ENADE ENADE
 

Enade

Como funciona

Todo ano, o Ministério da Educação avalia e classifica as instituições de ensino superior, públicas e privadas, em todo o Brasil. Os estudantes formados em instituições e cursos com as maiores notas no ENADE são reconhecidos pelo mercado de trabalho por sua excelência acadêmica.

ENADE
  • Indicadores do Ensino Superior

    Anualmente e desde 2004, o Ministério da Educação (MEC) avalia as instituições de ensino superior, públicas e privadas, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) com o apoio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nota atribuída a cada IES é composta por três índices:

    Índice Geral de Cursos: com pontuação de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima, reflete a nota da instituição de ensino. O cálculo do IGC é composto pelas médias ponderadas dos CPCs e dos Conceitos Capes, que avaliam os cursos de Mestrado e Doutorado.
    Conceito Preliminar de Curso: com pontuação de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima, reflete a nota de cada Curso na IES. O cálculo do CPC, dentre outros componentes, considera: o desempenho dos Estudantes na Prova do Enade e a percepção dos estudantes sobre a IES, coletada na aplicação do Questionário do Estudante.
    Conceito Enade: com pontuação de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima, reflete o rendimento dos alunos dos cursos da Graduação (Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos) é mensurado a partir de uma prova obrigatória aos estudantes habilitados.

    Os estudantes formados em instituições e cursos com as maiores notas nos indicadores Enade são reconhecidos pelo mercado de trabalho por sua excelência acadêmica.