Ranking da Folha coloca cursos da UNIFACS entre os melhores da Bahia
18 / Novembro / 2024
Ensino, pesquisa e mercado fazem parte dos critérios considerados para a classificação
A Universidade Salvador (UNIFACS) aparece na 104ª posição na lista que classifica as melhores universidades e cursos do país, divulgada pelo grupo Folha de São Paulo. No Ranking Universitário Folha (RUF) deste ano, a instituição obteve uma nota geral de 47,06, consolidando-se no cenário do ensino superior brasileiro.
Entre os cursos da UNIFACS avaliados no RUF, 29 são destaques na Bahia. Das instituições privadas presentes na capital baiana, a universidade ficou em primeiro lugar em 17 graduações: Arquitetura e Urbanismo, Medicina Veterinária, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Administração, Ciências Contábeis, Farmácia, Publicidade e Propaganda, Marketing, Design, Computação, Engenharia Química, Direito, Nutrição e Educação Física.
Já em Feira de Santana, entre as Instituições de Ensino Superior (IES) particulares da cidade, 12 cursos conquistaram a liderança: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Administração, Publicidade e Propaganda, Marketing, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Direito, Nutrição, Psicologia e Pedagogia.
Diretora da UNIFACS, Annita Souza afirma que a presença no ranking reflete o esforço da instituição em promover melhorias, inovações e incentivos ao ensino e pesquisa. “Avaliações como essa mostram o nosso compromisso com a excelência acadêmica e a formação de profissionais altamente capacitados, seja para o mercado de trabalho ou campo científico. Estar em posições de destaque em nível estadual e nacional aumenta a nossa responsabilidade em continuar ofertando educação de qualidade e de olho no futuro”, pontua.
O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual que considera cinco critérios: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Esses indicadores são baseados em dados nacionais, internacionais e duas pesquisas de opinião conduzidas pelo Datafolha. Neste ano, em sua décima edição, foram avaliadas 203 universidades públicas e privadas.