Sobre o programa
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química – PPEQ – foi constituído pela UFBA em parceria com a Universidade Salvador – UNIFACS e, atualmente, abriga os cursos de mestrado acadêmico e doutorado.

Saiba tudo sobre nosso
Programa de Pós-graduação Multiinstitucional em Engenharia Quimica
Sobre o Programa
- Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química – PPEQ – foi constituído pela UFBA em parceria com a Universidade Salvador – UNIFACS e, atualmente, abriga os cursos de mestrado acadêmico e doutorado.
A filosofia do PPEQ veio sendo construída a partir de 1988, quando teve início a primeira turma do curso de mestrado acadêmico em engenharia química da Bahia (MAEQ), com o apoio efetivo da FINEP, do CNPq, do Polo Petroquímico de Camaçari e dos órgãos de Ciência e Tecnologia do Estado.
Após 18 anos de atividades voltadas à formação de mestres capazes de atender às demandas científicas e tecnológicas da academia e da indústria, em 2006, foi criado o Doutorado Multi-institucional em Engenharia Química da UFBA (DMEQ), como Programa em associação com a Universidade Salvador (UNIFACS). O novo curso tinha o objetivo de formar pesquisadores altamente qualificados e ampliar o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Engenharia Química e áreas afins na Bahia.
A trajetória do mestrado em engenharia química da UFBA pode ser considerada vitoriosa por muito ter contribuído para o desenvolvimento regional. A maioria dos 177 mestres diplomados até 2015 encontra-se vinculada às atividades industriais, sejam elas ligadas ao desenvolvimento de processos ou à pesquisa aplica. Porém, outros mestres optaram pela docência e/ou pesquisa nas universidades da região.
Em 2015, a CAPES aprovou a criação de um novo curso de mestrado vinculado ao DMEQ, constituindo um único Programa de pós-graduação em Engenharia Química (PPEQ). A junção do mestrado com o doutorado facilitou a gestão dos cursos (Coordenação e Colegiado únicos), além de permitir a concentração da produção científica dos docentes credenciados em um único Programa de pós-graduação em Engenharia Química.
O fato de a Bahia possuir o maior complexo industrial integrado do hemisfério Sul torna o PPEQ bastante peculiar quanto ao público que recebe e quanto à questão de investimento em pesquisa. Aproximadamente 1/3 dos alunos que ingressam no curso são oriundos da indústria e contribuem apreciavelmente com a pesquisa aplicada. O diálogo com as indústrias sempre foi espontâneo e de interesse mútuo, gerando muitas vezes projetos de pesquisa que têm contribuído com o desenvolvimento da região.
- Objetivo
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química – PPEQ tem por objetivo formar recursos humanos para as instituições de ensino superior e para o setor industrial, nas áreas de processos e sistemas químicos.
O curso tem caráter interdisciplinar, com a realização de pesquisas que visam aplicações na solução de problemas de interesse do setor industrial, colaborando principalmente com o desenvolvimento científico e tecnológico da indústria química regional.
Os objetivos específicos do PPEQ estão ligados diretamente à formação de mestres e doutores para os setores de Energia, petróleo e gás natural, Engenharia das reações químicas, Materiais e Polímeros e Processos de separação e termodinâmica.
O setor de energia, petróleo, combustíveis, biocombustíveis e gás natural tem o objetivo de formar recursos humanos capazes de atuarem como docentes nos cursos superiores específicos e na inovação científica e tecnológica do setor energético, visando o aproveitamento racional dos recursos naturais existentes em nosso planeta.
O setor de engenharia das reações químicas tem como objetivo formar recursos humanos, para as universidades e para as indústrias, com conhecimento avançado em reatores heterogêneos e homogêneos, assim como no desenvolvimento de pesquisas e desenvolvimentos de novos catalisadores para o setor industrial.
O setor de materiais e polímeros tem como objetivo formar recursos humanos para as universidades e para a indústria, com conhecimentos avançados para desenvolverem trabalhos na área de corrosão e eletrodeposição, síntese dos polímeros e compósitos.
O setor de processos de separação e termodinâmica tem como objetivo formara recursos humanos para o ensino, pesquisa e desenvolvimento industrial, com conhecimentos avançados em equilíbrio de fases e/ou transferência de massa, envolvendo os processos de extração, absorção, destilação, estudo de modelos termodinâmicos aplicados ao equilíbrio de fases e Estudo de propriedades por simulação molecular e por termodinâmica estatística.
- Linhas de Pesquisa
ENERGIA, PETRÓLEO, COMBUSTÍVEIS, BIOCOMBUSTÍVEIS E GÁS NATURAL
Envolve o melhor aproveitamento dos recursos naturais e compreende o estudo de processos de produção de energia a partir de matérias primas fósseis, de biomassa e outras fontes alternativas, como células a combustível. Envolve também o estudo de determinação de contaminantes das substâncias envolvidas, como combustíveis, seus derivados e precursores, para desenvolvimento de estudos de impactos ambientais de sua utilização.
ENGENHARIA DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Estudos voltados para os reatores químicos, especialmente, os heterogêneos. Compreende os estudos de processos reacionais químicos e bioquímicos, catalisadores e reatores visando a aplicação na indústria de petróleo, gás natural, petroquímica, conversão da biomassa e de produção de energia através de tecnologias limpas.
MATERIAIS E POLÍMEROS
Envolve os estudos de materiais poliméricos e metálicos, a eletrodeposição e a corrosão, a reologia e o processamento de polímeros.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO E TERMODINÂMICA
Envolve as operações unitárias de separação para a aplicação na indústria de petróleo, gás natural, petroquímica, conversão da biomassa e de produção de energia através de tecnologias limpas. Envolve também o estudo de determinação de contaminantes e propriedades físico-químicas e termodinâmicas das substâncias envolvidas.
- Coordenação
Coordenadora: Ana Cristina Morais da Silva
Vice-Coordenador: George Simonelli
- Histórico