Sobre o programa

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS (PPDRU) tem por objetivo “através de uma perspectiva interdisciplinar, formar e capacitar pesquisadores e profissionais para atuar como agentes ativos nos processos relacionados ao desenvolvimento regional e urbano”. Originado do Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Socioeconômico Regional e do Instituto de Pesquisas Aplicadas da Universidade Salvador, teve a autorização de seu mestrado pela CAPES em 1999( Portaria CNE/MEC nº 1734 de 07/12/99) e de seu doutorado em 2006 (Portaria CNE/MEC nº 2878 de 24/08/2005).

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano

  • Sobre o Programa

    • Histórico

      O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS (PPDRU) tem por objetivo “através de uma perspectiva interdisciplinar, formar e capacitar pesquisadores e profissionais para atuar como agentes ativos nos processos relacionados ao desenvolvimento regional e urbano”. Originado do Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Socioeconômico Regional e do Instituto de Pesquisas Aplicadas da Universidade Salvador, teve a autorização de seu mestrado pela CAPES em 1999( Portaria CNE/MEC nº 1734 de 07/12/99) e de seu doutorado em 2006 (Portaria CNE/MEC nº 2878 de 24/08/2005).

      Desde que foi criado, na segunda metade dos anos 1990, o PPDRU vem se empenhando para manter o compromisso de não desviar da direção que lhe permite alcançar a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da UNIFACS. Como não poderia deixar de ser, o planejamento e a operacionalização de tais atividades são sempre pensados sob a ótica da compreensão dos desafios e possibilidades que as realidades baiana e regional oferecem em termos de desenvolvimento, nas diferentes concepções que se possa atribuir a essa categoria de análise.

      Enfatize-se que tudo isso é feito, evidentemente, procurando-se não se descuidar de atentar para as alterações que surgem e se manifestam no contexto mais amplo de uma sociedade marcada pela influência do fenômeno da globalização, e que se fazem refletir naquelas duas escalas espaciais referidas anteriormente, alterando, por via de consequência, as relações que se estabelecem nos seus respectivos planos econômicos, sociais, culturais, políticos, religiosos, etc.

      A partir de 2006, com a instalação da sua primeira turma de Doutorado e o aprofundamento dos estudos que daí decorreram, o PPDRU passou a assumir, definitivamente, um papel de destaque, em termos acadêmicos, nos planos estadual e regional, convertendo-se, por assim dizer, em um espaço de excelência para se identificar, pensar e propor questões/alternativas que viabilizem o desenvolvimento, em sentido lato, das referidas escalas espaciais. Prova maior dessa sua faceta é revelada, por exemplo, ao se constatar que têm afluído para o PPDRU alunos, seja do nível de doutorado ou mestrado, dos mais distantes rincões do interior do estado da Bahia, assim como aqueles que são estabelecidos residencial e/ou profissionalmente em outros estados da Federação.

      Com efeito, temos tido, por exemplo, a oportunidade de acolher alunos dos seguintes municípios baianos: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Juazeiro, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari (esses dois últimos localizados na Região Metropolitana de Salvador), dentre outros. Dos outros estados da Federação, já recebemos alunos originários de Sergipe, Alagoas, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

      Para usar uma linguagem afeita à área do planejamento regional e urbano, nesses seus anos de labor acadêmico, o PPDRU tem expandido, sobremaneira, a sua área de influência, alcançado distâncias, desbravando territórios que, logo no começo de suas operações, pareciam pouco prováveis de serem atingidos, seja porque a questão da distância física jogava um peso deveras importante, dificultando o processo de atração de alunos cujos contextos de vida se davam em esferas muito afastadas espacialmente da sede do Programa, ou então porque àquela altura seria talvez precipitado, descabido e/ou pretencioso imaginar que os estudos, elaborados dentro das diferentes linhas de pesquisas que foram instaladas, pudessem despertar o interesse desse público oriundo de lugares tão afastados e diversificados.

      Desse modo, em função de uma conjunção múltipla de fatores, motivada por elementos e circunstâncias de toda ordem, tal Programa passou a congregar, no seu corpo discente, indivíduos provenientes dos quatro cantos do território baiano, assim como de outras localidades do nordeste brasileiro.

      Por certo, essa ocorrência tem ajudado, mesmo que de modo diminuto e circunscrito, a atenuar o déficit de indivíduos com melhores e mais elevadas credenciais educacionais na Bahia e no Nordeste, vis a vis aqueles que se observam em outros estados e regiões do país”.

