fica mais fácil. O autoconhecimento e a universidade têm muita relação, pois a partir do momento que você se entende melhor, você é capaz de acertar na escolha do seu curso de graduação.
A parte financeira de uma profissão importa, mas não é só isso. É interessante que sua carreira esteja ligada à sua personalidade, habilidades e competências. Cada pessoa é única e possui as suas próprias características, por isso, existem tantas áreas e profissionais.
Imagina se todo mundo quisesse ser médico ou advogado? Teríamos um mercado de trabalho muito escasso e competitivo.
Ao praticar o autoconhecimento, antes e durante a universidade , você poderá procurar seu estágio e traçar sua carreira com mais clareza e fazer um planejamento mais certeiro. Algumas perguntas que você deve responder antes de fazer uma decisão acadêmica e profissional são:
- Eu tenho perfil para trabalhar em uma cultura forte e sob pressão?
- O que eu valorizo em um emprego?
- O que não me faria feliz em uma profissão?
- Como eu vejo minha carreira no futuro?
Todas as respostas podem não aparecer de uma vez. Mas, lembre-se: o autoconhecimento é um processo contínuo, estamos sempre mudando. Ao longo do caminho é importante ser honesto(a) com o que você quer e não se auto sabotar. Quanto mais você praticar, melhor será.
O caminho para escolher seu futuro acadêmico e profissional pode transmitir insegurança, mas o autoconhecimento é um recurso que te ajudará nessa trajetória.
Observação: conhecer melhor suas principais características, princípios e valores também é uma forma de te ajudar com os seus relacionamentos de trabalho, familiares e amizades. Afinal, quando você sabe quais são seus desejos e preferências, você faz boas decisões.
Pronto(a) para começar a sua viagem pelo autoconhecimento? Não tenha medo e siga em frente. Se conhecer é incrível.
Sugestão de leitura: O que fazer para se diferenciar em minha carreira? Blog UNIFACS