    • Objetivos do Programa

      Através de uma perspectiva interdisciplinar, formar e capacitar pesquisadores e profissionais para atuar como agentes ativos nos processos relacionados ao desenvolvimento regional e urbano. Buscando assim:

      1. Contribuir para a formação de professores e pesquisadores, capacitando-os para, no âmbito do ensino de Graduação e Pós-Graduação, suscitarem a discussão sobre temas relacionados com os processos do desenvolvimento regional e urbano;

      2. Capacitar agentes de desenvolvimento que atuem, nas esferas pública e privada, como planejadores e executores de políticas, programas e projetos voltados para questões socioeconômicas e ambientais;

      3. Produzir e disseminar conhecimento científico que contribua para o avanço do campo de estudos do Planejamento Regional e Urbano, sobretudo no que se refere à mitigação das desigualdades regionais e intraurbanas;

      4. Ampliar a integração entre a Universidade e a comunidade visando, através da pesquisa, da extensão e da participação em instâncias representativas, atuar na proposição de soluções para problemas concretos, nos âmbitos local, regional e nacional;

      5. Promover ações de investigação conjunta com instituições de excelência em Planejamento Regional e Urbano.

    • Área de Concentração

      Processos Urbanos e Regionais do Desenvolvimento

      A Área de Concentração intitulada “Processos Urbanos e Regionais do Desenvolvimento” busca estudar as transformações em curso, na sociedade e na economia, motivadas pelo advento das mudanças tecnológicas e pelos efeitos da globalização, notadamente com o acirramento das desigualdades regionais e intraurbanas e aos seus reflexos para a dinâmica do desenvolvimento, em seus aspectos econômicos, sociais, políticos, institucionais, culturais, ambientais e ideológicos.

    • Linhas de Pesquisa

      1. Desenvolvimento e Políticas Regionais

      Aborda o desenvolvimento e as políticas regionais através de um conjunto de matérias que ligam o ensino da teoria do desenvolvimento regional aos problemas práticos da atualidade a uma atividade de pesquisa voltada para o contexto regional atual do país. Trata da leitura crítica das teorias econômicas e sociais da dimensão regional, com análise de sua aplicação contrastando a problemática dos países e das regiões subdesenvolvidas com a dos países e regiões que sustentaram as formações dessas teorias. Abrange a territorialidade das políticas públicas em geral. Trata de políticas públicas dos serviços essenciais como saúde, educação, logística e segurança, tanto como compreende políticas específicas para a transformação de regiões baseadas em projetos agrícolas ou industriais. Contempla ainda a mecânica do turismo na região e as ligações entre a atividade do turismo, a valorização cultural, os impactos socioambientais, seu planejamento e implementação como vetor de desenvolvimento local.

      2. Desenvolvimento Urbano, Políticas Urbanas e Redes de Cidades

      Trata do estudo da história e teoria das cidades, do planejamento urbano e de seus serviços básicos, assim como do funcionamento e gestão dos serviços de fornecimento de água, de energia, de transporte, de saúde, de assistência social, da coleta de resíduos sólidos ou líquidos e o de segurança social. Visa o estudo de Cidades e Rede de Cidades, dos processos de transformação e crescimento urbano, suas causas e consequências. Envolve o estudo da violência urbana das diferentes formas de prevenção ou redução. Abarca também o estudo das tecnologias sociais para a redução das desigualdades socioeconômicas e culturais, além da problemática ambiental urbana e a preservação do meio ambiente.

    • Público-Alvo

      O público alvo do Programa é constituído por profissionais dos setores público e privado, lideranças políticas e de governos, gestores públicos e empresariais, membros de organizações não governamentais, professores, técnicos e pesquisadores que, no exercício de suas funções no âmbito macro e micro, lidam e/ou se interessam por questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico, deparando-se, por via de consequência, com os desafios de compreender e intervir nas complexas realidades econômicas, sociais, políticas e ambientais.

    • Coordenação

      Profa. Dra. Carolina de Andrade Spinola – Coordenadora
      Email:carolina.spinola@animaeducacao.com.br

      Laumar Neves de Souza– Coordenador Adjunto laumar.souza@animaeducacao.com.br

    • Secretária Acadêmica

      Francisca Gilsa Costa Silva Batista
      Email: francisca.batista@animaeducacao.com.br

    • Contato
    • Endereço

      Av. Tancredo Neves, 2131 – Caminho das Árvores, Salvador – BA, 41820-021 – Campus Tancredo Neves (CTN)